Catering(kêterin) (ingl) s.m. Fornecimento de
comidas prontas, serviços (por exemplo, prataria, louça e roupas de mesa)
e outras provisões.
Catering é o termo usado para promover serviços alimentares em lugares remotos."
Catering é o termo usado para promover serviços alimentares em lugares remotos."
Resumindo... Catering
é um espaço onde a galera faz um lanchinho (ou janta) num evento.
Fui lá várias vezes
para tomar um sorvete de tapioca polvilhado com paçoca que me tirou do sério.
Quase levo o
recipiente cheio para a house mix.
Espetacular o sorvete,
que me falaram que era uma fabricação caseira. Show!
Estava eu sentado no corredor conversando com Roberto,
quando um colega nosso, João Rogério, um fotógrafo que sempre acompanha Naná
Vasconcelos, me perguntou o que eu iria escrever sobre o FITO para meu Blog.
Achei até interessante
a pergunta de João, pois não sabia que ele lia meu Blog.
Falei para ele que não
sabia ainda o que falar, pois faço o Festival faz um bom tempo, e normalmente a
operação do áudio é basicamente a mesma.
Mesmo sistema de som.
Line array FZ (já teve AERO 28 D.A.S.) e nas últimas edições foi a mesa Venue.
Basicamente o mesmo
show, pois Tom Zé vem fazendo o show do sábado faz tempo...
O que eu iria falar?
Disse para João que não sabia ainda.
Já em casa, comecei a
pensar no assunto.
E resolvi não falar
nada da parte técnica!
Mas continuo este
texto amanhã, pois já são duas horas da manhã, e estou mortinho porque fiquei
vendo jogos de futebol na TV e fazendo meu almoço da semana.
Vejo vários jogos ao mesmo tempo, acho que já falei até isso aqui no Blog...
Ainda teve umas doses de vodka com Sprite...
Tenho uma garrafa de vinho especial aqui, mas resolvi deixar ela intacta porque pretendo levá-la para um passeio em Maceió neste fim de semana.
Mas isso é um outro assunto, e nem tem nada a ver com bastidores de shows.
Amanhã (ou outro dia) continuo isso.
Vejo vários jogos ao mesmo tempo, acho que já falei até isso aqui no Blog...
Ainda teve umas doses de vodka com Sprite...
Tenho uma garrafa de vinho especial aqui, mas resolvi deixar ela intacta porque pretendo levá-la para um passeio em Maceió neste fim de semana.
Mas isso é um outro assunto, e nem tem nada a ver com bastidores de shows.
Amanhã (ou outro dia) continuo isso.
--
Voltei!!!!
Hoje é quinta-feira, dia 01.
Escrevi a parte de cima ontem.
Deixa eu ver o que escrevi acima...
Ok, vamos lá.
O passeio em Maceió eu já sei que dançou. (uma pena...)
Tou vendo para onde vou agora neste fim de semana, já que depois de meses, minhas contas não estão muito no vermelho. Vai dar para sair um pouquinho.
Fui dormir pensando se seria legal falar sobre as duas coisas que eu estava pensando em escrever.
Pode ser que este texto se torne chato para quem veio atrás de conversas técnicas.
Mas tenho meus motivos.
Espero que compreendam.
Se eu lembrar de algo relevante sobre a parte técnica enquanto escrevo, abro um parêntese para comentar, mas vamos aos dois pontos que queria tocar aqui.
Hoje é quinta-feira, dia 01.
Escrevi a parte de cima ontem.
Deixa eu ver o que escrevi acima...
Ok, vamos lá.
O passeio em Maceió eu já sei que dançou. (uma pena...)
Tou vendo para onde vou agora neste fim de semana, já que depois de meses, minhas contas não estão muito no vermelho. Vai dar para sair um pouquinho.
Fui dormir pensando se seria legal falar sobre as duas coisas que eu estava pensando em escrever.
Pode ser que este texto se torne chato para quem veio atrás de conversas técnicas.
Mas tenho meus motivos.
Espero que compreendam.
Se eu lembrar de algo relevante sobre a parte técnica enquanto escrevo, abro um parêntese para comentar, mas vamos aos dois pontos que queria tocar aqui.
PRIMEIRO:
Agradecimento geral!
Isso mesmo. Ou vocês acham que só eu faço o FITO?
Sou apenas responsável pelo áudio do palco central. Uma pequenininha parte de um todo.
Fora este meu palco, existem ainda 4 salas para umas 150 pessoas/cada, onde existem sistemas de som e luz independentes.
Queria começar os agradecimentos com Ítalo, um dos proprietário da Bizasom. Foi ele quem me convidou para o primeiro SESI Bonecos em 2009, e depois segui fazendo o FITO.
O outro "dono mais antigo" da Bizasom é o lendário Bizoga, pai de Ítalo.
Por décadas chamei-o de Bizoca.
Daí vem o nome Bizasom.
Isso mesmo. Ou vocês acham que só eu faço o FITO?
Sou apenas responsável pelo áudio do palco central. Uma pequenininha parte de um todo.
Fora este meu palco, existem ainda 4 salas para umas 150 pessoas/cada, onde existem sistemas de som e luz independentes.
Queria começar os agradecimentos com Ítalo, um dos proprietário da Bizasom. Foi ele quem me convidou para o primeiro SESI Bonecos em 2009, e depois segui fazendo o FITO.
O outro "dono mais antigo" da Bizasom é o lendário Bizoga, pai de Ítalo.
Por décadas chamei-o de Bizoca.
Daí vem o nome Bizasom.
Depois de Ítalo, vem
Lulinha e Maguila, produtores e proprietários da Raio Lazer, encarregados de
tirar as ideias de Lina Rosa (criadora do SESI Bonecos e FITO) do papel,
tornando-as reais.
Lulinha e Maguila são também
meus fornecedores.
De vinho. Não falharam
um dia sequer!
E Heros intermediava este
fornecimento, ele é o responsável pelo catering.
Agora entram meus
anjos da guarda: Neto, Xuxu, Barraca, Derick e Fukinha. Esta é a equipe do
áudio. Sempre disposta a me ajudar com o áudio do palco central. Neto fica no
palco e o restante do pessoal fica nas salas.
Rodrigo veio várias vezes também como
responsável dos equipamentos do palco.
Sempre reclamam que
nunca falo deles aqui no Blog.
Pronto, falei. (risos)
Ítalo não vem somente
como proprietário da empresa...
Coloca muito a mão na massa. Inclusive é ele
quem faz o monitor dos shows de Tom Zé, desde o primeiro, quando era somente
uma LS9 para fazer PA e monitor. Ele ficava no palco com a mesa e eu ia pra
frente com meu laptop para fazer o PA via wireless.
Vamos agora para a luz,
que na minha opinião, é a parte mais pesada do FITO e do SESI Bonecos.
A iluminação!
Waltinho de São Paulo
foi com quem mais convivi nestes Festivais. Ele fazia a coordenação da luz no
FITO e SESI Bonecos.
Neste último FITO, Severo
foi o responsável pela direção da equipe formada por: Bruno, Tocha e Paulo
(todos de Recife), mais Henrique, Toninho, Adriano e Rossini (todos de São
Paulo).
Toda a energização e
aterramento do evento fica sob a responsabilidade de Raul, também de São Paulo.
Depois da parte
técnica, vem o pessoal da produção. Com certeza devo esquecer de falar de
alguém, porque são muitos. Vou lembrando dos que convivo mais.
Ricardo, Rafael,
Carioca, Sávio (este é novato), Mamberti, Will, Lilli, Carluccia e Tici.
Odeio Mamberti!
Responsável pela
comunicação, é ele quem marca e dá a notícia que tem gravação para a TV de
madrugada! (risos)
6h da madrugada. Gravação para TV. |
Neste ano a Bizasom
colocou mais caixas no PA e mudou as caixas de subgraves.
Ficou
mui(iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii)to
melhor.
Só falta agora colocar
o front-fill, que estava tudo certo para ter neste, mas tivemos que remanejar
as caixas para outras funções.
O sorvete de
tapioca... Ai, ai... Não esqueço o danado.
Para mim, a sensação
gastronômica do evento.
Tem ainda a turma
responsável pelo traslado dos artistas, mas como uso pouco estas vans, não
lembro dos nomes, mas tem gente só para isso, viu?
Não lembro dos nomes do pessoal que fica responsável pelos telões de LED.
Mas tem uma turma específica para isso também.
Normalmente ficavam na house mix comigo, mas este ano ficaram ao lado do palco dentro de um pequeno caminhão.
Existe outra galera que trabalha com vídeo, mas é filmando todo o evento para documentação.
Brinco com eles porque sempre vejo suas fotos em praias, lugares bonitos, pontos turísticos...
Parece que estão sempre passeando enquanto eu trabalho. (risos)
Ariel, Lara, Marco... São os que eu mais tenho contato.
Não tinha cenas da
mesa Venue do show de Tom Zé e nem deste show novo de Naná Vasconcelos.
Peguei a cena do FITO
de 2012 em Recife, onde foi usada a Venue com o mesmo PA FZ, e a partir desta
cena, alinhei novamente o PA (quase não mexi, pois o gráfico tinha sido feito
para o PA FZ em 2012).
Depois foi só passar o
som de Naná Vasconcelos, duplicar esta cena e colocar o input de Tom Zé.
Fiz algumas alterações
no gráfico do PA para o show de Naná porque a apresentação começava com ele e
as gêmeas embaixo do palco, passeando pelo local com instrumentos feitos com
bacias. Para isso, usamos microfones sem fio.
Na cena de Tom Zé, era
outra equalização, a que fiz logo no primeiro contato com o som do PA.
Saiu como eu queria.
Ahhhhhhhh!
Uma peça fundamental
no FITO.
O apresentador!
Com Pascoal em 2009. |
Como no SESI Bonecos,
no FITO também tem um apresentador que fica uma boa parte do tempo dialogando
com o público e informando tudo sobre o evento.
No FITO, este
apresentador é Pascoal da Conceição.
Você pode até não saber
quem é pelo nome, mas com certeza já viu o rapaz.
Ele é nacionalmente
conhecido como o "Dr. Abobrinha" do Castelo Rá-Tim-Bum.
Mais uma vez vou
expressar minha opinião...
Tanto no SESI Bonecos
(Cláudio Ferrário) como no FITO (Pascoal), as escolhas da produção foram de uma
felicidade absurda!
Cláudio com suas pernas de pau no meio da multidão. |
Todos os dois são
extraordinários no desempenho da função!
A impressão que fica
para mim, olhando da house mix, é que todo aquele público interagindo com os
apresentadores, se transforma numa grande família dentro de uma sala de estar, vendo
algum programa de entretenimento.
Os dois são feras
mesmo!
Dois monstros.
Parabéns Cláudio e Pascoal.
Vou almoçar aqui.
O estrogonofe que eu fiz ontem ficou show!
Quase vira tira-gosto!
Volto já, para falar do segundo ponto deste trabalho.
O estrogonofe que eu fiz ontem ficou show!
Quase vira tira-gosto!
Volto já, para falar do segundo ponto deste trabalho.
--
O estrogonofe tá
sensacional mesmo, mas o feijão ficou muito salgado, exagerei na carne de
charque.
Continuando...
Continuando...
SEGUNDO PONTO: Naná
Vasconcelos.
Já fiz muitos trabalhos
para Naná, e este foi mais um.
Só que este foi
especial.
Alguns já devem saber
que ele passa por uma situação delicada de saúde.
Ele inclusive
comunicou seu problema nas redes sociais.
Para quem conhece ele
pessoalmente como eu, não me surpreendeu vê-lo falando abertamente num vídeo
que depois de alguns exames, foi detectado tumores no seu pulmão.
Não sei se tem quantidade, não entendo disso. E nem
perguntei.
É bem dele este jeito
de falar as coisas, do contato cara-a-cara. Sem "arrudeios".
Tá ruim, tá ruim. Tá
bom, tá bom.
Parece muito comigo
isso.
Quem me conhece, sabe
bem do que estou falando.
Ele se apresentou 5
vezes durante os três dias do FITO, duas em cada dia e no sábado somente uma
por causa do show de Tom Zé.
Foi muito marcante a
imagem do último dia (domingo) do FITO, quando todos na frente da mesa de som
dançavam uma ciranda. Nos "tambores" feitos com bacias estavam Naná
Vasconcelos, Aninha e Lulú. Nos teclados Carlinhos Borges. Íris Vieira na tuba
com sua precisão que dá até raiva de tão certo que é. (risos)
E no trombone,
solando, Nilsinho Amarante.
A imagem e o som estão na
minha memória, mas para quem não presenciou, aqui vai um pequeno trecho de um vídeo feito pelo
iluminador Roberto Riegert deste momento.
Na hora em que ele fazia
o vídeo, eu me arrepiava na mesa de som.
Com o som e com a
imagem a minha frente.
Nem parecia que Naná
estava com algum problema de saúde.
Muitos ali nem sabiam,
eu acho.
Fechou realmente com chave de ouro!Quem não conseguir ver o vídeo abaixo aqui no Blog, clique AQUI para ver no Youtube.
Que venha outro FITO.
E com Naná
Vasconcelos.
Um grande abraço Naná.
Força!
Um abraço a todos.
4 comentários:
Valeu.... :)
Oi João.
Valeu?
Obrigado digo eu.
Fico lisonjeado em ter você como um leitor deste Blog.
Um abraço.
Valeu Titio,
É sempre bom trabalhar com profissionais competentes como vcs.
Grande abraço
Oi Sávio.
Sou apenas um "ex-DJ" esforçado.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.
Postar um comentário