quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fast Track Ultra – Control Panel não abre!


Olá pessoal.
Este texto é totalmente direcionado aos meus colegas do ramo.
Como vocês já sabem por textos anteriores, comprei a interface de áudio Fast Track Ultra da M-Audio.
A minha Fast Track Pro já foi vendida. Sabia que não iria demorar muito para vendê-la.
Já inaugurei minha nova placa de áudio nos trabalhos que fiz na MIMO.
Gravei os três dias em que trabalhei para o evento.
Tudo estava certinho, gravações sem nenhum defeito, nenhum travamento, até que um dia desses fui abrir o Control Panel da placa para dar uma olhada e a janelinha não abriu de jeito nenhum!
Eu já tinha aberto este Painel de Controle (Control Panel) logo quando instalei o "driver" da placa. Abria normalmente e abri mais de uma vez, só que uns dias atrás parou de abrir.
Desinstalei e instalei novamente o driver da placa, e nada!


É neste control panel que você ajusta as entradas e saídas da placa, entre outras coisas.
Inclusive, no control panel da Fast Track Ultra eu posso usar a placa sozinha (sem abrir nenhum software) como uma mesinha de som de 6 canais (sendo 4 com controle de volume de entrada), podendo adicionar até efeitos nos canais, pois a placa possui um DSP interno com efeitos (Echo, Delay, Plate, Hall 1 e 2, Room 1, 2 e 3). Só não tenho como equalizar os canais, mas já resolve numa emergência.
Hoje decidi resolver este problema do control panel e fui na internet procurar a resposta.
E já na primeira tentativa consegui uma resposta.
Fui no fórum dentro do site da M-Audio para ver se tinha mais alguém com este meu problema, e achei um caso quase idêntico ao meu lá. 
O fórum é em inglês. Mas mesmo não entendendo muito da língua, consegui resolver meu problema seguindo a dica de um colega chamado FRAMOS que estava explicando para outro colega como resolver o problema.
Já falei várias vezes aqui no Blog que encontramos tudo na internet, é só uma questão de procurar direitinho.
Vou colocar aqui a resposta do FRAMOS (será que é Brasileiro?) para ajudar alguém aqui que esteja com o mesmo problema.
Segue a dica:

NOTE: YOU SHOULD ONLY DO THIS WITH THE UNDERSTANDING THAT YOU CAN CAUSE IRREVERSIBLE DAMAGE TO YOUR SYSTEM. PLEASE PROCEED WITH CAUTION AND GO THRU EACH STEP CAREFULLY!!!

Hold down function/Windows key and press the letter R. This will open the Run window.
Type in: regedit
Then expand the the folder named:
HKEY_Current User and go to folder located at: /Software/M-Audio/MAUSBFTUCpl
Once you are in the "MAUSBFTUCpl" folder, delete the folder named:
"WindowLayout"
Close the registry editor and launch your interface's control panel. It should now be working.



Obs: Não consegui abrir a janela REGEDIT como ele falou. Sou muito ruim na hora de "conversar" com o computador. Não conheço os atalhos para entrar em determinados locais.
Fui no search do meu laptop e escrevi a palavra regedit e apareceu o caminho.
Segui à risca o que framos falou e consegui abrir novamente o painel de controle da Fast Track Ultra.
Voltei no fórum da M-Audio e agradeci ao colega pela dica.
Um abraço a todos.

19 comentários:

Clauber Stewart disse...

Titio, cara, nem sei como te agradecer!!
rolou legal aki, deu tudo certo.

to mei a liberdade de traduzir o texto em ingles e to postando aki no comentario.

mais uma vez obrigado.

tradução:
NOTA: Você só deve fazer isso com a compreensão que você pode causar danos irreversíveis ao seu sistema. POR FAVOR, proceder com cautela e passar por cada passo com cuidado!

Mantenha pressionada função / tecla Windows e pressione a letra R. Isto irá abrir a janela Executar.
Digite: regedit
Em seguida, expanda a pasta o nome:
Usuário HKEY_CURRENT e vá para a pasta localizada em: / Software / M-Audio / MAUSBFTUCpl
Quando você estiver na pasta "MAUSBFTUCpl", exclua a pasta com o nome:
"WindowLayout"
Feche o editor de registro e inicie o painel de controle de sua interface. Agora deve estar funcionando.

Titio disse...

Legal Clauber.
Muito bom saber que o Blog ajudou alguém. Este é um dos motivos para eu escrever.
Continue participando.
Um abraço.

leone disse...

Titio estou com um problema grande tenho a mesma placa e so estou conseguindo gravar os dois canais 1 e 2 e as saidas so funcionam 1 e 2 as outras tanto pra in como pra out nao estao funcionado. uso o eliminador , ligo 1 depois ligo a placa e nada ja pesquisei aqui muitos estao com o msm problema gostaria de uma ajuda existe uma maneira de confifurar a placa para que todos os canais possam ser usados agradeco desde ja.abdon.leone@hotmail.com

Titio disse...

Olá Leone.
Fui dar uma olhada no manual, e lá encontrei duas notas:

1)
IMPORTANT NOTE: Fast Track Ultra has been designed as a USB 2.0 device. It
may be used with a USB 1.1 port, but will then only function as a 2-in/2-out device with
sample rates limited to 44.1 and 48 kHz. This is due to the limitations of the USB 1.1
bus bandwidth.

Titio >>>> Deve ser isso que está acontecendo no seu caso, sua porta USB não é a 2.0 e sim a 1.1, causando assim este problema. Veja as especificações do seu computador ou laptop, ok?

2)
➤ IMPORTANT NOTE: Fast Track Ultra can be powered via the included AC power
supply or via bus power from the host computer. However, when running on bus power,
Fast Track Ultra will be limited to four inputs and four outputs. These are mapped to
inputs 1/2, outputs 1/2, and the S/PDIF I/O.

Titio >>>> Isso eu já sabia. Se não usar o AC Power externo, só podemos ter 2IN/2OUT.
As outras duas entradas e saídas só digitais (S/PDIF).

Titio >>>>> Eu sempre gravo usando 48K / 24 Bit sem limitação nenhuma de IN e OUT. Se eu não me engano, usando 96K de sample rate deve haver limitações.

Espero ter ajudado.
Um abraço.

Simoon disse...

Simoon


cara vc me tirou uma duvida de uns 3 meses nao revolvida muito obrigado mesmoooo tenha um otimo ano novo !!!

Titio disse...

Olá Simoon.
Falando novamente o que falei para o Clauber:
Muito bom saber que o Blog ajudou alguém. Este é um dos motivos para eu escrever.
Continue participando.

Qual foi sua dúvida que foi resolvida?
Control Panel ou a limitação de inputs?
Um abraço.

Johannes disse...

Valeuuuuu ;D

Unknown disse...

Meu amigo!

Nos salvou!
Obrigadoooooo!

Titio disse...

Ok Rodrigo.
Bom saber que ajudou meus comentários aqui no Blog.
Um abraço.

Unknown disse...

amigo estou com o mesmo problema no mixer os canais estao apagados e consequentemente nao consigo usar os outros canais apenas o 1 eo 2 e um fone .só que o meu computador é um mac book oq faço?

Titio disse...

Olá Eduardo.
Não uso Mac, portanto nem sei o que dizer. Achei a resposta para meu problema usando Windows.
Você viu aqui em cima nas respostas este tópico falando sobre apenas 2 canais habilitados?
Só posso achar que é isso.

2)
➤ IMPORTANT NOTE: Fast Track Ultra can be powered via the included AC power
supply or via bus power from the host computer. However, when running on bus power,
Fast Track Ultra will be limited to four inputs and four outputs. These are mapped to
inputs 1/2, outputs 1/2, and the S/PDIF I/O.

Titio >>>> Isso eu já sabia. Se não usar o AC Power externo, só podemos ter 2IN/2OUT.
As outras duas entradas e saídas só digitais (S/PDIF).

Titio >>>>> Eu sempre gravo usando 48K / 24 Bit sem limitação nenhuma de IN e OUT. Se eu não me engano, usando 96K de sample rate deve haver limitações.

Sinto muito não poder ajudar mais.
Um abraço.
Titio.

teclado disse...

caro titio rapaz ja fiz de tudo tirei o windows layout e mesmo assim num abre e agora o que faço?

Titio disse...

Olá "Teclado".
Danilo é o seu nome não é?
Infelizmente não tenho conhecimento para te ajudar, pois só consegui resolver o meu problema seguindo exatamete a dica que encontrei na internet.
Sugiro você ir no Forum da M-Audio para ver se encontra mais alguma coisa falando sobre este problema.
Um abraço.

Ricado disse...

Tentei excluir diversas vezes, mas ao reabrir o local no REGEDIT) a maldita pasta ta de volta. Numa dessas tentativas deu certo, abriu o control panel, mas a pasta ainda ta lá. quem não conseguir talvez seja esse o motivo.

Titio disse...

Ok Ricardo.
Eu estou até com medo aqui porque tive que reinstalar tudo no meu laptop umas semanas atrás. Até agora está tudo funcionando na Fast Track Ultra, o Control Panel está abrindo.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.

Miro Lima disse...

ola como vai?olha eu recentemente adiquiri uma fast track ulta, e atualizei a o firmware junto com o drive 6.1.9.bem o problema e que, ela estadesligafando-se sozinha depois de uns 10 ou 15 minutos.
e depois disso tenho que dar um tempo para ligar novamente. bem eu queria saber como fasso para reverter este problema. me aponta uma solução. obrigado miro8327@gmaial.com

Titio disse...

Oi Miro.
Infelizmente, não tenho a menor ideia do que pode ser seu problema.
A minha nunca fez isso.
Como já falei aqui para alguns, tem que ir no Forum da M-Audio para ver se encontra algo falando sobre isso, ou dar uma busca no Google.
É só digitar "problemas na Fast track Ultra" ou "Fast Track Ultra Desligando sozinha", coisas deste tipo. Já resolvi vários problemas fazendo isso, inclusive este aqui do Control Panel.
Um abraço.

Miro Lima disse...

veleu cara vou ver o que faço.
de mesmo assim muito grato pela atenção.

Miro Lima disse...

veleu cara vou ver o que faço.
de mesmo assim muito grato pela atenção.