segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Natal Para Sempre - Usando a Si Compact.



Olá pessoal.
Até estudando um software para DJ eu estou fazendo atualmente, para ver se abro o leque de oportunidades.
Traktor. Muito legal o software.
Tá complicado o mercado...
Mas tem coisa mais complicada do que isso acontecendo no país, né?
Já venho falando faz bastante tempo que estamos caminhando a passos largos para o caos...
Muita gente acha exagero, mas... É só dar uma olhada ao redor.
A turma está tendo que fazer teste de DNA para dizer quem foi que morreu nestas últimas confusões nos presídios!
Mas vamos para um problema bem mais leve...
A frase da semana foi a de um amigo aqui de Recife que tem estúdio de gravação e mixagem.
Passei uma mensagem pelo WhatsApp dizendo: Tem vaga para assistente aí no estúdio?
E ele me respondeu: Rapaz, no momento tem muita vaga pra cliente. Eheheheheheh. 
Vamos à luta.
Resolvi falar sobre meu último trabalho, que foi a operação do áudio do espetáculo Natal Para Sempre, que aconteceu aqui em Recife em seis datas de dezembro (17, 18, 22, 23, 24 e 25).
Este foi o segundo ano que participei deste evento.
O setup usado foi o mesmo do ano passado, coisa bem simples.
Oito microfones sem fio (headset) para os atores, quatro caixas amplificadas no palco para o pessoal poder ouvir as trilhas, e só!
Ahh, tinha também um microfone de bastão sem fio para a apresentação e o encerramento do espetáculo.
Este era todo o equipamento de som no palco.
Microfones dos atores.

A empresa de som em 2016 foi outra, e eu tive uma melhora nos equipamentos.
Como é um evento da prefeitura (ou com um apoio majoritário), é ela a responsável por escolher a empresa de som.
O PA foi um DAS (Aero12), com subs também da DAS.
Ainda coloquei front fill este ano, o que deu uma melhorada considerável no resultado final.
A mesa disponibilizada foi uma Si Compact de 32 canais, e goste muito de trabalhar com ela.
Ainda tentei colocar microfones DPA nos atores, mas o orçamento não suportou.
Tive só um problema de fuga de sinal num dia em um microfone, e como não consegui ajustar isso no outro dia pela manhã, substituí o sistema problemático por outro.
Para quem não tinha amplificadores de antenas, saí no lucro grande, pois só tive este contratempo com os sinais dos microfones.

As caixas amplificadas em uma das laterais do palco.

Usei mais uma vez meu laptop com o Cubase 7 para "soltar" as trilhas do espetáculo.
Nos dois primeiros dias tive a ajuda do diretor, Gabriel Gracindo, pois tem um roteiro para ser seguido. As músicas e/ou efeitos tem que entrar em pontos específicos, seguindo um roteiro.
Nos outros dias eu consegui fazer o trabalho sozinho.
Seguindo o roteiro.

Quase nada mudou no roteiro, e eu já sabia perfeitamente onde cada música e efeito entrava.
Como existia um bom espaçamento entre as músicas e efeitos, o trabalho foi tranquilo.
Mas numa peça mais complicada, com um número absurdo de efeitos e trilhas se sobrepondo, meu Cubase não iria servir de jeito nenhum!
Cubase 7.

Existem programas (softwares) específicos para a sonoplastia de peças de teatro.
Vejo muito destes programas no SESI Bonecos, onde as companhias que tem um áudio mais complexo, sempre levam seus operadores.
E realmente não teria como o operador de áudio do SESI Bonecos (eu) fazer este trabalho.
Mais uma vez o iluminador do espetáculo aqui em Recife foi Roberto Riegert, e este ano tivemos mais um profissional envolvido na técnica, que foi Mary Gatis, responsável pelas projeções.
As projeções acrescentaram um brilho a mais ao espetáculo.
Riegert & Gatis.
Voltando ao som...
Muito legal trabalhar com a Si Compact.
Como toda mesa digital que conheço, sempre existem os pontos positivos e negativos.
Pelo menos eu sempre acho estes dois pontos.
Quando se tem mais positivos do que negativos, o produto dá certo.
E acho que a série compacta da Soundcraft (Impact, Compact, Performer e Expression) se encaixa nesta opinião.
Tanto já deu certo, que aqui no Blog, o recorde de participações nos comentários, está sendo na postagem onde disponibilizo para envio a apostilha da Si Expression.
É muita gente no Brasil pedindo esta apostilha.
O mesmo sucesso não tiveram as Si 1, 2 e 3...
Realmente acho que deixaram à desejar.
Mas a série Vi veio para amenizar este desapontamento que a fabricante teve.
É muito difícil encontrar alguém que não goste da série Vi da Soundcraft.
Achei muito interessante a Si Compact.
Trinta e dois canais, 14 auxiliares/grupos e 4 mandadas independentes para os efeitos.
Muito bom.
Parte superior esquerda reservada para o laptop.

Mesmo ela sendo pequena e ainda "perdendo" toda metade esquerda de cima para o local do laptop ou iPad, eles conseguiram ainda deixar muitos controles físicos à disposição na mesa, como gate, compressor, equalizador, fase, phantom power, HPF, etc.

Na parte do visor, eles continuaram com o tamanho ridículo das versões maiores da mesa, que é compensado pelos controles físicos, que no caso do gate e compressor existem todos os controles relativos às funções (threshold, ratio, range, etc).
Quando você tem que ir para o visor para fazer as configurações (patch, oscilador, cenas, etc), você nota o quanto ele é minúsculo, dificultando o serviço.
Muito legal já ter GEQ em todas as saídas, sem precisar fazer nenhum patch.
Muito legal a qualidade dos efeitos (Lexicon, né?), e a praticidade das 4 mandadas exclusivas.
Muito legal a função que você pode escolher o que o fader vai controlar, possibilitando você ajustar a mesa para o seu jeito de trabalhar. Acho que é "Fader Setup" o nome da função.
Dica do meu colega técnico de Caruaru, Thadeu, filho do grande músico Camarão.
Não entendi o porquê de uma coisa na mesa...
Usando esta função, a gente pode deixar um único fader controlando alguma coisa estéreo (um grupo, uma volta de efeito, um matrix), mas ao mesmo tempo a gente não consegue que um único fader seja responsável por um input estéreo. Tem que lincar os dois faders! Oxe.

Neste meu trabalho, o segundo fader do canal estéreo ficava sempre enganchando nas movimentações. Chato. Deu vontade de "deslincar"!
Não aguento mais lavar pratos...
Parece uma criação de coelhos!
Toda hora dando cria!
É, meus caros...
Enquanto escrevo aqui, paro para fazer almoço, lavar pratos, varrer alguma área crítica do apartamento, etc.
Tenho outros afazeres aqui.
O que mais poderia falar sobre a Si Compact... Deixe-me ver...
Ahhh. Existem 4 máquinas de efeitos. E existem 4 botões independentes fixos para o TAP Tempo de cada máquina.
Interessante.
Infelizmente, o grave e o agudo é "shelving", não tem como mudar para "peaking".
Mesmo o colega da empresa (Júnior) me falando que era muito simples conectar com o iPad, não conseguimos fazer isso com meu sistema (uso o Airport da Apple).
Fiquei de fazer alguns testes em outras mesas para achar o problema.
Vou levar também meu roteador antigo para ver se o problema está no Airport.
Os trilhos dos faders mudam de cor dependendo da função.
Isso já existia nas mesas anteriores, e acho até legal, só não sei o tempo que elas aguentam funcionando, pois não sou usuário constante.
Se algum amigo ou colega quiser deixar comentários sobre os prós e contras da mesa, seria de um grande valor para pesquisas futuras dos leitores.
O Blog está aqui para isso.
Trocar experiências.
Falando nisso...
A notícia triste para mim este mês foi o fechamento da Revista Áudio, Música & Tecnologia (AM&T)! 
Vi isso num grupo de áudio que participo.
Mas vou me informar melhor para ter certeza do que houve realmente.
Se realmente fechou mesmo, se nem a versão digital sobreviveu, todos do áudio perderam com isso.
Aprendi muita coisa lendo a revista, e acredito que muitos além de mim aprenderam também.
A internet ajudou em muitos casos, e prejudicou em vários outros.
Muita gente deixou de ler, e eu sou um deles.

Enquanto eu batia a foto de onde eu estava...

O vício da internet, da necessidade de estar conectado, ocupa um tempo precioso que poderia ser usado para outras coisas.
Sempre percebo isso quando olho para a minha pilha de AM&T que não consegui ler. Estou uns dois anos atrasados na leitura, e nem sei se vale mais a pena ler, pois tudo muda muito rápido hoje em dia no áudio.
Devo ler sim.
A última mensagem no grupo de áudio foi:
"A Lucinda (gerente financeira) postou dizendo que a revista não acabou, só que vai mudar de endereço. Não comentou também se será só digital ou se terá versão impressa".
É isso pessoal... Espero ter ajudado alguém aqui falando sobre este trabalho, mesmo tendo sido breve.
Vou dar mais uma estudada no Traktor.
E no meu Cubase também.
Mesmo usando-o há um bom tempo, sempre usei para uma coisa simples, e muita coisa eu não sei ainda que ele é capaz de fazer.
...Alguém batia na mesma hora a foto no palco.


E como sempre, vou lavar os pratos, que se reproduzem na pia como coelhos!!!! 
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: