quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Alceu Valença em Guarabira (PB) – Quase nada a declarar.


Olá pessoal.
Não sei por qual motivo resolvi escrever hoje para o Blog.
Estou meio ressacado do carnaval, e também por causa do vinho que resolvi tomar ontem quando cheguei do último trabalho com Naná Vasconcelos em Olinda.
O vinho não entrou bem.
Isso é raro!
Fui dar uma olhada onde parei nos textos aqui no Blog e vi que está bem desatualizado.
Acho que foi por isso que decidi falar de mais um trabalho.
Mas quando fui ver as fotos para tentar lembrar de algo interessante para falar dos bastidores, não me veio nada à cabeça que pudesse comentar aqui.
Este show de Alceu aconteceu no dia 31 de janeiro na cidade de Guarabira, na Paraíba.
Diferente do show anterior, neste de Guarabira teria a presença de quatro sopros.
O equipamento de som era muito legal.
Inclusive eu achei que a PM5D do monitor tinha sido tirada da caixa naquele dia, mas o técnico da empresa me falou que já estava na estrada fazia um bom tempo.
Acho que ele falou 4 ou 5 anos.
O equipamento era muito bem cuidado mesmo!
Brilha Som, de João Pessoa.
Fiz o que normalmente faço.
Passei uma cena anterior do computador para a mesa via cabo USB.
Não tenho o cartão PCM/CIA que é utilizado pela PM5D para salvar as cenas.
Já é combinado há muito tempo com Rogério e Aurélio (técnicos oficiais de Alceu) um input list básico da banda, com bateria, baixo, teclados, vocais e acordeom.
Estes canais acabam no 25.


Quaisquer outros instrumentos que apareçam, eles são colocados após o canal 25.
Isso ajuda muito, pois só preciso ajustar os endereçamentos dos canais que entraram, neste caso aqui os quatro sopros.
Neste show não teria acordeom. Deixamos o canal vazio, pulando-o.
Estou vendo (ou ouvindo?) um joguinho de futebol na TV enquanto escrevo.
Esta noite vai ser somente água e laranjas.
Amanhã tenho uma confraternização dos técnicos de som, e a farra lá é bem pesada.
O cesto de roupa suja está cheio.
A máquina de lavar vai ter trabalho este fim de semana.
Aos poucos o cotidiano vai voltando ao normal.
Depois de passar a cena para a mesa fui alinhar os monitores.
Sempre fico na dúvida de qual microfone usar para este trabalho.
Uso o microfone de Alceu ou uso o microfone da empresa de som que normalmente é o SM58 da Shure?

O microfone de Alceu é um Shure Beta SM87, um “condenser”.
Ou seja, tem um timbre mais brilhante e é muito mais sensível.
Por causa disso, é muito mais fácil realimentar do que o velho SM58, que é um microfone mais “duro”.
Escolhi passar com o de Alceu mesmo.
Só levei um tempinho para ajustar o side DAS com o microfone de Alceu.
Às vezes acho que corto mais do que devia as altas quando uso o microfone de Alceu, por isso fico sempre na dúvida de qual microfone usar.
Já teve show que usei o SM58, e quando peguei no final o microfone de Alceu estava tudo muito estridente.
Reajustei quase tudo novamente.

E já teve dia também de soar legal usando o SM58.
Ou seja... Vou continuar nesta dúvida!
Passamos o som normalmente e ainda deu tempo de dar um passeio até uma estátua de Frei Damião, que fica num ponto alto da cidade.
Acredito que seja o ponto MAIS alto de Guarabira.

De lá dava pra ver toda a cidade, inclusive o pátio de eventos onde seria o show.
Um lugar grande, com dois palcos grandes um ao lado do outro, e um terceiro menor do outro lado.
Excelente estrutura.
O show foi bom. Muita gente.
Público animado.
Alceu não me pediu nada.
Foi tudo “nos conformes”.
No outro dia voltamos para Recife.

Vou beber água e pegar as laranjas, enquanto vejo dois jogos ao mesmo tempo na TV.
Quando a bola sai do campo num jogo, eu mudo o canal para o outro jogo e vice-versa.
E assim vou vendo. Normalmente acabo não vendo os gols dos dois jogos!
(risos)
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: