quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Histórias de um fã - Paulo Rafael nem ficou sabendo dessa!


Olá pessoal.
Eu pensei até em colocar esse texto de hoje na seção "Parece mentira...", mas resolvi criar um título próprio para o caso, pois merece.
Caso esse que fiquei sabendo no domingo retrasado (dia 08), conversando com meu Amigo Renato Bandeira, enquanto bebíamos e comíamos um joelho de porco no bar/restaurante Quintal, que fica na zona norte de Recife.
Depois de várias conversas, ele me contou essa história.
Conheci Renatinho em 2004, quando eu estava começando a operar o som de Silvério Pessoa.
Viajamos várias vezes juntos para a Europa para fazer os shows de Silvério, sendo que a primeira vez aconteceu em 2005, onde passamos 110 dias por lá!!!
Dentre outras coisas, dormimos juntos em barraca de camping, aguentou meu choro quando eu estava me separando, ele mudou meu horário de colocar o colírio para glaucoma, aguentei ele estudando com o violão por horas, bebemos muito... Nos divertimos muito também!
Lógico que falamos sobre essas nossas viagens com Silvério Pessoa no Quintal, enquanto eu bebia minha vodka com suco de cajá, acompanhado por um caldinho de dobradinha.
Depois veio o pesado! O joelho de porco!
Joelho de porco do Quintal - Comida Pra Torar.
Vixe! Só como isso de novo em 2024.
No meio dessa farra, ele me conta esse caso que aconteceu com Paulo Rafael, guitarrista de Alceu Valença, que nos deixou recentemente.
Vou tentar escrever a nossa conversa no bar...
Renatinho, era muito fã de Paulinho!! Desde muito cedo, quando estava dando os primeiros passos na carreira de violonista/guitarrista.
Paulo Rafael foi (e ainda é) referência para muitos guitarristas.
Com Renato Bandeira não foi diferente.
Falou que até o cabelo deixou crescer por causa do guitarrista de Alceu. E que seu sonho era ser um Paulo Rafael.
A foto abaixo, que é da carteira da Ordem dos Músicos do Brasil, ilustra bem o que ele falou.
Alguém duvida que ele queria realmente ser um Paulo Rafael?

Isso ele chegou a falar para Paulo, durante uma carona que deu pra ele aqui em Recife, os dois já sendo amigos. O fã emocionou o ídolo.
Renato idolatrava o outro guitarrista, e nunca imaginou que iria ter um contato mais próximo com ele.
O mundo foi dando as voltas que já sabemos que ele dá, e depois de muitos estudos, shows, viagens e perrengues, Renato começa a ter um contato com Paulinho.
Por causa da sua dedicação e/ou talento, Renatinho começou a integrar a Spok Frevo Orquestra, que em pouco tempo de criação, se transformou em referência da música instrumental de Recife, e mais na frente, do país.
Quem tocava na Spok Orquestra já era considerado um músico diferenciado.
E foi depois de um desses shows da orquestra, que Paulo Rafael puxou uma conversa nos bastidores com Renato, onde o assunto principal foi, logicamente, sobre guitarras!
Se não me falha a memória, ele falou que foi durante o Baile Municipal do Recife, onde iria ter os shows de Alceu e Spok.
Um desses encontros no palco entre Alceu e Spok Frevo Orquestra.
Na conversa entre os dois nos camarins, Paulinho falou que tinha notado que a guitarra de Renato estava com um problema que ele já sabia o que provocava.
Contou que já conhecia esse problema com a chave que muda a captação e faz um ruído indesejado, e que era só trocar que o problema seria sanado.
E nessa conversa, Paulo Rafael disse que tinha uma chave "novinha" dessas na casa dele no Rio de Janeiro, e que ele iria enviar pelos correios para consertar o problema.
Renatinho ficou emocionado pela atenção do guitarrista famoso (e ídolo), mas confessa para mim no bar que não esperava que essa chave iria chegar em suas mãos.
Mas chegou!!!!!
Porra! Que massa Renatinho!! (Falei na mesa do bar.)
E complementei:
--- Então essa chave tá na tua guitarra até hoje, né??!!!
E ele me responde:
--- Tá não, Titio. Tá não!
Oxe!!! Tá não?? O que houve?
A chave enviada por Paulo Rafael.
E ele me explica com essa pérola:
--- Não tive coragem de trocar, com medo de eu ter que vender a guitarra, e a chave ir junto com o instrumento. Guardei em casa como recordação, pois nunca imaginei na minha vida que iria receber um presente de Paulo Rafael!!!! E ainda ele me enviando do Rio de Janeiro pelos Correios!! 
Ahahahahahahahahahahah. Muito bom!
Última foto do fã com seu ídolo.
E querem saber mais?
Quando Renato estava tocando em algum show com essa guitarra, e sabia que Paulo Rafael estava presente no recinto, ele não mudava o registro com a chave, para Paulinho não notar que a guitarra estava ainda com o defeito!!!!!
Uma pena que Renatinho não chegou a contar esse causo para Paulinho...
Ele ir dar muitas risadas! Tenho certeza disso!
Com certeza, ele não tinha ideia de como foi muito importante para a carreira de Renato Bandeira!
E para a carreira de váááááááááááááááááááááááários outros guitarristas!
--- Garçon! Mais uma dose de Smirnoff e mais um caldinho de dobradinha, por favor!
A farra foi massa! Ao lado de Rinaldo e Renato Bandeira no Quintal.
E ainda dizem que conversa de mesa de bar não tem futuro!!!
Na próxima postagem, vou falar de mais um causo massa que aconteceu por causa de uma farra!!!!
Um abraço a todos.

6 comentários:

Liêve disse...

Que história arretada! Sou fã dos dois e sem esses caras eu não seria guitarrista. Hoje tenho o prazer de ser amigo do queridíssimo Renatinho. Abração!

Carlos Junior disse...

Que história arretada Titio! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

Anônimo disse...

Marvilha de história, Titio. Paulinho sempre muito humilde e generoso.

Breno Lira

Renato Bandeira disse...

Emocionante ver essa linda história que passei com palavras escritas! Parabéns Titio, você conseguiu passar toda a emoção desse lindo causo com meu eterno amigo e ídolo Paulo Rafael!

Titio disse...

Olá pessoal.
Liêve, você então faz parte dos Váááááááááários guitarristas que comentei no texto, né?
Muito legal.
Carlos e Breno... É mesmo muito legal a história. Assim que Renatinho me contou, pedi autorização para escrever sobre o caso. Escrevi logo, mas o fã me deu uma canseira pra enviar as fotos para ilustrar o texto! Dez dias esperando!!!
Eu tinha que deixar registrado esse caso para que mais pessoas pudessem saber do acontecido.
Renato Bandeira... Ainda bem que você não é lerdo tocando como é para enviar três fotos pela internet!!!
Foi uma canseira grande, mas valeu a pena!
As fotos deram mais vida ao texto.
Obrigado a todos por participarem do Blog.
Um abraço.

Unknown disse...

muito bom.