segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Maior Show do Mundo – A espera por Luan Santana.


Olá pessoal.
Hoje é segunda-feira, dia 08 de agosto.
Não tinha como o título ser diferente, porque o fato mais marcante do evento foi justamente a atraso do cantor Luan Santana. Eu falo do cantor porque a equipe técnica e os músicos estavam lá esperando por ele também, além do público, logicamente.
Caí de pára-quedas neste evento. Fui uma tarde antes do show para ver o novo PA da Bizasom modelo VERTEC da JBL, e para rever meus amigos Ítalo, Xuxu, Neto, Severo, Peruca... Todos da Bizasom. Dia 17 vou junto com este pessoal fazer o SESI Bonecos do Mundo em São Paulo e Rio de Janeiro como já adiantei aqui numa “Rapidinha”.


Conversando com Neto no palco enquanto ele ligava os equipamentos, ele me perguntou se eu tinha algo marcado no outro dia, e eu disse que não.
Então ele me falou que eu poderia ajudá-lo no palco ficando na mesa de monitor porque nosso amigo Rodrigo, técnico de monitor da empresa estava doente.
Falei que topava, mesmo não tendo a mesma intimidade com a mesa Yamaha PM5D que Rodrigo tem.
Fiquei até sabendo que é a PM5D que vai fazer o PA do SESI Bonecos este ano, por isso vou dar uma estudada no manual dela que tenho guardado aqui comigo, para ficar mais familiarizado.




Estou em casa. Já montei dois áudios de GM, ainda espero por mais um roteiro para gravar outro áudio, e estou esperando meu Amigo André Julião que acabou de chegar da Europa depois de mais de 40 dias rodando pela França.
Segundo ele, e não duvido, todos os dias teve vinho tinto! Isso mesmo! Ele bebeu vinho todos os dias que esteve lá! E depois dizem que eu é que estou bebendo muito!
Não preciso dizer que hoje ele vai ter mais um dia de vinho aqui em casa, não é mesmo? Já coloquei a garrafinha na geladeira, e quando ele chegar, vamos ter que comprar mais umas duas para garantir a farrinha. Achava que ele ia chegar amanhã, por isso só tenho uma garrafa aqui.
Hoje vai ser vinho com “tripus”, iguaria francesa a base de tripa (acho que de boi). Foi uma das exigências que eu fiz. Ele só entrava em casa aqui se trouxesse as latinhas de tripus.
Hoje a noite vai ser longa...



Falando em longa, cheguei no palco no outro dia perto das 8 horas da manhã.
Neto e Xuxu já tinham ligado tudo no dia anterior, a gente só ia conferir tudo e esperar pelo sound check das quatro atrações do evento, que estava marcado nesta ordem: Banda Eva, Luan Santana, Exaltasamba e Ivete Sangalo.
O normal seria Ivete passar o som primeiro, depois Exaltasamba, depois Luan Santana e por último passaria a Banda Eva que já deixava tudo montado e ligado no palco.
Isso seria o normal de um festival, o sound check acontece na ordem inversa das apresentações. Mas neste evento no estádio do Sport Clube do Recife isso não aconteceu.
Vou ter que parar de escrever para me encontrar com André num barzinho aqui perto de casa. Ele foi direto do aeroporto para o bar com um amigo dele que foi buscá-lo.
---



Já estou na noite de terça-feira, na sala de casa com André Julião bebendo o tão esperado vinho! Ele já viaja amanhã para Caruaru, e resolvi continuar com o texto aqui.
Não posso nem demorar muito hoje na farrinha porque vou levar meu Filho ao colégio bem cedinho amanhã.
Arrumamos o prato principal de tira-gosto (queijo parmesão, azeitona verde e salaminho) e estamos aqui viajando na internet e colocando as fofocas em dia.
Ah! O nome correto é TRIPOUS! Estou vendo aqui a escrita nas latinhas.


Coloquei para tocar aqui no meu Media Player o áudio de um show de Lenine que eu gravei a pedido da empresa de som, que era pra ser entregue a coordenação de uma festa para os funcionários de um banco que aconteceu em 2008. Guardo esta gravação com o maior carinho, pois é uma referência de som para mim. Um dia eu chego lá. A gravação é extraordinária, e o som do show também foi extraordinário. Gravei direto do L/R da mesa!
Denilson Campos é o nome da fera que faz o som de PA de Lenine há muitos anos e eu admiro muito o trabalho dele.
Várias vezes pensei em desistir da profissão por causa de outros sons que ouvi, e este show foi uma dessas vezes!

Show Banda Eva.
Vou mais uma vez apelar para as fotos tiradas no evento para dar uma refrescada na memória...
Como falei anteriormente, cheguei muito cedo (8h da manhã) no local do evento. Isso e a hora que eu saí, perto das 4h da manhã do outro dia, foram as partes mais pesadas do trabalho.
O resto foi muito tranquilo, pelo menos na parte de monitoração. Todas as bandas tinham técnicos de monitor (era de se esperar).
E fora isso, das quatro atrações, duas trouxeram até as mesas de som para fazer o monitor.
Só Ivete e Banda Eva usaram a mesa do evento. Exaltasamba trouxe uma Yamaha M7CL e Luan Santana trouxe um PM5D também da Yamaha.
Alguém aqui pode perguntar... Porque o pessoal de Luan Santana não usou a mesa do evento que era igual a mesa que eles trouxeram? O técnico de Luan poderia passar a cena do show dele tranquilamente para a mesa do evento, não é? É o mesmo modelo de mesa. É, mas...
E se a mesa do evento (não foi o caso) estivesse com defeitos nos faders ou em alguma tecla, ou com algum defeito intermitente?
Para não correr este risco, eles se dão ao luxo.


Exaltasamba levou duas mesas para o palco! Uma M7CL para fazer o monitor e uma LS9 para gerenciar a gravação do show.
E ainda para completar, todas as bandas levaram seus sistemas individuais de monitoração. Quase nenhum monitor de chão foi usado. Todos os músicos, de todas as bandas, usaram fones ou in-ears.
Ou seja, quase não mexi uma palha!
Fui praticamente um espectador, pois minha função era ficar na mesa de som, enquanto Neto e Xuxu faziam as ligações.
Eu tinha que fazer as ligações dos monitores, mas como quase todos os músicos das duas atrações (Ivete e Eva) que usaram a “minha mesa” usavam in-ears sem fio, meu trabalho foi quase zero.

Meu maior esforço durante o evento.
Já se passaram trinta minutos da hora zero! Já era para eu está dormindo, mas André me convenceu a ficar mais uma horinha aqui na segunda garrafa. Ele merece.
Vou me lascar para acordar às 5:50h.
Por eu não ter muita afinidade com a mesa PM5D, principalmente na área onde se salva as cenas dos shows, conectei meu laptop à mesa e usei o Studio Manager para salvar também as sessões dos shows de Ivete e Banda Eva.
Além de salvar no meu laptop, os técnicos de Ivete (Lázzaro) e da Banda Eva (Taguari) salvaram suas cenas nos cartões PCMCIA deles e eu ainda salvei as cenas deles no cartão PCMCIA da empresa de som!
Um homem prevenido vale por dois!
Como a ordem normal de sound check não foi seguida, depois do último sound check tivemos que desarmar tudo e armar os equipamentos da Banda Eva que seria a primeira atração.
Duas horas da manhã... Acho que vou acabar indo deixar meu Filho direto no colégio!
Duas garrafas já se foram.
Vou dormir, aguento não... 2:40h da madruga!
Amanhã acabo isso.
--

Equipamentos Exaltasamba.
 
Eita que demorei a pegar neste texto novamente. Hoje já é segunda-feira, dia 15. Já viajo quarta-feira que vem com a Bizasom para fazer o SESI Bonecos do Mundo em São Paulo e Rio de Janeiro. Queria acabar com este texto hoje para não acumular.
Vou dar uma lida no que escrevi acima para ver como continuo. Espero que eu consiga ser sucinto.
Gostaram da palavra? Espero que eu consiga ser breve. 
Conectei meu novo HD externo (agora de 500 Gb) ao laptop no intuito de ver as fotos para uma ajuda visual.


Lembrei que tivemos um probleminha no sound check com as caixas do line array que faziam o side no palco. Era um line da FZ e na noite anterior caiu uma chuva muito forte, e molhou as conexões das caixas. Apareceu um ruído muito forte logo quando ligamos, e Neto resolveu o problema secando as conexões com uma flanela e se eu não me engano, ele usou também uma lâmpada muito forte gerando calor perto das conexões.
Este foi o único contratempo que tivemos, pelo menos no que dizia respeito à parte técnica. As mudanças de palco não demoraram.
Quem demorou mesmo foi Luan Santana para chegar ao local.

Eu e Neto aguardando (literalmente) Luan Santana.
Foi aí que a coisa esquentou nos bastidores. A espera foi longa, e o show correu o risco de ser cancelado. Pelo menos foi isso que chegou para mim enquanto o primeiro show estava acabando. A Banda Eva finalizou seu show e a espera começou. Assim que o material da Banda Eva saiu do palco, todo o equipamento de Luan Santana foi montado e ligado por sua equipe. E só nos restava aguardar.
Nada do cantor.
E demorou muito mesmo! O público já estava bastante impaciente. E o clima no palco não estava nada ameno. Vai ter o show, não vai ter o show, vai ter o show, não vai ter o show... 
Depois de uma grande espera, o menino-cantor chegou e foi decidido pela produção do evento que o tempo do show dele seria diminuído para não prejudicar as outras duas atrações que ainda iriam se apresentar depois do show dele.

 
Por causa da grande espera, o início do show foi marcado por uma mistura dos gritos histéricos das meninas, de aplausos e muitas vaias também.
Muita gente foi naquela noite para ver e ouvir Luan Santana, não tenho dúvida nenhuma disso.
Depois de um certo tempo de show, o público estava completamente envolvido e cantava as músicas que foram bastante divulgadas pelas rádios do nosso país continental, parecendo que já tinham esquecido da espera pelo início do show.


O clima no palco ainda estava tenso, pois a produção do evento estava decidida a diminuir o tempo do show.
Tem que acabar agora, falava um... Espera mais um pouco, falava outro... Calma que ainda faltam algumas músicas... Calma nada, tem que parar...


A cortina chegou a fechar numa música, mas foi aberta novamente para Luan Santana cantar a derradeira música, na qual ele flutua no palco içado por dois cabos de aço.
Efeitos de fogo explodem no palco enquanto ele canta e “voa”.

Mas esta foi a última música mesmo do show, e a cortina foi novamente fechada para não se abrir mais. E mais uma vez o público vaiou, agora pelo tempo curto do espetáculo. Mas não teve jeito, e o show acabou.


Montamos o palco para Exaltasamba e o evento seguiu em frente.
Não tenho nada para comentar sobre o show dos “pagodeiros”. Tudo começou bem e acabou bem. Não tivemos nenhuma surpresa.


Monta o equipamento de Ivete agora.
Tudo checado. Podemos começar? Calma, que o computador onde estão as bases pré-gravadas travou!
Travou?
É um PC? Perguntei para operador de monitor da cantora.
Não, é um Mac, respondeu ele.
Oxe, e Mac trava?
Sempre falei aqui que trava, mas ainda tem gente que acha que não.
Fica aqui mais um registro do danadinho travando.
E travou feio, porque não teve jeito de destravar e o show começou sem o uso do laptop com as bases.

Equipamentos de Ivete Sangalo.
 
Durante o show, um dos integrantes da equipe técnica ficou ajoelhado ao lado do bichinho tentando reanimá-lo.
E se eu não me engano, ele conseguiu reanimar a máquina.

 
O que me chamou a atenção durante o show de Ivete foi a quantidade de gente ao lado da mesa de monitor. Pensei que meu amigo Lázzaro iria se irritar com a muvuca. Eu não conseguia nem ficar ao seu lado. Parecia uma rave!
Fiquei um pouco atrás, mas sempre olhando para ver se ele queria algo ou se alguém lá na frente chamava pelo intercom.


No detalhe, Lázzaro espremido fazendo o monitor.
Segundo a produção do evento, a festa tinha que acabar até as 2 horas da manhã, mas passou e muito desta hora!
Ivete ainda chamou Luan Santana ao palco para dar uma força ao cantor que ficou muito chateado pelo atraso e pelo tempo curto do seu show. Achei legal a atitude dele de ficar até o fim do evento para voltar ao palco. Também esta foi a única atitude legal que eu achei.
Os dois cantaram algumas músicas e Ivete prosseguiu com o show dela.

Luan Santana aguardando para participar do show de Ivete Sangalo.
Já estava perto das 4 horas da manhã quando Ivete acabou com o show dela!
Ainda levei um banho de chuva tentando pegar um taxi para voltar pra casa que nem ficava muito longe do estádio, mas não dava para ir andando porque estava chovendo e eu estava carregando minha mochila com o laptop mais minha maleta.

 
Alguns dias depois, para compensar o atraso dele, soube que o cantor-pop-menino-sertanejo tinha doado todo o cachê deste show, que não foi pouco (cerca de 300 mil!), para instituições filantrópicas em Recife. Ele dividiu o valor para várias instituições.
Para mim (e esta é uma opinião pessoal), esta doação não mudou em nada minha opinião sobre a sua atitude.
Achei que o que ele fez foi uma enorme falta de respeito com todos que estavam envolvidos com o evento (principalmente o público que foi vê-lo), independente dos motivos, que para mim, só um problema de saúde dele ou de algum familiar poderia dar sentido ao atraso.
Este show já estava marcado há mais de um mês, e ele (ou a produção dele) teria que equacionar melhor seus compromissos para evitar uma falha dessas.
Gostaria que ele continuasse a doar para ajudar as pessoas durante sua trajetória artística (não precisa ser o cachê todo), mas sem ser para amenizar ou compensar uma falha dele.


Doar para compensar, não é doar.
Um dia você vai entender isso Luan Santana.
Um abraço a todos.

Um comentário:

Thiago Pottes disse...

Massa Titio! Parabéns a você e a todos os integrantes das equipes do palco.

ë raro rolar uma oportunidade de trabalho em estádios aqui em PE.
Você é um dos poucos profissionais que já pôde vivênciar esta experiência.
Um forte abraço...
Melhorando Sempre!