quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Live - Palavra do Inglês, que traduzindo para o Português, quer dizer "Ao Vivo"!


 

Olá pessoal.
Me diverti com uma frase que ouvi um dia desses na pandemia, onde alguém falou: --- Tou preocupado com essa segunda onda. Segunda onda de Lives! (Risos)
Pois é...
Como muitos sabem, principalmente os que perdem um pouco do tempo lendo aqui esses meus textos, eu odeioooooooooo lives!
Nem vou mais explicar o porquê.
Acho também que a live continua depois da pandemia, como uma transmissão (ao vivo) de um show, onde as pessoas vão pagar para ver.
Logicamente, essa transmissão ao vivo(!) não vai ficar gravada nas plataformas para ser vista posteriormente.
Só estou conjecturando, viu?
Esse assunto de gravação "versus" live, aconteceu nessa semana, numa conversa com um amigo cantor, que estava fazendo várias lives para o carnaval, onde algumas seriam gravadas antecipadamente, para só depois serem transmitidas.
Ele falou que era normal isso, e que até os grandes artistas estavam usando este método.
Foi quando discordei.
Veja bem... Falei: --- Não acredito que um artista com um nome reconhecido em todo o país, e que zele por esse nome, vai simular que está fazendo uma live, enquanto transmite uma gravação feita antecipadamente.
Não acredito.

Setup de mixagem do áudio da live de Luan Santana.

E não tenho nada contra quem grava antes, ajusta tudo e depois transmite pela internet. Só não acho legal colocar o nome LIVE nessa transmissão.
Acho uma falta de respeito do artista com as pessoas que vão ver a tal da live.
Falei que até poderia ter muita gente fazendo isso, mas que eu não achava correto, que não poderiam falar que era uma live, e sim uma transmissão de uma coisa gravada.
E esse papo continuou com um amigo (colega, porque não me pagou uma aposta que ele perdeu) iluminador, que acha também que várias lives de grandes artistas são gravações, transmitidas como se fossem lives.
Por coincidência, alguns dias antes eu estava conversando sobre lives com Neto, que está trabalhando comigo na digitalização do acervo da FUNDAJ, porque estavam acontecendo muitas lives aqui em Recife, e ele me perguntou se eu tinha visto a de Luan Santana no Pantanal, pois achou muito interessante e muito difícil fazer uma daquele lugar.
Por causa dessa conversa com Neto, usei a live de Luan como referência, e falei para o iluminador que duvidava muito que ele tivesse gravado tudo antes e que tivesse usado o termo LIVE na transmissão, mesmo sendo num lugar muito difícil de se fazer uma transmissão ao vivo, ou seja, uma live!
E fui atrás de respostas concretas, através do meu (Espetacular) grupo de áudio chamado GraxaBR.
Não esperei 10 minutos por uma resposta.
Ainda fico impressionado com a funcionalidade desse Grupo, que reúne técnicos e produtores de quase todas as regiões do país.
Pena que é limitado o número de participantes, pois é no WhatsApp.
Depois de colocar minha dúvida lá no grupo, para saber se a live de Luan foi verdadeiramente uma live e não uma transmissão de uma gravação, Renato Carneiro (dentre outras coisas, técnico de PA de Bruno e Marrone e suporte técnico pra DiGiCo) me explicou que foi "ao vivo" mesmo, e já me enviou o contato do técnico de áudio de Luan Santana que fez a mixagem desse evento, que se chama Zaka Gomes, para eu falar diretamente com ele.
Eu estava querendo uma autorização para comentar sobre isso no meu Blog e colocar uma foto que Renato me enviou do setup de mixagem de áudio da live, como estou fazendo agora, depois de Zaka autorizar.
Como imaginava, a coisa não foi simples lá no Pantanal.
Internet? Como eles iriam transmitir isso, numa estabilidade que seria imprescindível???
Zaka me explicou.
O sinal mixado (áudio e vídeo) não saiu do local pela internet.
Foi via satélite!
Na realidade, foi tudo via satélite, segundo Anselmo, diretor da live.
Esse sinal desceu primeiro na produtora Casablanca, que fica em São Paulo.
A produtora ficou responsável por enviar esse sinal para a sede da National Geographic (NatGeo) na América Latina, que fica na Argentina e por "subir" o vídeo para o canal de Luan Santana no YouTube. Tudo via satélite, como falei acima.
É... A National Geographic transmitiu também essa live de Luan Santana.
Nem sabia que podia colocar um vídeo no YouTube via satélite.

Clique na foto para ampliar.

 
Clique na foto para ampliar.

A bronca maior que Zaka me falou, foi que ele não tinha como monitorar o que estava no AR.
Não tinha como ele conferir a volta do sinal enviado via satélite.
Tiveram que confiar no pessoal que estava responsável pela transmissão via satélite e pela distribuição do sinal pela Casablanca.
Ele só viu o vídeo dois dias depois no YouTube!!!!
Foi quando ele chegou na cidade, pois o show, como ele mesmo me contou, foi "no meio do nada"!
Pelas fotos que coloquei aqui, dá pra entender porque ele falou que estava no meio do nada, né?
Achei até exagero quando ele falou pra mim dos dois dias para chegar na cidade pra poder ver o vídeo, mas depois de conferir aqui no YouTube onde foi montado o palco, vi que ele não estava exagerando!
Parabéns pelo trabalho.
Vi alguns trechos da live aqui...
Tem até algumas inserções de matérias e depoimentos durante a live, que acredito que foram gravadas anteriormente, e eles montaram tudo na hora, em cima do show, o que torna o trabalho ainda mais complexo..
Realmente foi uma live "de responsa".
Como gosto de falar: --- É muito bom ver (ouvir) uma coisa bem feita!
Como destaquei na foto abaixo, o termo LIVE foi bem empregado.

Clique na foto para ampliar.

Agora... Gravar tudo antes, mixar todo o áudio antes, editar todas as imagens antes, juntar áudio com imagem antes, montar todo o programa, para só depois colocar o produto final numa plataforma digital com o termo LIVE estampado?
Acho estranho... Pra não dizer falso.
Coloca outro termo. Transmissão, programa... Sei lá.
Vamos transmitir um show que foi gravado no dia tal, em tal lugar...
Vamos colocar um vídeo na plataforma tal, que é um programa que montamos antecipadamente, que tem até um show dentro...
Ou como tá em moda, quem sabe se colocar o termo "Fake Live" não fica legal, não é? (Risos)

Clique na foto para ampliar.

Não esqueçam que a palavra live, quando traduzida para nossa língua, quer dizer: AO VIVO.
Ou... Vivo, viva, vivos, vivas.
Quem quiser ver essa live de Luan Santana que ficou gravada no YouTube, clique AQUI.
Mas no dia, foi ao vivo mesmo, viu? (Risos)
Obrigado Renato, Zaka e Anselmo pelas informações.
E obrigado também ao Grupo GraxaBR por sempre colaborar nas respostas às minhas dúvidas.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: