sexta-feira, 9 de abril de 2010

FITO em Porto Alegre – Desta vez foi o serrote em vez das taças.

Olá pessoal.

Fiz dois trabalhos recentemente no mês de março. Passei uma semana com a empresa Bizasom em Porto Alegre para fazer o som do PA do palco externo do FITO (Festival Internacional de Teatro de Objetos) e passei uma noite em Caruaru para fazer o monitor de Ortinho, um artista aqui de Recife. Ia até juntar os dois eventos num texto só, mas acabei separando ao notar que já estava falando muito sobre o FITO no texto abaixo. Subi, mudei o título e continuei escrevendo. Já fiz tanta coisa entre este início de texto e o texto abaixo, que daria para fazer mais uns três textos. Só que as coisas que fiz não estão relacionadas aos bastidores de shows. Então deixa pra lá! Sei que vou colocar algumas dessas coisas no meio dos meus textos mesmo!

Cheguei a ficar feliz e triste nestas últimas semanas.

Fiquei muito feliz porque já recebi dois emails de pessoas querendo ajudar a Laurimar de quem falei no texto anterior “Rapidinha 49”. Um de um amigo meu (mesmo sem eu ter ido a casa dele e nem ele ido na minha) operador de áudio “dos bons” que morava aqui em Recife, mas alçou um vôo mais alto e foi para o sudeste do país, e outro email de um primo meu legítimo que mora aqui pertinho em Olinda e que não o vejo faz um bom tempo. A minha família Oliveira é boa nisso! Não nos visitamos!

Não esperava receber nenhum email, muito menos destes dois. Esperava que o pessoal fosse entrar em contato direto com a Laurimar, e espero que outras pessoas tenham feito isso!

Fiquei realmente muito feliz também e orgulhoso por meu Blog ter ajudado uma causa tão nobre e que não tem nada a ver com áudio!

O momento triste nestes dias foi a falta que senti de almoçar com a família nesta semana santa. Nem me lembro de ter sentido isso ano passado, mas este ano senti. Estranho. Gostei não. Sensação ruim. Vou tentar levar meu filho para comer um camarão aos quatro queijos que prometi pra ele dias atrás. Espero que compense este vazio que ficou em mim por estes dias.

O que eu poderia falar do FITO em Porto Alegre? Tudo foi muito parecido com o primeiro que aconteceu ano passado em BH.

As duas coisas que mais me chamaram a atenção neste aqui não têm nenhuma relação com áudio:

1- A carne. Você come um filé muito gostoso num restaurante popular pagando apenas 10 reais.

2- As mulheres. Muito bonitas. Mesmo eu passando a maior parte do tempo no centro da cidade, deu para notar isso. E a mania que elas têm (dos 12 aos 50 anos) de andar com aquela calça coladinha “tipo usada em academia de ginástica” (parece que o nome é calça legging, ou simplesmente leg), as deixavam muito mais belas! Para não dizer gostosas! Não resisti e tirei até foto já pensando em ilustrar o texto.

O formato do evento FITO é o mesmo sempre! Neste aqui de Porto Alegre soube que teve um acréscimo de algumas salas em relação ao evento anterior. Mas os três mini-teatros foram mantidos. São nestes três espaços que acontecem a maioria das peças, onde os personagens principais são OBJETOS. Não deu para eu ver nenhuma peça porque sempre fico no controle do som do palco externo.

Tento me concentrar aqui para escrever, mas as notícias do desastre no Rio de Janeiro tiram toda a concentração. Não consigo me desligar do que me cerca para escrever sobre shows e eventos. Não consigo. Por isso escrevo sempre o que estou sentindo e passando. Vou parar um pouco agora. Vou tomar uma água, conversar um pouco com minha “amiga desconhecida”, que já faz um tempo que deixou de ser desconhecida, tornando-se muito mais conhecida do que eu poderia imaginar! Mas isso é uma outra estória e não tem nada a ver com shows!

­­­_____

Tomei água para aliviar a sede. Recife está muito quente, e ainda por cima, ontem bebi três garrafas de vinho com meu amigo sanfoneiro André, que mora aqui comigo. Divido um apartamento com ele e com mais um amigo nosso chamado Léo, que é iluminador. Muitos aqui já sabem disso.

Lavei uns poucos pratos que usei aqui no jantar, desliguei a televisão e vou tentar finalizar este texto hoje de qualquer jeito. Saiu a tragédia do Rio e entrou propaganda política! Ninguém merece!!!

O equipamento que usei no FITO em Porto Alegre foi totalmente diferente do último FITO em Belo Horizonte. Em BH usei a mesa digital Venue da Digidesign (agora chamada Avid, e que daqui em diante vai ser assim que vou chamar) em parceria com um line array da brasileira FZ.

Para Porto Alegre a empresa Bizasom levou a M7CL, mesa digital da Yamaha em parceria com o line AERO28 da espanhola DAS. Qualquer um destes dois sistemas dá conta tranquilamente das necessidades do evento.

O único contratempo que tive neste de Porto Alegre foi que a mesa da Yamaha estava com problemas em dois módulos de faders. Cada módulo possui 8 canais. Esse problema nos módulos (faders e botões on/off/select) é muito comum nesta mesa digital da Yamaha. Sempre encontro estes problemas da mesa na estrada.

Aqui não me atrapalhou muito porque uso sempre poucos canais neste evento. Inclusive eu nem tinha visto que estava com este problema em mais 8 faders porque usei só os faders do lado direito da mesa nos dois primeiros dias, deixando o restante para o show do grupo mineiro Uakti, que mais uma vez se apresentaria no evento porque muitos de seus instrumentos musicais são construídos usando objetos, como por exemplo, canos de PVC.

Na foto acima o grupo Uakti.

No dia do sound check do Uakti, pude notar que mais um módulo estava com problemas. Pedi desculpas a Fabrício (operador de áudio da banda) e achamos uma forma de amenizar o problema. Ele falou também do posicionamento da mesa de som que estava ao lado do palco e não na frente. Concordo plenamente que a mesa deve ficar na frente. Sempre defendi esta posição frontal da mesa e já perdi até trabalho por causa disso. Mas cabe ao artista aceitar ou não fazer o show com a mesa na posição lateral. Disse para ele passar seu descontentamento para a produção do evento. Uakti iria se apresentar somente num dia do evento.

Para a programação do palco externo do FITO, realmente não é tão importante assim que a mesa esteja na frente, pois não existem shows com bandas grandes, com muitos canais e um som complexo.

Basicamente, como acredito já ter comentado no texto do FITO anterior, o trabalho é mais de sonoplastia, com apenas uma voz do apresentador, mais o áudio de um CD player com músicas “ambiente”, mais o áudio do meu laptop onde disparo o som do gongo para dar início às sessões, mais o som do vídeo (que neste aqui nem teve), mais uns seis canais para uma pequena bandinha tipo “fanfarra” e mais uns quatro canais para artistas locais, que neste caso aqui foi Paulinho Pires, um senhor de 76 anos que toca SERROTE.

Isso mesmo, o instrumento dele é um serrote que ele produz sons e melodias ao friccionar um arco (igual ao do violoncelo) no lado que não tem os dentes (logicamente). Paulinho foi acompanhado por dois músicos. Um no violão e um no baixo. Só que este baixo era um balde com um cabo de vassoura e um cordão grosso esticado! O microfone ficava embaixo do balde. O violão era normal. (risos)

Não tive dificuldades com o som do serrote e nem com o som do balde-baixo (ou seria baixo-balde?). Para captar o som do serrote usei dois microfones (dinâmicos mesmo), seguindo a orientação de Paulinho Pires, que me falou que normalmente fazia assim. E foi isso que fiz. Um microfone por cima e outro por baixo do serrote. Ele tocou alguns minutos e eu misturei o som dos dois microfones. Ficou muito legal.

Neste evento de Porto Alegre, por causa do local, os espaços ficaram separados. No primeiro, que aconteceu em BH ano passado, era um ambiente só com tudo junto. Gostei mais de tudo junto e misturado! Achei que foi mais sincronizado e coeso. Vamos ver como vão ser os outros...

Já tem mais dois eventos FITO marcados. Semana que vem estarei em Manaus e em maio vou para BH novamente. Uma semana em cada cidade. Já estou sabendo que não vai ser mais o serrote de Paulinho Pires no palco externo! O som dos cristais vai atacar novamente nas próximas duas cidades. Vamos ver se acerto mais no som das taças com água!

Quem quiser mais informações sobre o FITO (Festival Internacional de Teatro de Objetos), o link é este:

http://www.fitofestival.com.br/home

Achei o texto hoje muito insosso.

Acho que tomei os vinhos no dia errado!

Deu até uma vontade agora aqui de tomar um Chileno chamado Doña Dominga...

Gostei deste vinho. Algo me diz que ainda neste mês tomo umas garrafas. Tomara!

Um abraço a todos.

Falando em vinho...

Já tinha até finalizado a montagem deste texto no Blog, quando vi as fotos de uma das duas farrinhas que fiz no quarto do hotel com meu amigo iluminador Roberto Riegert e sua amada Aninha, mais meu companheiro de quarto Barraca (operador de áudio). Não poderia deixar de mostrar este momento de descontração que é comum nas minhas viagens.

Um abraço a todos. (De novo!)

3 comentários:

maria do carmo lyra disse...

meu querido amigo Ildemar! Nunca haviamos falado de nossos trabalhos tão diferentes. Fiquei supresa com o seu, já que minha realidade é outra totalmente diferente. Como é complicado estes equipamentos, acho que ficaria doidinha com tanto botão. Além de escolher o melhor som na hora certa. Coisa de artista e do bom! Por isto sempre falo que o melhor que podemos ter na vida laboral é fazer o que gostamos. Parabéns meu lindo amigo, espero que tenha muito mais FITOs e outros trabalhos para vc. FITO (Phyton = planta) para mim, em minha profissão tem relação com plantas e nunca com teatro e objetos. Beijos, Cacau

Atrás da Cortina disse...

Esse cara com as chupetinhas coloridas tenho certeza que é Reantinho Bandeira disfarçado e levantando um troco!!!!!!! KKKKKKKKK

Abraço.

Tusta.

Titio disse...

Oi Cacau.
A graça da vida é esta!
Cada um no seu quadrado, como diz aquela belíssima música!
O que pode ser simples pra mim, pode ser complicado para muitas pessoas. Como também acho muito complicado certas coisas que são simples para muitas pessoas.
Olá Tusta.
Este seu nome " atrás da cortina" é muito de veado viu?? Você não tem envergadura moral para falar do cara com as chupetinhas!
Mas que poderia ser Renato Bandeira, ahhh isso poderia!
Obrigado por participarem do Blog.
Bjs nos dois.