terça-feira, 30 de agosto de 2022

Operando o som de Elba Ramalho em Serra de São Bento - Lembrei de Paula Fernandes.

Olá pessoal.
A preguiça reina aqui em casa, e não foi fácil começar a escrever sobre esse trabalho.
Assunto até que tem, mas fui "empurrando com a barriga"... Pensando principalmente qual o assunto eu usaria como base para o texto.
Paula Fernandes? Oxe!
Mais na frente vão entender.
Coloquei meu Deezer no modo Flow, onde ele toca desordenadamente as músicas dos artistas que eu tenho nos favoritos, e acrescenta algo diferente, onde o tal do logaritmo escolhe essas outras músicas.
Nesse momento, Ney Matogrosso canta a música Poema, numa gravação "ao vivo".
Muito bom.
Muito bom também foi o show de Elba Ramalho no Festival de Inverno de Serra de São Bento, no interior do Rio Grande do Norte.
Esse show aconteceu no dia 13 de agosto.

Mais uma vez, fui substituindo meu amigo Mário Jorge, técnico de PA de Elba Ramalho, que está com ela faz um bom tempo!
Nasci na capital do RN, mas nunca tinha ouvido falar do nome dessa cidade, que não por coincidência, está situada no alto de uma serra. O nome já diz.
A equipe (músicos e técnicos) foi um dia antes do evento para lá, só que ficamos numa cidade a cinquenta minutos de distância, chamada Santo Antônio.
O soundcheck estava marcado para às 14h do outro dia.
Fui informado que a mesa do PA seria a Venue S6L da Avid.
Me informaram também que essa mesa consegue ler uma cena das outras mesas Venue, mas as outras mesas não conseguem ler uma cena da S6L.
Então peguei uma cena de Flaira Ferro, que eu tinha feito recentemente no FIG numa Venue SC48, e adaptei para esse show de Elba.
Eu até tinha uma cena de um show de Elba que eu fiz numa SC48, mas resolvi pegar esse show em Garanhuns que fiz o PA de Flaira.
Só tinha usado a S6L duas vezes.
E na primeira vez, só usei dois canais para receber o L/R da mesa que estava no palco, que eu controlei via iPad.
Por causa desse pouco convívio com a S6L, fui ver uns vídeos que encontrei no YouTube.
As dicas do Robert Scovill foram tão legais, que indiquei aqui no Blog.
Não tinha muito o que fazer em Santo Antônio, por isso passamos a maior parte do tempo na pousada, conversando...
Helisom de Natal seria a empresa de som/luz do evento.
Bom saber.
Já é sinônimo de equipamentos bons.
O horário do soundcheck foi mudando no outro dia... Mudou duas vezes, e pelo que recordo, chegamos lá às 16h.
Pra variar, o "geradorista" ainda não estava no local, mas não demorou muito para ele chegar.
Tudo ainda tranquilo...

Passei minha cena para a mesa, tudo ok. 
Com a ajuda de Fabinho, técnico da empresa, ajustei as saídas da mesa de acordo com as ligações dos equipamentos.
E quando comecei a checar o PA, notei que era gritante a diferença de som entre os dois lados.
À princípio, meu colega achou que o problema seria na configuração do processador das caixas.
Muda pra cá, pra lá, chama o "preset"... E nada. Mesmo problema.
Depois de um tempinho (20 minutos eu acho), ele me pediu para colocar a música que eu sempre uso no soundcheck, e foi conferir caixa por caixa.
Foi aí quando encontrou o problema.
Algumas caixas estavam com transdutores parados.
Resumindo...
Ele teve que descer esse lado do PA para trocar as caixas.
O que estava folgado no tempo, foi para o espaço!!!!!
Enquanto a gente ajustava as caixas do PA, a banda já foi passando as coisas no monitor.
Quando o lado do PA subiu de novo, dei um alô no microfone, comparando os dois lados, e tudo estava normal agora!
Mas nem fui mais ouvir minha música de "alinhamento", não tinha mais tempo.
Não mexi no EQ do PA, usei flat mesmo.
Caso eu sentisse necessidade durante o show, eu ia lá dar uma ajustada.
Fui levantando os canais à medida que os instrumentos eram tocados no palco, enquanto Flávio Rego (técnico de monitor) ajustava as coisas com os músicos.
Elba Ramalho normalmente não passa o som, como acontece com Alceu Valença também.
Pelo menos, nos poucos shows que fui substituir Mário Jorge, ela não foi no palco antes dos shows.
Mesmo na correria, deu para passar tudo.
Não do jeito que eu queria, mas chequei tudo.
Ainda consegui que alguns instrumentos fossem tocados novamente, pois eu estava esperando o ajuste das caixas do PA na hora que estavam passando o som deles no palco.
Venue S6L-24C. (Clique na imagem para ampliar)

Existem vários modelos de S6L.
A que estava lá era uma S6L-24C.
Acredito que esse C seja de Compact.
E essa compactação, no que pude notar nesse trabalho, tira um pouco da velocidade de manuseio, onde os mesmos "knobs" (botões) são usados para váááááááááááááááááááárias funções.
A mesa é totalmente configurável.
Nos modelos mais caros, existem telas sensíveis ao toque (touch screen) acima desses botões, facilitando a operação.
Venue S6L-32D. (Clique na imagem para ampliar)

Confesso que não tive a mesma agilidade na S6L-24C em comparação com as antecessoras (Mix Rack e SC48).
Isso pode ser resolvido (acho) com mais encontros com a mesa na estrada.
A Avid ainda teima em não colocar a opção de cadeado (LOCK) nas cenas salvas nas mesas Venue, onde é muito fácil outro técnico salvar por cima (overwrite) da cena do colega.
Não consigo entender isso.
Outra coisa que achei perigoso na S6L foram os botões X e Y, que ativam e desativam o gate e o compressor respectivamente.
No vídeo do YouTube, o Scovill fala que mais na frente o técnico vai poder configurar esses dois botões, mas atualmente servem somente para essas funções do gate e compressor. Não sei se a gente pode desabilitar essas funções. Vou procurar saber, pois podem causar problemas durante o show.

Parei aqui pra tomar o resto da sopa da sexta passada.
Legumes com carne.
Coloquei um pouco de água e esquentei no micro-ondas.
Perfeito.
Requentar é comigo mesmo.
Seja no micro-ondas, no forno elétrico ou no fogão.
Depois assei na frigideira pedaços de panetone na manteiga.
Para acompanhar, meu velho leite quente com Nescafé Matinal.
Agora dá para eu terminar esse texto hoje.
Voltando ao show...
Durante o soundcheck, Alessandro (backing vocal) passa o microfone de Elba.
Ajuda bastante.
Finalizamos o soundcheck, salvei a nova cena no(s) meu(s) pendrive(s) e voltamos para a pousada em Santo Antônio.
Não deu tempo para descansar.
Jantamos numa lanchonete que ficava perto da pousada, retornamos para pousada pra tomar um banho e já tivemos que nos arrumar para retornarmos ao local do show.
Não esqueçam que o local do show ficava a quase uma hora de distância da pousada.
Deu tempo tranquilamente de beber no camarim uma taça de vinho antes do show.
Chamei minha cena, e fui checando os canais no fone, enquanto isso era feito no palco.
Tudo ok.
Mas...

Após o anúncio do show pelo locutor, o baixo não entrou na primeira música!!
Impressionante, né?
Mas foi isso que aconteceu.
Checamos esse canal do baixo, antes do início do show.
Logicamente todos no palco notaram isso, pois o baixo sumiu nos fones.
Todos da banda usam fones.
Fiquei sabendo depois desse show, que o baixista (Fofão) está usando amplificador no palco.
Ele não usava.
Mesmo eu notando visualmente que todos no palco estavam procurando pelo baixo, ainda pedi para Fabinho avisar que eu também não tinha o baixo na minha mesa.
O som do baixo estava saindo no amplificador, e acho que isso fez Fofão pensar que o problema era apenas no fone dele, mas o problema era geral!!!!
O baixo estava entrando certinho no DI, e estava tudo certo na saída que levava esse sinal para o amplificador, mas...
A outra saída estava com problema!!!! A que levava o sinal para ser distribuído para a mesa de monitor e PA!!!
Depois de ouvir uns ruídos no canal do baixo, fechei ele no PA e aguardei o pessoal no palco resolver o problema.
E o show rolando...

O baixo retornou no meio da primeira música.
Como falei logo no começo do texto, o show foi muito bom. E tinha muita gente no local para ver!
Gostei também do meu trabalho no PA.
Sempre acho que poderia ter sido melhor, sempre.
Não lembro de ter ido no EQ do PA para fazer algum ajuste. Acho que fiz todo o show com o EQ zerado.
Fui mixando normalmente o show, e quando precisei, ajustei a equalização nos canais.
Perfeito.

Ahhh!!!!
Esse show foi transmitido pelo YouTube.
Fiquei sabendo que teria essa transmissão no soundcheck, e sempre pergunto para a produção do artista se eu posso liberar o som da minha mesa para uma transmissão completa do show.
Nunca libero o som do show para gravação ou transmissão de terceiros sem a autorização da produção do artista.
Autorização dada, enviei uma cópia da minha mixagem do PA para a transmissão no YouTube.
Quem quiser ver esse show, só clicar AQUI.
Vão ouvir os ruídos no som, do mesmo jeito que eu ouvi, enquanto tentavam resolver o problema no baixo.
Trabalho finalizado, e com a sensação de dever cumprido, fui beber o resto do vinho no camarim, antes de voltar para a pousada.

Mas o que isso tudo que eu falei até agora tem a ver com a Paula Fernandes???!!!!
Vejam bem...
Recentemente vi um bate-papo dela com o Clemente no canal Corredor 5, no YouTube.
Não canso de falar sobre essas entrevistas no canal.
Nessa com a Paula, ela falou para o Clemente sobre a responsabilidade de cantar ao lado de grandes nomes da música nacional e mundial, como Roberto Carlos, Andrea Bocelli, Shania Twain.
Basicamente ela falou que não gostava muito de pensar nisso nos encontros, pois seria mais complicado para fazer o trabalho.
E se chamaram ela pra fazer, é porque ela fez por onde ser convidada.
O grande sonho dela era cantar com Shania, e conseguiu.
Falou que deixava para idolatrar (tietar), e para pensar no fato grandioso, depois do trabalho.
Aí ela se transformava em fã.
Por alguns momentos ela até olhava para o lado e pensava: "Meu deus... Tou cantando com ele(a)!"
Mas rapidamente tratava de apagar esse pensamento, e lembrava: "Já que estou aqui, vou botar pra lascar!"
Entendo perfeitamente ela.


Senti isso quando operei o som do PA do Grande Encontro.
Não é nada cômodo substituir um técnico que é uma referência para mim, como no caso dos shows de Elba Ramalho.
Enquanto eu estava bebendo no Maracanã em 1991 no Rock In Rio 2, sem imaginar que um dia eu iria operar o som de grandes shows, Mário Jorge já estava na mesa de PA no show de Alceu Valença nesse mesmo Rock In Rio.
Entendo perfeitamente a Paula Fernandes.
Não é nada cômodo substituir Mário, Rogério, Ricardo, Evangelista, KBorges, Vini, Adriano, Gera, LeoDim, Buguinha, Fumato, Aurélio...
Mas depois dessa conversa da Paula Fernandes com Clemente, estou indo mais relaxado para esses trabalhos.
E se não relaxar é pior, pois já tenho marcado um no dia 23/09, e outro que ainda não está confirmado, no dia 10/09.
Valeu Paulinha pelas dicas.
Abaixo, o único registro que eu fiz desse show em Serra de São Bento.


Um abraço a todos.

PS: Todas as fotos dessa postagem eu retirei do vídeo do show que está no YouTube, exceto as duas fotos diurnas, que eu registrei quando cheguei para  passar o som.

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