sexta-feira, 1 de março de 2024

Show de Martins no Segura o Briefing - Dessa vez a famosa frase não funcionou.

 
Soundcheck. (Foto by Sibely Marques)








Olá pessoal.
Qual a famosa frase?
"Infelizmente, é o que temos".
Falei dela recentemente na postagem sobre as licitações do sistema de som para festas públicas, lembram?
Aqui ela apareceu novamente, só que numa festa privada.
É muito famosa essa festa, que é produzida pelo pessoal que trabalha em agências de publicidade.
Peguei o contato do produtor da festa e da empresa de som, e fui acertar os detalhes.
Hoje não estou afim de escrever muito.
Só quero deixar registrado o trabalho, para mostrar que tem como melhorar "a coisa", para não perpetuar essa frase famosa, que virou moda atualmente.
Nem vou entrar em muitos detalhes...
Depois de conversar com o técnico da empresa de som, notei que o equipamento era bem aquém do que eu iria precisar, e já estava tentando marcar um horário para fazer uma visita técnica ao local do show, para ter a certeza que era pouco equipamento para muito espaço.
No transcorrer da conversa com o técnico, fui ficando mais preocupado, porque a qualidade do material não era de "primeira linha", o que iria tornar tudo mais complicado.
A mesa não suportava a quantidade de canais do show, eu teria que cortar canais etc etc etc.
E eu ainda tinha certeza que eram poucas caixas no PA para o tamanho do espaço.
O técnico me passou que seria 1 caixa amplificada e 1 caixa de subgrave por lado, e só teria duas caixas para a monitoração dos músicos, pois o resto seria vias de fones.
Quando o técnico foi me passando as marcas e modelos dos equipamentos, inclusive dos microfones, notei que deveria falar com a produção para tentar melhorar o sistema.
Fui então falar com o produtor do evento, que se chamava Fernando.
Graças "ao bom deus", em nada se parecia com outros produtores de algumas festas que comentei aqui anteriormente!
Conversando com ele por telefone, passei meu ponto de vista, dizendo que precisaria de outros equipamentos... Eu achava que o material que estava sendo disponibilizado não daria para cobrir o espaço na sonorização, que precisaria do dobro de caixas para o PA, monitores para os músicos etc, etc, etc...
Antes de completar todo o meu raciocínio, ele me interrompeu:
--- Titio, a empresa de som contratada já recebeu pelo serviço. Mas... Me passe suas necessidades que a gente resolve tudo! (Tomei até um susto!)
E realmente, tudo foi resolvido!!!!
Dei a sugestão de pegar os equipamentos com a L&R Som, que fez a prévia do  Eu Acho É Pouco em Olinda, quando eu operei o som do show de Martins, e que eu sabia que tinha tudo o que eu iria precisar para esse trabalho na festa do Segura o Briefing.
Tanto na quantidade como na qualidade.
Fernando já conhecia esse fornecedor que eu indiquei, e me deu carta branca para acertar os detalhes.
Liguei para Ricardo, proprietário da L&R Som, e perguntei se ele teria como fazer esse evento, levando o mesmo material do último trabalho que fiz com ele em Olinda, mudando somente as caixas do PA, pois nesse novo local não daria para colocar (e não era necessário) o mesmo sistema usado em Olinda, que aconteceu numa quadra de esportes.
Eu só queria o PA dobrado, com 2 caixas e dois subs por lado.
Nessa conversa, ele me falou que já fez eventos no local, e muitas vezes os organizadores montavam o palco na lateral do salão, e que não era o ideal.
Combinei então com ele para que o palco ficasse no fundo do salão, fazendo com que as caixas do PA cobrissem sonoramente toda a extensão do espaço.
Ok, falou Ricardo.
E completou: ---Vou levar o mesmo material que você usou em Olinda, e vou levar 4 caixas e 4 subs para o PA, tudo da JBL.
PRX 625 da JBL.
E assim foi! (Uh Uhhhh)
PRX 618 da JBL.
Por causa disso, organizei o mesmo método de trabalho que usei em Olinda, onde dupliquei os canais da LS9, e Rafael (que estava pela empresa de som) fez o monitor usando os canais 33 à 64.
Pra ser mais exato, foi a mesma cena do show em Olinda!!!!
Logicamente, "zeramos" alguns ajustes para encaixar as coisas nesse novo show em um novo ambiente.
Quando cheguei no local, só pedi para suspender um pouco mais as caixas do PA, no que fui prontamente atendido.
Passamos o som, e não voltei para casa.
Almocei perto do local, e esperei pelo início do show, que seria bem cedo, começando às 17h.
Bem perto do horário, achei que não iria dar muita gente, pois não vi muita movimentação ao redor do local...
Acho que todo mundo combinou para chegar na mesma hora!!!
Estava completamente lotado o lugar quando o show começou.
E enquanto eu operava o som do PA usando o iPad no meio do público, pensei:
--- Fiz a coisa mais certa do mundo quando mudei o sistema, solicitando também para dobrar as caixas do PA!!!
Muito provavelmente, com a quantidade de gente dentro daquele espaço, se fosse o sistema disponibilizado no início do contato, não daria para suprir a necessidade para o público escutar bem o som do show de Martins!
No outro dia, mandei mensagem para Fernando, agradecendo pela ajuda e apoio para meu ponto de vista sobre o sistema de sonorização.
E ele respondeu:
--- Foi lindo!!!! Vocês arrasaram!!!!
Como é bom ouvir isso depois de um trabalho, onde eu fui agradecer, e acabaram me agradecendo.
Que bom que o produtor não era adepto da frase famosa!!!!
Fez toda a diferença!!!!
Que apareçam mais produtores como Fernando.
E que a gente escute cada vez menos a famosa frase "Infelizmente, é o que temos".
E o show?
Foi mais ou menos assim...

Um abraço a todos.

PS: Quem me conhece já sabe... Não cobro e não aceito gratificações para indicar empresas de som para os eventos, trabalhando ou não nesses eventos.

Nenhum comentário: