quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Gravação das aulas do Dia T no Conservatório Pernambucano de Música – Para quem ainda acha que Mac não trava!

Olá pessoal.

Nos dias 15 e 16 de agosto fui gravar as aulas e as pequenas apresentações que ocorreram no Conservatório Pernambucano de Música, referentes ao Dia T. O evento foi organizado por Nilsinho, que é um dos idealizadores da A Trombonada (cinco trombones). O T do nome do evento vem exatamente do nome trombone. Seria uma gravação simples em dois canais (pelo menos foi isso que me disseram!), que serviria como um simples registro. O sistema seria simples: um laptop Macintosh MacBook Pro com um HD externo e minha plaquinha de áudio Fast Track Pro com apenas duas entradas analógicas. Seria apenas isso e uma pequena mesa para ligar dois ou quatro microfones no máximo. Faria uma pequena mixagem destes microfones saindo pelo LR da mesa e gravaria um canal estéreo usando o software Pro Tools.

Só resolvi fazer este pequeno texto para brincar com os ferrenhos usuários de Mac/OS X, que ironizam constantemente os usuários do PC/Windows, pois o MacBook TRAVOU nos dois dias de gravação!

Tive saudades do meu laptop com o Windows XP e do meu software Nuendo, que já fez inúmeras gravações deste tipo sem dar problemas. Na realidade, só não usei meu setup de gravação porque meu laptop estava no conserto (depois de 3 anos ininterruptos de uso em terrenos acidentados, como chuva, poeira, praia, sol escaldante, etc).

Continuo achando o sistema operacional da Apple mais estável e confiável do que o de Bill Gates. Esta diferença era monstruosa há quinze anos, quando não agüentamos no estúdio as travadas do PC e trocamos para o Mac. Meu sisteminha de gravação. Com esta placa de áudio (direita) posso gravar no máximo 4 canais simultaneamente. Do lado esquerdo está o HD externo de 500 Gb. Já vendi ele e comprei um mais compacto de 320 Gb. Atualmente usamos no estúdio o PC/Windows XP (muito mais estável que o 98) por questões de custo x benefício e pela facilidade de encontrar programas e plugins de efeitos. Muitos programas só são feitos para PC. Estúdio de jingles Audiomidi. Pro Tools rodando no PC/Windows XP. Meu amigo Roberto, que usa Mac e que faz a luz de Silvério, tem instalado os dois sistemas operacionais no seu laptop, pois o programa que ele usa para simular e programar sua luz só roda no Windows. Alguns dos editores das mesas digitais da Yamaha também não foram feitos para o sistema operacional do Mac e nunca serão feitos, segundo um operador de áudio que usa Mac e que me falou isso recentemente em Gravatá.

Meu primeiro laptop foi um Ibook da Apple, mas tive que vender por questões financeiras, e hoje uso um PC HP com o Windows XP, pois alguns dos programas que acho legal só são feitos para o Windows.

Estou satisfeito com meu laptop PC. Serve perfeitamente para o que eu quero.

Tenho inveja do sistema operacional da Apple quando o assunto é vírus! Realmente é um saco esta vulnerabilidade do sistema operacional Windows.

Mas que o Mac trava...Trava!

Um abraço a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei! Com certeza foi a placa Fast Track Pro que deve ter causado isso! Ou os cabos de audio em curto! Mac não trava, só se recusa a trabalhar... é diferente!
Um PC é como um funcionário burro: trava por incompetência. Um Mac é como um funcionário insatisfeito: faz greve!
Brincadeiras à parte, tenho meu mac à dois anos e nunca deu uma tradinha sequer...
Abs

Anônimo disse...

MAC trava? O meu atual o MacBook black onde tenho instalado dezenas de programas inclusive meu estúdio home não travou, apenas ficou inoperante por apenas umas 3 vezes!!!!!!! nem se compara com o PC...!!!!!!! beijossssssssssssssssssssssssss