Olá
pessoal.
Quando
fechei o carnaval com Naná Vasconcelos, isso incluía a abertura do carnaval no
Marco Zero em Recife.
Nunca
tinha feito este trabalho, que ele faz há vários anos.
Naná
Vasconcelos junta várias “Nações” de Maracatu, e sai num cortejo até o Marco
Zero, onde está armado o grande palco.
Na
frente deste palco tem uma rampa que é usada para desfiles de vários grupos
ligados ao carnaval (maracatus, troças, etc).
É
nesta rampa que Naná fica quando chega do cortejo, e cada Nação de Maracatu vai
se posicionando lado à lado na frente da rampa.
São
mais de 700 batuqueiros.
Naná
Vasconcelos ainda usa um tímpano, instrumento comum nas orquestras sinfônicas.
Além
das alfaias, existem outros instrumentos que formam a sonoridade do Maracatu.
Caixa,
gonguê, ilú, ganzá e agbê.
Mais detalhes aqui neste LINK.
A
produção de Naná me mandou o rider da abertura do ano passado para eu dar uma
olhada, e para fazer alguns ajustes caso fosse necessário.
No
ano passado eu estava no Marco Zero fazendo a mixagem para a Band, contratado
pela Bizasom.
Sabia
que existiam dois microfones de ambiência, um coral e sempre tinha convidados.
Se
eu não me engano, no ano passado os convidados foram Marcelo D2 e Zé Brown
(rapper de Recife).
Neste
ano foram três convidadas.
Fafá
de Belém, Elba Ramalho e Lura, uma cantora de Cabo Verde (África).
A
abertura do carnaval seria no dia 13, mas antes disso, nos dias 10 e 11 fizemos
um ensaio geral.
Ainda
bem que teve estes ensaios.
No
primeiro, a coisa foi bem complicada, pois quando eu ia escutar o PA para fazer
meu alinhamento, chegou a notícia que eu tinha que abrir o som do PA para uma
reportagem de televisão.
Foi
o caos.
Na
rampa, só deu tempo de ligar os microfones.
Os
sete microfones do grupo Voz Nagô, dois microfones de ambiência, dois
microfones do tímpano, a voz de Naná e os microfones sem fio para as convidadas.
Não
deu para passar direito a monitoração.
Fui
levantando os faders do Voz Nagô, levantei os canais do tímpano e a voz de
Naná.
Na
confusão, fui testando as vozes das convidadas. Neste dia, só Fafá de Belém e
Lura compareceram.
Nada deu muito certo neste dia.
Não
deu tempo para fazer a monitoração corretamente.
As
convidadas e o grupo Voz Nagô não estavam se escutando direito e por estarem na
frente do PA, acho que estavam ouvindo um pouco atrasado suas vozes.
Deixamos
para resolver tudo no outro dia, no segundo ensaio geral.
Desta
vez a coisa fluiu melhor.
Colocaram
os fones com fio no grupo Voz Nagô e os inears sem fio nas convidadas.
Eu
já tinha sido alertado que os microfones de ambiência captavam muito os instrumentos
com sonoridades mais para os médios e agudos, que ficavam mais próximos da
rampa.
Resolvi
então separar o som dos dois microfones (shotguns).
Usei
um “filtro passa alta” (HPF) em um microfone e no outro eu usei um “filtro
passa baixa” (LPF).
Com
isso eu fiquei com um microfone com o som dos instrumentos mais para os médio-agudos
e no outro microfone eu tinha o som mais grave.
Começamos
a passar o som novamente, desta vez com mais calma.
Vi
que poderia usar os microfones de ambiência para ajudar a colocar o som dos batuqueiros
no PA. Ficou até legal a separação dos sons que eu fiz com os filtros.
Mas
acabei não usando, pois achei que iriam atrapalhar mais do que ajudar.
Os
batuqueiros avisaram Naná que estavam escutando as vozes do coro atrasadas.
Eu
sabia que eles tinham razão. É uma questão de física (sempre fui ruim em
física!).
Os
grupos de maracatu estavam há pelo menos 15 metros de distância do PA e o som
das vozes do coro iria chegar atrasado mesmo.
Complicou.
E
o pior... 15 metros estavam os primeiros batuqueiros que ficavam com os
instrumentos mais agudos. Atrás deles iam os outros, ficando lá no final as
alfaias, que ouviam muito mais atrasadas as vozes.
Duas
soluções:
1
- Colocar inears em todos os batuqueiros. (risos)
2
- Colocar os batuqueiros na mesma linha do vocal, ou seja, todos em cima da
rampa ou no palco.
Como
sabia que nenhuma dessas soluções poderia ser usada, nem comentei nada.
Eles
teriam que tocar escutando as vozes atrasadas mesmo.
Por
causa desta questão do atraso do som do PA em relação aos batuqueiros, resolvi também
não colocar o som dos microfones de ambiência no PA.
Seria
um atraso em cima do outro, pois o microfone já estaria captando com atraso e
depois do som sair no PA, ainda iria ter mais atraso para os batuqueiros
escutarem este som.
Imaginaram
a confusão?
Enquanto
as convidadas passavam o som, saí da house mix e fui até o final do maracatu
ouvir o som do PA.
O
som dos batuqueiros era tão alto, que quase não escutava o som das convidadas e
o som do coral.
Tive
a certeza que teria que dar muito mais “gás” nas vozes. Muito mesmo!
Aí aparecia outro problema.
As
sete vocalistas e as convidadas iriam cantar na rampa que é montada na frente
do palco, ou seja, ficariam na frente do PA!
Quanto
mais volume, mais fácil realimentar.
Passei
o ensaio todo ajustando isso. Vozes x PA x Realimentação.
Estava
indo até bem... Mas quando Elba começou a cantar a parte dela, vi que estava em
apuros.
Não
conseguia de jeito nenhum colocar a voz dela no PA sem realimentar.
Usei
plugin, tirei plugin, juntei plugin com compressor da mesa... Fiz várias
tentativas... E nada!
Não
ficava legal.
Solei
o canal da voz dela no meu fone, e escutava mais o som do maracatu do que a voz
dela.
Como
ela estava usando inear, logicamente não estava precisando emitir muita voz
para se escutar.
Mas
esta “amaciada” que ela deu complicou o meu lado.
Se
na house mix eu não escutava direito a voz dela, atrás do maracatu é que não
escutaria mesmo!
Nosso
horário acabou e eu não tinha conseguido.
Fui para casa pensando.Naná com o Voz Nagô e Lura. |
Acho
que foi ainda quando eu estava indo para casa, que o roadie de Naná me ligou
para falar alguma coisa.
E
na conversa eu perguntei se Elba usou o sistema de inear dela.
Ele
respondeu que sim, e que também usou o microfone dela!
Microfone
dela? Que microfone dela?
Ninguém
me avisou que o microfone que ela estava usando não era igual aos outros dois microfones
sem fio (SM58) das outras convidadas.
Liguei
para Rodrigo (Bizasom) e ele me informou que o técnico de monitor de Elba
(Flávio) trocou a cápsula do SM58 por uma cápsula de SM87!
Por
isso que a diferença nas vozes foi muito grande!
Na
correia, nem me lembrei de perguntar isso.
Como
eu achava que os três microfones eram iguais, fiquei desanimado comigo mesmo
por não conseguir ajustar as coisas.
No outro dia liguei para meu Amigo Mário Jorge,
técnico de PA de Elba, e conversei com ele sobre o acontecido.
Pedi
para ele falar com Flávio sobre o assunto e perguntar se poderia
desfazer a troca das cápsulas dos microfones.
Pedi
também para Mário passar meus contatos para Flávio para ele me ligar.
Flávio
me ligou.
Conversamos
e ele achou muito difícil Elba aceitar a troca dos microfones.
Mário
já tinha me falado antes e Flávio me falou a mesma coisa.
Na
hora do show, Elba com certeza iria emitir mais voz.
Ok.
Só
me restou aguardar pelo dia do evento.
Cheguei
cedo.
Passamos
todos os canais e o pessoal no palco checou os fones e as vias de monitores de
chão.
Era
muita gente no Marco Zero.
Sempre
é.
No caso da abertura, quase a metade da parte
central é ocupada pelos batuqueiros.
Fiz
o que havia planejado. Dei mais volume em tudo no PA.
E
realmente não coloquei o som dos microfones de ambiência. Deixei-os fechados.
Um
pouco antes de começar, Flávio me chama pelo intercom (comunicação entre palco
e house mix) e me dá a boa notícia.
Contou-me
que ele conversou com Elba, falou para ela da nossa conversa, e avisou que iria
baixar um pouco a voz dela no inear, fazendo com que ela emitisse um pouco mais
de voz.
Pediu também para ela cantar com o microfone um pouco mais perto da boca.
Já
fiquei animado. Com certeza iria ajudar.
Tudo
seguiu certinho.
Vozes
altas. Sem realimentar.
Cada
convidada foi fazendo sua participação.
Primeiro
Fafá de Belém e depois Lura.
Logicamente
eu tinha um roteiro, e só abria o microfone de quem iria cantar.
Depois
que Lura acabou sua participação, olhei para Fumato (técnico de PA contratado
pela Prefeitura) e falei:
---
Só posso me lascar com Elba agora.
E
ele respondeu:
---
Ou não, né?
Chegou
a vez de Elba.
Abri
o canal da voz dela e já fiquei com o dedo no fader.
Resultado?
Tomei
foi um susto!
A
voz veio “valendo”!
Tive
até que mexer um pouco no ganho para amenizar o volume.
Fumato
me olhou falando:
---
Tais vendo?
(rimos)
Ele acompanhou toda esta história lá na frente
comigo, desde o primeiro ensaio geral.
A
participação de Elba era o final da abertura.
Vou
procurar saber com quem estava no Marco Zero neste dia para saber o
que acharam do som.
Se
a minha escolha por não colocar os microfones de ambiência foi boa ou ruim.
Achei
que neste trabalho o MENOS poderia ser MAIS.
Ajudaria
mais ter menos coisas no PA.
Mesmo
se eu optasse em colocar microfones no meio do maracatu, os batuqueiros iriam
ouvir tudo atrasado ainda!
Em
muitos locais pequenos, já deixei de colocar o som de algum instrumento no som
do PA.
Mas
em lugares grandes, foi a primeira vez!
Já nos camarins, liguei para Mário Jorge para avisar que deu tudo certo e pedi para ele ligar para Flávio para agradecer em meu nome.
Enquanto eu aguardava na frente do camarim de Naná Vasconcelos (a comemoração era grande lá dentro!), Flávio passou e eu pude agradecer pessoalmente.
Já nos camarins, liguei para Mário Jorge para avisar que deu tudo certo e pedi para ele ligar para Flávio para agradecer em meu nome.
Enquanto eu aguardava na frente do camarim de Naná Vasconcelos (a comemoração era grande lá dentro!), Flávio passou e eu pude agradecer pessoalmente.
Um
abraço a todos.
3 comentários:
que bom você relatar estes "apuros". não acho que isso possa prejudicar seu trabalho. compartilhar as dificuldades também fazem parte do nosso trabalho. tudo deu certo. precisamos muito ouvir isto dos técnicos, pois só assim poderemos enfrentar melhor nossa batalha de cada dia...,mais uma vez obrigado pela publicação, pois me ajuda muito
Sempre instrutivo ler seu blog titio ..obrigado pela aula de sempre..
Olá Fernandão.
Sempre relatei minhas broncas e meus erros aqui no Blog.
Fazem parte dos bastidores de um show.
Legal saber que está ajudando alguém.
Oi Lucas.
Legal saber que está ajudando alguém (2).
Obrigado por participarem com seus comentários.
Um abraço.
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