sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Podcast - Meu primeiro trabalho.

Olá pessoal.
Estreou hoje o Podcast de Silvério Pessoa no YouTube.
Educação, Arte & Consciência.
Estou editando e finalizando as peças.
Uso o software Cubase 7.
Projeto no Cubase: Verde é a voz, azul a vinheta de abertura/encerramento, e vermelho são as trilhas.
Ele grava a voz na casa dele e me envia.
Conversamos antes, onde combinamos como ele gravaria essa voz.
Silvério tem uma noção básica de áudio, o que foi muito importante para o resultado final dessas gravações. Tem um microfone muito bom, e o áudio chegou pra mim já bem legal.
Equalizador e compressor no canal da voz.
Eu dou uma geral no áudio, editando e mixando com as trilhas.
Uso ferramentas como equalizador, compressor, processadores de efeitos (Ambiência), e cheguei até a usar uma única vez o "No-Noise" (Supressor de ruídos) para retirar o ruído de uma gravação que não foi feita no setup da casa dele. Além do compressor, faço ajustes finos de volume manualmente em palavras que ainda não ficaram bem na frase.
Ajustes finos de volume no canal da voz.
Num podcast, a palavra tem que ser totalmente compreendida.
Depois de tudo ajustado, transformo toda mixagem num áudio estéreo em MP3 (320kbps/48kHz), e envio para o colega Thiago que monta o vídeo com descrições em texto, e publica no YouTube.
Nada muito diferente do que eu fazia com os áudios para rádio e TV da GM (Chevrolet), só que aqui a peça tem em média 15 minutos e as peças da GM só tinham 30 segundos.
Mas com as peças publicitárias, a correria era maior, por causa dos prazos para a entrega, e porque muitas vezes o texto era bem maior do que o tempo disponível.
Nesses podcasts, não tem tempo determinado, o que deixa a edição muito mais suave e tranquila.
Nos áudios para a GM, era comum eu usar muita edição e até o "Time Strecht", ferramenta para acelerar o áudio sem modificar o tom da voz do locutor.
Usei muito esta ferramenta!!!
No-Noise usado no canal da voz.
Aqui nos podcasts não precisa do acelerador, mas já fiz edições bem interessantes na voz de Silvério, que me lembraram das edições "mirabolantes" de GM.
Na última foto, vocês podem ter uma noção da quantidade de cortes que dei numa voz, onde tento tirar algum ruído indesejado entre as frases, como também tento retirar gaguejadas ou palavras repetidas. Nem sempre eu consigo, mas tento.
Para terem uma ideia de como era GM, um dia enquanto eu já estava montando a peça com o preço das parcelas do financiamento, recebo o aviso de que o valor da parcela tinha mudado!
Não seria mais 424 reais, e sim 426 reais
Não era raro isso acontecer... Só que nesse dia, não tinha como gravar com o locutor naquela hora, pois ele já estava em um outro trabalho.
Qual foi a solução?
Primeiro, achar uma outra peça onde tivesse o preço 426 reais para eu tentar encaixar nessa nova peça.
Não achei.
Segunda opção, e foi a que me salvou, foi achar alguma peça anterior onde tivesse preços que acabavam com o número 6.
Achei.
Recortei só a parte da locução que ele falava a palavra SEIS REAIS e encaixei na locução que falava o preço com o final QUATRO REAIS.
Era ginástica, viu?
Usava todas as ferramentas disponíveis. Equalizadores, compressores, time strecht, reza, promessa, etc.
Processador de efeitos, adicionando ambiência na voz de Silvério Pessoa.
Foi uma escola pra eu me aperfeiçoar em edições.
As que faço nesses podcasts são molezas (Espero que Silvério não leia isso).
Ou se tornaram molezas, né? Tem isso também.
Bem... É isso.
Já finalizei 18 peças das 20 que foi inicialmente combinado.
Espero finalizar mais umas 300... (risos).
Em negrito, as edições feitas na voz.
E o melhor... Eu me divirto editando e montando.
Tem coisa melhor? Ganhar pra se divertir?
Ainda mais numa pandemia dessas, onde os trabalhos com shows e eventos estão praticamente paralisados? Aí é que o trabalho fica mais divertido ainda!!!!
Para quem quiser escutar os podcasts, segue o endereço de Silvério Pessoa no YouTube (LINK).
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: