sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Xtreme XE2/PRO - Ferramenta de acordo com a situação.


Olá pessoal.
Aproveitando as postagens anteriores, sobre os três shows de Alceu Valença, vou falar sobre uma compra que fiz este ano por causa dos trabalhos com Alceu.
Vou explicar.
Agora, toda a banda de Alceu Valença está usando in-ears.
Só o cantor é que ainda está usando as caixas de som no monitor.
Usamos agora no show, 2 ou 4 caixas na frente para Alceu, dependendo do tamanho do palco, mais o side.
Fora isso, só uma caixa de sub-graves na bateria.
Quando fiquei sabendo que isso aconteceria nos shows de Alceu, resolvi comprar um fone específico, que para mim, ajudaria mais numa mixagem para fones in-ears.
Continuo com meu fone Audio-Technica ATH-M50x, onde uso-o para fazer o monitor nos shows onde todos usam caixas de som.

Muitos anos atrás, recebi um fone da Xtreme para testar, e se não me falha a memória, foi um com dois drivers, e acredito também que o daquela época deveria ser com microdrivers dinâmicos, e este atual que comprei vem com microdrivers de armadura balanceada.
Vejam AQUI as diferenças entre as duas tecnologias.
Naquela época, não deveria existir ainda tantos outros modelos, como hoje acontece.
Para mais detalhes sobre os fones da Xtreme que usam a tecnologia de armadura balanceada, clique AQUI.
No site tem outros modelos com drivers dinâmicos, e até uma versão híbrida, combinando dinâmico com armadura balanceada.
Eu já tinha gostado do que tinha ouvido naquela época, por isso resolvi adquirir o fone de 2 drivers.
Comprei o XE2/PRO.

O fone vem acomodado num estojo bem legal, com correia, que facilita o uso num show.
E dentro deste estojo, vem o fone, uma pequena flanela, um adaptador P2>P10, uma escovinha para limpeza, e 3 pares de borrachinhas (olivas) com tamanhos diferentes, para você ajustar da melhor forma possível o fone ao seu ouvido.
Ahhh. Não fiz o molde do ouvido, preferi comprar o modelo Universal.
Mas mesmo assim, personalizei todo o fone.
Você pode escolher as cores do fone (transparente ou opaco) e da base, o tipo do cabo (preto ou prateado trançado), o nome para colocar no corpo do fone, e a logomarca para estampar na base do fone.
Eu escolhi a cor verde transparente para o corpo, verde fosforescente para a base, o nome TITIO pra gravar no corpo, minha logomarca na base e o cabo prateado.
Tudo pensando num show, onde não existe uma iluminação muito forte, principalmente na mesa de monitor.
Meu fone personalizado.
Já inaugurei o fone, e gostei muito do resultado.
Chego mais perto do que todos estão ouvindo, mesmo os músico usando fones diferentes.
O tecladista e o sanfoneiro usam um fone da Shure, o baterista e o baixista usam um fone da KZ, e o guitarrista acho que usa um fone da Westone.
Fiz até um trabalho antes do meu fone chegar, um show do cantor Di Ferrero, onde todos usam in-ears, inclusive o cantor, e já senti falta de um fone in-ear para fazer o trabalho.
Sem alternativa, usei meu Audio-Technica neste show.

Até agora, falei do que eu gostei.
O fone é muito legal.
Agora vamos para o lado negativo.
O preço!!!!!!!!!!!
Por causa da atual situação do país, onde vejo que muitos trabalhos diminuíram, e ainda aqui em Recife, onde os artistas "locais" só pagam quando recebem, e muitos dos shows destes artistas são pela prefeitura e/ou governo, o preço do fone é desanimador.
Não recebi ainda o cachê de um trabalho que fiz no carnaval!!!!!!!!!!!!!
Final de março.
Dá para sentir como são as coisas aqui, né?
Pois é...
Não estou nadando em dinheiro, igual a grande maioria aqui no Brasil.
E isso quase me fez desistir da compra, pois fora o preço "salgado", já tenho um fone normal.
Com um pequeno desconto que consegui, paguei R$ 1200,00 pelo fone.
O preço normal dele é R$1400,00. (Não sei qual o preço dele no dia de hoje)
Fechei os olhos, respirei fundo e comprei mesmo assim, dividindo em dez vezes no cartão de crédito.
Lembrando que, no Brasil, o preço de um Audio-Technica como o meu, está em torno deste valor também. Uns 1400 reais...
Existem vários outras marcas e modelos de fones tipo in-ear no mercado.
Shure, Earsound, Sennheiser, KZ (tem baterista e baixista adorando), Fender, Westone, etc...
O ideal seria ouvir todos antes de comprar, mas não é fácil isso, né?
E o fato de eu ter testado o da Xtreme anos atrás, foi preponderante na minha escolha.
Mesmo em uma condição não muito legal de grana, resolvi investir.
Nem cheguei na metade das prestações, mas não me arrependi do investimento.
Ahh...
Lembrei aqui de um detalhe, que posso considerar como outro ponto negativo.
Fiz minha compra via WhatsApp. Tudo muito rápido e prático.
Vendedor muito atencioso... Bate-papo... Troca de informações...
Até a compra ser finalizada!
Depois de tudo fechado, não respondeu mais uma última dúvida que passei pra ele.
O outro contato que tive foi já da atendente para confirmar a personalização do fone.
Só me resta torcer para que o pós venda e/ou manutenção não siga por este caminho.
Duas razões que me fizeram não comprar o fone anos atrás:
O preço já era salgado, e eu não fazia monitor de bandas que usavam in-ears.
Todos os meus trabalhos eram com caixas de som no palco.
Achei que custo/benefício não era bom.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: