segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Pocket Show de Flaira Ferro, Laís de Assis e Ylana Queiroga - Simples, curto, mas ótimo de se ouvir.

 
Fórum Internacional "Recife: Cidade Não Sexista".
Olá pessoal.
Esse show apareceu de supetão, e aconteceu até antes do trabalho que fiz no Coquetel Molotov.
Acabei não escrevendo sobre ele por achar que foi tudo bem simples, mas pensando hoje sobre o trabalho, achei que deveria escrever algo sobre aquele dia.
Por isso vou atropelar a cronologia das postagens, falando de um trabalho que fiz antes do trabalho da última postagem.
O Festival No Ar Coquetel Molotov aconteceu no dia 21 de outubro.
Não estou lembrando se a produtora de Flaira me ligou no dia 13 ou 14...
Foi num desses dois dias que ela me ligou, perguntando se eu poderia operar o som de um pocket show que iria acontecer no dia 16/10 (segunda-feira!) no Teatro Luiz Mendonça que fica no Parque Dona Lindu, aqui em Recife.
Ela me explicou que seria bem simples... As vozes de Flaira Ferro e Ylana Queiroga, mais a viola com Laís de Assis.
Estranhei o dia do show, mas ela também me explicou que era um evento organizado pela vice-prefeita da cidade, e que tudo foi decidido subitamente.
Um Fórum Internacional.
Ok, vamos nessa!

Mais uma vez, fui substituindo meu Amigo Vini, técnico oficial de Flaira Ferro.
Como eu já tinha feito um trabalho no teatro com PC Silva no final de setembro, peguei a cena do show dele, aproveitei a equalização do PA e dos monitores, e montei a cena desse pocket show.
A equalização do PA eu usei pra valer, nem mexi, mas dei uma ajustada na equalização dos monitores, pois eram outros microfones e outros instrumentos.
E usei a mesma técnica que fiz no show anterior de PC, duplicando os canais, para ter a liberdade na equalização separada entre monitor e PA.
A única coisa "chatinha" foi um pequeno ruído nos monitores causado por interferência elétrica, que não teve jeito de ser sanado.
Avisei às três artistas, que entenderam, e seguimos em frente no soundcheck.
Ajustei os 3 canais nos monitores para elas, e só depois fui lá pra frente com o iPad para usar os outros 3 canais duplicados no PA, com equalização e compressão independentes do monitor.
E mais uma vez a escolha pela duplicação dos canais ajudou na operação.
E como funciona essa duplicação? (Para os leigos)
Os três sinais (2 vozes mais a viola) estão ligados respectivamente nas entradas físicas 1, 2 e 3 da mesa.
Uso os canais 1, 2, e 3 da mesa para controlar os sinais que vão para o PA, e nos canais 6, 7 e 8 da mesa eu configuro digitalmente para receberem também os sinais das entradas físicas 1, 2 e 3.
Só não posso, depois de ajustado, mexer no GANHO dessas entradas 1, 2 e 3, porque é o mesmo ganho dos canais duplicados. Quando eu preciso de mais nível do sinal do canal no som do PA, eu vou no ganho do compressor do canal (1, 2 ou 3) e aumento. Assim, não interfere em nada nos volumes dos sinais que estão indo para o palco.
Quando um músico, por exemplo, pede para colocar mais grave ou menos agudo na voz ou no seu instrumento, vou no equalizador dos sinais que estão nos canais 6, 7 ou 8 da mesa.
Vou mexer só na equalização dos sinais que estão indo para os monitores.
Espero que tenha dado para entender algo...
Seguindo.
Colocaram novamente a mesa de som na cabine do teatro, que de tão longe para chegar, quase chamo um Uber!
O iPad me salvou mais uma vez.
Pelo que me falaram, a mesa fica lá em cima pelo menos até o final do ano.
O que achei "engraçado" foi que no lugar onde fica a mesa de som na parte de baixo do teatro, no local ideal para se operar o som de um show, estava armada uma bancada com outros equipamentos, que nem fui olhar o que era.
Oxe!
Por que eles podem colocar os equipamentos lá e eu não?
Tirei onda, logicamente.
Perco o amigo, não a piada.
É horrível operar o som lá da cabine!
A referência sonora é completamente diferente em relação a quem está na plateia.
Ainda tinha disponível duas caixas na cabine para monitorar o som, mas pedi para desligar, porque eu iria conferir esse som colocando minha cabeça na janela que ficava à frente da mesa M7CL, e era onde estava a iluminadora Natalie Revoredo, que sempre faz a luz dos shows de Flaira Ferro.
Os dois vídeos que coloquei aqui na postagem, mostram essas minhas idas até à janela.
Eu até poderia operar o som lá embaixo, usando o iPad.
Mas tive receio de perder o sinal num momento crucial, causando danos ao espetáculo, onde eu levaria muito tempo para chegar (correndo) na cabine para consertar algum estrago.
Era tão longe, que era capaz de chegar lá já no final do show! (Risos)
Fiquei lá em cima mesmo, e tudo saiu como planejado.
Foi um show curto, sem ensaios, e o resultado foi muito bom.
A proposta da vice-prefeita era essa mesmo. 
Um show intimista de "voz e violão".
O resultado foi tão bom, que já tem gente pensando em levar esse formato para outros eventos.
Realmente foi muito legal o resultado, ótimo de se ouvir!


Como tive que ir algumas vezes na mesa de som durante o soundcheck, caminhei mais quilômetros nesse dia do que quando vou fazer minhas caminhadas (raras!) na UFPE!
Fez até bem para minha saúde, que anda tão maltratada...
Maltratada por mim mesmo.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: