segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Rapidinha 212 - Workshop em Recife (Soundcraft Vi).

Olá pessoal.
Vai ter um workshop em Recife na quarta-feira da semana que vem, dia 19/10/2016, e como diz no anúncio acima, é sobre as mesas da série Vi (Soundcraft).
Todas as informações estão no anúncio.
Não vou poder ir porque estou em Caruaru trabalhando no segundo turno da campanha política.
Mas fica aqui o aviso que me foi enviado pelo Luís Salgueiro.
Um abraço a todos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Trabalhando em hotel - Tem internet?

Olá pessoal.
Antigamente, quando eu editava os áudios para rádio e TV da GM, eu nem fazia esta pergunta no hotel pela internet, porque já andava com minha internet móvel da Claro.
Se o hotel tivesse internet, e fosse mais rápida do que a minha, ótimo!
Caso contrário, usava a minha mesmo.
Quando deixei de editar estes áudios, cancelei o plano de internet móvel sem limite de dados.
Quando me falaram que teríamos que editar os programas do segundo turno na cidade do candidato (Caruaru), foi a primeira pergunta que eu fiz: --- O hotel tem internet boa?
A resposta foi sim. Tem.
E tem mesmo. Muito rápida a "danada".
Ainda trouxe meu roteador sem fio para ligar aqui no quarto direto na tomada de internet, para não ficar refém do bom funcionamento do sistema wifi do hotel, mas não existe tomada de internet no quarto.
Sem internet, não seria possível fazer este trabalho aqui, ou lá em casa, ou nos outros locais onde fiz anteriormente.

Já armei meu setup aqui no quarto.
O mesmo que estava armado lá em casa.
Tudo funcionando, o quarto é pequeno mas muito legal, o frigobar funciona muito bem, e já vou colocar minhas 3 garrafas de vinho dentro dele. Depois compro mais, logicamente.

Trouxe até duas taças (estou otimista) de acrílico para o caso de não conseguir taças de vidro, e para também futuras farrinhas pelas ruas da cidade.
O chuveiro não é elétrico, o que já é meio caminho andado para um excelente banho!
Vou almoçar, que já começo hoje o trabalho da montagem dos áudios.
E vou fazer a primeira coisa que faço quando chego num hotel. Comprar garrafas de 1,5L de água!!!!
E por que comprar várias garrafas de 1,5L em vez de um garrafão de 5L?
Para sobrar espaço no frigobar para meus vinhos, chocolates e as cervejas dos amigos em visita ao quarto!!!
Este quartinho vai ser a minha casa até o dia 28.
E nem preciso falar que vou atrás nestes dias das iguarias da região, né?
Buchada, galinha de capoeira, perua...
Depois conto como foi.
Um abraço a todos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Manuais ou apostilhas em português - Usando o iPad com as mesas da série Vi da Soundcraft.

Olá pessoal.
Jurava que já tinha avisado aqui no Blog que eu tinha esta apostilha falando sobre a conexão das mesas da série Vi (Soundcraft) com o iPad.
Mas como a ferramenta de busca do Blog não encontrou tal postagem, vou acreditar nela.
E se a ferramenta errou, vão ficar duas postagens avisando a mesma coisa.
A conexão é bem simples, não precisa ficar anotando nenhum número de IP, como acontece com a conexão das mesas da Yamaha.
Fiz a conexão com uma Vi6, e a notícia ruim é que não podemos controlar muita coisa pelo iPad, como tem avisado no documento. Isso serve para as versões Vi1, Vi4 e Vi6.

(abre aspas)
Por enquanto o ViSi Remote controla apenas os volumes dos canais de entrada, das
saídas master, das mandadas de auxiliar, o equalizador gráfico das saídas e o botão ON.
Com novas atualizações outros recursos poderão ser controlados.
(fecha aspas)

Mas...
Nas versões Vi 2000, 3000, 5000 e 7000 já se pode ter acesso aos dinâmicos, equalização e MISC (HPF, LPF, Delay, Pan, Gain, PAD, 48V, Phase).
A dica que Luís Salgueiro (Harman) me deu aqui foi para abrir o aplicativo no iPad e escolher a mesa.
Ele funciona no modo "offline".
Aí é só conferir o que se pode controlar com o iPad.
Quem quiser esta apostilha, é só me solicitar aqui nos comentários.
Um abraço a todos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Rapidinha 211 - Ferramenta de pesquisa do Blog funcionando!!!!!!!!


Olá pessoal.
Depois de um bom tempo sem funcionar (mais uma vez), finalmente o pessoal do BLOGGER consertou o erro (mais uma vez)!
A ferramenta de procura do Blog está funcionando novamente!!!!!!
Esta ferramenta fica no lado direito da página (é só ir rolando a página), logo abaixo da última opção do "ARQUIVO DO BLOG", que no caso é o ano de 2008, como mostra a figura acima.
Foi neste ano, precisamente no dia 02 de março, que escrevi meu primeiro texto para o Blog.
Todos os textos estão neste Arquivo do Blog.
A ferramenta de busca é excelente (quando está funcionando).
Ela se chama "PESQUISAR NESTE BLOG".
Basta colocar na janela a(s) palavra(s) relacionada(s) ao assunto que você quer encontrar no Blog, clicar no botão "Pesquisar" ou dar "Enter" e todas as postagens onde tem a(s) palavra(s) aparecem na página principal.
Vou dar um exemplo.
Coloquei a palavra M-Audio para pesquisar.
As postagens mais atuais desaparecem, e surgem na página principal todas as postagens encontradas que contém a palavra M-AUDIO no texto, onde você ainda pode classificar a visualização das postagens por relevância ou data.
Detalhes na foto acima.
Quando são encontradas várias postagens, não dá para aparecer todas numa página só, então no final da página você pode clicar em "Próximas postagens" para ver outras páginas com as outras postagens encontradas, como mostra a foto abaixo.
E depois pode voltar para as postagens anteriores ou simplesmente ir para a "Página inicial", saindo das postagens encontradas pela ferramenta de busca, voltando para as postagens mais recentes.


Como não tinha certeza se eu já tinha falado sobre um dos filmes no texto anterior, usei a ferramenta de busca, e confirmei que eu não tinha indicado anteriormente o tal filme.
Façam o teste para ver como é funcional a ferramenta.
Um abraço a todos.

Mudança de Palco 107 - Faça a pipoca e divirta-se.

Olá pessoal.
Como vocês sabem, se leram a postagem anterior, trabalhei na montagem dos programas de rádio de um candidato de Caruaru.
Este candidato foi para o segundo turno, e estou aguardando o contato do estúdio que me contratou anteriormente para saber se continuo no serviço.
Enquanto aguardo uma definição, lembrei que faz um bom tempo que não venho aqui indicar algum filme legal que eu tenha visto.
Pois bem...
Por causa deste tempo exagerado, vou indicar logo dois hoje aqui.
E estes dois estão no Netflix.
O primeiro que vou indicar, eu vi recentemente, e se chama  
"The Eichmann Show".


Eu nunca leio o enredo do filme.
Não gosto de saber nada do que se trata.
Escolho pela pontuação que normalmente existe nestes sites de filmes e no Netflix não é diferente.
Como a pontuação estava muito boa, quase 5 estrelas, escolhi-o.
E a pontuação estava corretíssima!
Marquei 4 estrelas para ele.
Como sei que muita gente gosta de saber um pouco do que se trata o filme, posso adiantar que o tema nazismo está inserido na história e que é baseada em fatos reais.

O segundo filme, que também é baseado em fatos reais, eu já tinha visto faz muito tempo, e nem tenho certeza se eu já não o indiquei aqui anteriormente.
Como a ferramenta de busca do Blog não está funcionando mais uma vez, e eu tive preguiça de procurar, vou indicar o filme aqui sem saber se estou repetindo a indicação.
Mas não tem problema isso, não é verdade?
O nome do filme é  
"Clube de Compras Dallas", e a história gira em torno da AIDS.
Dei 4 estrelas para este também.
Eu só indico filme aqui quando acho que vale 4 estrelas. Na minha concepção, uma estrela é ruim, duas é regular, três é bom, quatro é muito bom e cinco é espetacular.
Logicamente, como podem notar pelos assuntos que os filmes abordam, não tem nada a ver com ação, aventura...
Mas garanto que não vão se arrepender.
Um abraço a todos.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Trabalhando em casa - Tem que se adaptar.


Olá pessoal.
A briga tá grande no país com relação ao Uber!
Logicamente, são os taxistas que estão brigando, né?
Pela grande maioria da população, creio eu, e estou dentro desta maioria que eu creio, o Uber já era pra estar legalizado faz um bom tempo!!!
O que danado tem o Uber a ver com som???
Era só uma comparação que eu queria fazer para começar a falar deste trabalho que comecei numa salinha dentro de uma produtora de vídeo, depois fui transferido para uma outra salinha dentro de um estúdio de áudio, e finalmente o diretor que monta os programas comigo notou que poderíamos fazer isso sem sair de casa!
Isso eu já tinha notado depois de fazer alguns programas...
Estou montando os programas de rádio de um candidato a prefeito de uma cidade do interior de Pernambuco.
Se não houver segundo turno, este trabalho termina no dia 28 deste mês.
Não tenho muito pra falar sobre este trabalho.
Estou usando meu Cubase (Versão 7) para editar os áudios e uso duas caixinhas da Yamaha modelo HS 50M, que pertencem ao estúdio de áudio (HB Studio) responsável por estes programas.
Algumas vezes já reeditei programas em casa usando fones, quando ainda estava nas salinhas anteriores.
Primeiro local de trabalho.
Tenho dois laptops. Um ficava na salinha externa e o outro aqui casa.
Sempre fazia o backup do dia num HD externo e trazia ele pra casa.
Qualquer urgência, era só ligar o HD no meu outro laptop e abrir o projeto normalmente no Cubase7 que também está instalado neste laptop.
Um laptop está usando o sistema operacional Windows 10 e o outro está com o Windows 7.
Sem problemas.
Uma coisa que eu não podia esquecer de jeito nenhum, era a chave de autorização para usar o Cubase, que é um pendrive. Podemos ter vários laptops com o Cubase instalado, mas só podemos abrir o que estiver com a chave de autorização, chamado também de "iLok".
No centro o iLok do Cubase. Na esquerda o HD externo e na direita a saída para as caixas de som.
E o que isso tudo tem a ver com o Uber!!!?????
Tudo a ver...
Um tempo atrás, fim dos anos 80, começo dos 90, isso que eu faço hoje aqui em casa tranquilamente era inimaginável.
Os estúdios eram enormes, as mesas também. Os gravadores multipista eram enormes também.
E tudo custava uma fortuna!!!!!
Lembro até hoje do dia, no começo dos anos 90, quando eu trabalhava com jingles e já usava computador, em que trocamos a mesa analógica por uma digital.
Meu irmão jurou que eu poderia salvar a mixagem do jingle e se eu tivesse que regravar posteriormente alguma coisa deste jingle, eu apertava um botão e toda a mixagem que fiz dias atrás (ou meses ou anos atrás) iria voltar igualzinho como salvei!
Duvidei na hora, sem pestanejar!
Segundo local de trabalho.
Era muito comum refazer o jingle várias vezes.
E toda vez eu tinha que começar do zero na mixagem.
Logicamente, nunca ficava igual a primeira versão.
Aqui em Recife atualmente, já teve colega que me falou que as agências estão pedindo mais de um DEMO (até 3!!!!) de jingle para ver se escolhe algum!!!
Jogo duríssimo!!!!
Voltando a minha mesa digital décadas atrás...
Como eu queria que alguém tivesse tirado uma foto da minha cara no primeiro dia que chamei uma cena de uma mixagem de um jingle na mesa O3D da Yamaha...
Inacreditável!!!!!!!
Mesa O3D da Yamaha.
Como é bom a inovação. Como é bom a renovação. Como é bom o avanço da tecnologia.
Já tem gente hoje em dia mixando trabalhos em casa (home studio) de bandas que estão a milhares de quilômetros de distância do local.
Qualquer dia desses vai ter gente gravando online ao vivo, o cara no estúdio em Recife e o guitarrista no Japão, tudo ao mesmo tempo, via internet, ou uma coisa melhor ainda que internet.
Coisa parecida com isso o pessoal já vem fazendo há um bom tempo.
O cara mixa a base (ou manda uma cópia do projeto completo) e manda o(s) arquivo(s) para o cara no Japão, onde ele coloca esta base (ou abre o projeto) no software dele, grava a guitarra ouvindo a base e manda somente o arquivo de áudio da guitarra de volta para o cara em Recife, que coloca este áudio no software dele e mixa normalmente a música.
Você podia até fazer isso antigamente, mas teria que enviar a fita MASTER via Correios ou coisa do tipo, e torcer para que a fita não sofresse nenhum dano, ou se perdesse no caminho.
Risco absurdamente grande!
A internet veio para ficar. Como a gravação e manipulação do áudio digital.
Como acho também que o Uber é sem volta.
Em casa!!!
Sei também que a inovação acaba prejudicando alguns, como antigamente prejudicou os fabricantes de fitas para gravadores de rolo.
As escolas de datilografia fecharam.
O cobrador de ônibus, do jeito que anda a coisa, vai sumir da relação de profissão.
Antigamente, nas rádios, tinha o operador de áudio e o locutor.
Hoje o locutor faz as duas coisas.
Os estúdios deixaram de ganhar dinheiro com as cópias dos jingles que eram enviadas para as rádios.
Muita gente começou a gravar em pequenos estúdios ou até em casa, para só no final fazer a mixagem num estúdio de grande porte, ou seja, estes estúdios de grande porte deixaram de ganhar muito dinheiro, pois menos horas eram vendidas.

Os "drones" abalaram o aluguel de aeronaves para filmagens aéreas.
Qualquer dias desses, não duvido, o operador de áudio vai mixar um show ao vivo em casa, sentado na sua sala, usando fones ou pequenas caixas de som, via internet, ou como disse antes, alguma coisa até melhor que internet. E o palco a quilômetros de distância... Não duvide não, viu?
E os caso são muitos... Nem vou descrever mais.
O taxista "normal" vai ter que se adaptar a inovação, acho que não tem jeito. Ou vai acabar, como é o caso do cobrador de ônibus ou o rapaz que recebia o ticket do estacionamento.
Eu me adaptei e não reclamo por causa disso, até gosto muito.
Muitos técnicos e/ou operadores de áudio ficaram pelo caminho por não acreditarem no digital.
Acharam um absurdo o computador fazer parte do mundo do áudio.
Usar um mouse para mexer no som? Isso não deve prestar. Pensavam...
Pois é...
Nem sei onde estava o diretor hoje, a gente se fala por WhatsApp, e ele vai me explicando como quer. E nem fiz as contas para ver quanto vou economizar de gasolina, pois o carro não sai do estacionamento do prédio.
Já finalizei aqui o PGM 22 (Programa 22), e já enviei pela internet.
Já aprovaram e já vão liberar para as rádios de Caruaru, que vão veicular amanhã.
Enquanto isso, fui no mercadinho comprar extrato de tomate, fiz o almoço, lavei pratos, troquei o garrafão de água e almocei.

Deu tempo ainda de chupar duas laranjas!
Acho ainda que vou dar uma caminhada mais tarde para ver se as dores diminuem.
É... Meu corpo é que teima em não se adaptar a minha idade mental!!!!
Um abraço a todos.