terça-feira, 12 de março de 2024

Dica dos Amigos 025 - Personal Mixer P16 da Behringer.

 
Olá pessoal.
Alguns anos atrás (não me recordo quantos), um leitor do Blog me perguntou se existia uma maneira do músico fazer sua própria mixagem de monitor num show.
Ainda dei uma olhada no Blog para ver se encontrava essa pergunta do leitor, que acho que ele fez no comentário de alguma postagem, mas não encontrei.
Faz muito tempo mesmo.
Nem lembro qual o sistema existia na época.
Acho que era o Aviom.
Resumindo... Ele perguntou isso e eu respondi que existiam vários sistemas no mercado chamados de Personal Mixer, mas eu nunca tinha trabalhado com esses sistemas.
Abaixo mostro alguns desses sistemas, de vários fabricantes.
Clique nas imagens para ampliar.
P16-M da Behringer.

16M da PreSonus.

M-48 da Roland.

A640 da Aviom.
Pois bem...
Conheci essa semana a página de Daniel Costa no Instagram (@costadaniel), e nela tem uma explicação bem legal sobre um Personal Mixer chamado P16 da Behringer.
Mesmo o equipamento não estando ligado, dá para entender bem como funciona.
Segue o vídeo, que sempre coloco no meu canal do YouTube.

Legal, né?
Até hoje, nunca me deparei com esses sistemas, e até sei o motivo.
Geralmente encontramos esses equipamentos em instalações fixas, como igrejas, ou com bandas que viajam com equipamentos próprios.
Dificilmente vou encontrar esses equipamentos num evento onde vou como técnico de uma banda.
Uma empresa de som não vai investir nisso.
Particularmente, acho poucos canais para meus trabalhos, mas como Daniel fala no vídeo, o técnico pode enviar também os auxiliares da mesa de som para qualquer canal do P16.
Só para esclarecer... O que é enviado (canal de instrumento ou via auxiliar) para um sistema P16, vai igual para os outros.
Ex: Se ele envia o bumbo da bateria para o canal 1 do P16, esse bumbo vai para todos os canais 1 de todos os P16 ligados.
Mas cada músico faz a mixagem que ele quiser para seu fone, sem interferir nos fones dos outros músicos.
Sei que muitos colegas e amigos do ramo que estão lendo, devem pensar: --- Eu sei Titio, isso é uma informação básica!
Lembrem que não escrevo esse Blog para técnicos, e sim para pessoas que nem imaginam como funciona um show.
Também sempre penso em quem está começando na dura caminhada em shows e eventos, quando decido fazer uma postagem.
Como essa daqui.
Acho que até hoje tem gente que não sabe que existe esses sistemas individuais de mixagem de monitor nos shows.
Se essa postagem ajudar uma pessoa, já está valendo a pena.
Obrigado Daniel pelo vídeo, e tenho certeza que vou colocar outras dicas suas aqui no Blog.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: