segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Rapidinha 28 - Moído...
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Turnê com o SESI Bonecos pela Bizasom (Goiânia) – O que é Snapshot?
Olá pessoal.
Depois das vinte horas (por causa do erro na estrada) de ônibus para chegar até aqui em Campo Grande, resolvi usar parte das minhas milhas do programa fidelidade da TAM para o trecho Cuiabá > Belo Horizonte que vou fazer no dia 7 de setembro, pois me disseram que seriam mais de 30 horas de estrada. Nem na Europa eu rodei tanto num único trecho. O Brasil é imenso, podem ter certeza! Não tenho muita coisa para falar sobre o evento em Goiânia (como vocês que estão acompanhando o Blog já devem saber), pois o evento é basicamente o mesmo, só mudando algumas companhias de bonecos entre uma cidade e outra.Mas se quiserem ler... No meio do texto técnico sempre coloco opiniões sobre a minha vida. Por isso me divirto ao escrever aqui. Tento ajudar alguém com minhas experiências profissionais misturadas com minhas experiências de vida e a tudo que me cerca. Minhas fases da vida, e os momentos atuais interferem nos meus textos. Que se dane a imparcialidade e a frieza do texto de um profissional! Não sou repórter.
Envergonho-me de ser brasileiro (só uso maiúscula quando respeito a palavra) ao ver as reportagens na televisão enquanto escrevo aqui. Enquanto uns são presos por roubar um celular, outros ficam livres ao desviar 40 milhões! As leis são poderosas contra os fracos, e fracas contra os poderosos! Esta diferença me desgasta, me angustia. Será que nunca vamos reclamar? Protestar? Protestamos no caso Collor. Hoje ele é senador! Tem algo errado aqui. Somos um povo pacífico demais! O pessoal na França (mais de 1 milhão!) protestou nas ruas fervorosamente contra uma (simples) lei do primeiro emprego.
( http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2006/03/28/ult27u54718.jhtm ).Sobre a mesa da Digidesign...
Por ela não ter uma tela de monitor fixa como as demais mesas digitais, às vezes cansa ter que armar monitor (e mouse pad) no começo do evento e desarmar monitor ao final do dia de evento. Até para cobrir com o plástico na hora da chuva é mais complicado por causa do monitor.
Constatei que o problema do estalo na mudança das cenas não é um problema isolado aqui na mesa da Bizasom. É um problema geral da mesa! Acho um absurdo uma mesa neste valor ter este defeito! Kalunga me falou que já passou este descontentamento (que logicamente não é só meu) para o pessoal da Digidesign.Continuo achando chato a seção de equalização. Os controles da equalização no monitor aparecem na vertical e na mesa a seção está disposta na horizontal. Oxe!
Outra coisa... Sempre fui acostumado em ter o botão de ganho no final da sequência de cada banda de equalização, na Digi o ganho vem no começo! Não me acostumei ainda aqui! Nas mesas analógicas geralmente a sequência vertical é: frequência > Q > ganho. Nas mesas digitais da Yamaha (M7CL e PM5D) colocaram o Q na frente da frequência, mas mantiveram o ganho no final. A disposição dos controles na mesa é mais perecida com uma analógica e na PM5D (concorrente direta da Venue) cada banda tem um display para mostrar a frequência que estamos mexendo. A Digidesign resolveu mudar tudo! Fico pensando com meus botões porque o pessoal não aproveita as coisas boas dos concorrentes e aprimora? É só para dizer que não copiou?Se a Digidesign copiasse as coisas boas da Yamaha (ou da Digico, Midas, Souncraft, Roland) e a Yamaha (ou Digico, Midas, Souncraft, Roland) copiasse as coisas boas da Digidesign, o mundo do áudio seria muito mais feliz.
(Obs 1: O legal de um texto, é saber que ninguém que está lendo vai saber que entre o texto acima e este que vem abaixo, rolou uma farra na piscina, tomei minha vodka com laranjada, e eu estou fedendo à churrasco. Que tomei um banho e lavei algumas meias e cuecas no chuveiro.
Obs 2: O mais legal ainda é saber que vocês estão sabendo o que está acontecendo aqui entre uma parte e outra do texto!)Como já estou mais familiarizado com a mesa agora, vou começar a brincar mais com os plugins. A mesa aqui ainda está com poucos plugins. O proprietário da empresa de som me falou que já encomendou um pacote (excelente, diga-se de passagem) da WAVES. Quem trabalha com software de gravação em computador sabe do que eu estou falando. Por enquanto vou fazendo uns testes com os que tenho aqui.
Outra coisa legal na mesa é o calibrador automático de ganho. Apertando e segurando o botão de ganho do canal, ele aumenta o ganho para o valor ideal de acordo com o nível de sinal que está entrando.
Salvou a cena, salvou tudo. Não tem aquele desconforto da PM5D que tem que salvar separado ganho e nome dos canais e lincar tudo depois. Muito chato isso da PM5D.Achei poucos botões na Venue para serem usados como “user defined”. Na Venue são chamados botões de funções (function). São apenas oito. Podemos endereçar o recall do snapshot para estes botões de funções. Muita coisa pode ser endereçada para estes botões. Na M7CL são doze botões e na PM5D são vinte e quatro!
Bem... Por enquanto é isso que eu lembrei até agora para falar. Na realidade comecei o texto pensando em falar somente sobre o snapshot e acabei falando mais opiniões pessoais sobre a Venue. Acabei de ser chamado por Kalunga aqui no MSN. Ele me mandou um vídeo com mais explicações sobre o que se pode fazer com o snapshot. Disse que era sensacional. Vou ver o vídeo e dependendo do que eu entender, pois meu inglês é muito fraco, eu repasso para vocês em outro texto.
E outra coisa... Tá um frio de lascar aqui no quarto e eu não aguento mais escrever.
Para piorar, arranjei outro parceiro de quarto (Barraca é o nome dele) que adora novelas e ele está vendo uma agora aqui! EU ODEIO NOVELAS!
Um abraço a todos.