quinta-feira, 1 de outubro de 2015

FITO em Maceió com a Bizasom - O que falar ainda?


Olá pessoal.
Passei a semana anterior em Maceió com a Bizasom, onde fiz o FITO nos dias 25, 26 e 27/09.
Numa das minhas várias idas ao "catering" da produção no FITO, me sentei para conversar com meu Amigo Roberto Riegert, que estava lá para fazer a luz das apresentações de Naná Vasconcelos.
Antes de continuar, vou explicar o que é CATERING.
"Catering(kêterin) (ingl) s.m. Fornecimento de comidas prontas, serviços (por  exemplo, prataria, louça e roupas de mesa) e outras provisões.
Catering é o termo usado para promover serviços alimentares em lugares remotos."
Resumindo... Catering é um espaço onde a galera faz um lanchinho (ou janta) num evento.
Fui lá várias vezes para tomar um sorvete de tapioca polvilhado com paçoca que me tirou do sério.
Quase levo o recipiente cheio para a house mix.
Espetacular o sorvete, que me falaram que era uma fabricação caseira. Show!
Estava eu sentado no corredor conversando com Roberto, quando um colega nosso, João Rogério, um fotógrafo que sempre acompanha Naná Vasconcelos, me perguntou o que eu iria escrever sobre o FITO para meu Blog.


Achei até interessante a pergunta de João, pois não sabia que ele lia meu Blog.
Falei para ele que não sabia ainda o que falar, pois faço o Festival faz um bom tempo, e normalmente a operação do áudio é basicamente a mesma.
Mesmo sistema de som. Line array FZ (já teve AERO 28 D.A.S.) e nas últimas edições foi a mesa Venue.
Basicamente o mesmo show, pois Tom Zé vem fazendo o show do sábado faz tempo...
O que eu iria falar? 
Disse para João que não sabia ainda.
Já em casa, comecei a pensar no assunto.
E resolvi não falar nada da parte técnica!
Mas continuo este texto amanhã, pois já são duas horas da manhã, e estou mortinho porque fiquei vendo jogos de futebol na TV e fazendo meu almoço da semana.
Vejo vários jogos ao mesmo tempo, acho que já falei até isso aqui no Blog...
Ainda teve umas doses de vodka com Sprite...  
Tenho uma garrafa de vinho especial aqui, mas resolvi deixar ela intacta porque pretendo levá-la para um passeio em Maceió neste fim de semana.
Mas isso é um outro assunto, e nem tem nada a ver com bastidores de shows.
Amanhã (ou outro dia) continuo isso.
--
Voltei!!!!
Hoje é quinta-feira, dia 01.
Escrevi a parte de cima ontem.
Deixa eu ver o que escrevi acima...
Ok, vamos lá.
O passeio em Maceió eu já sei que dançou. (uma pena...)
Tou vendo para onde vou agora neste fim de semana, já que depois de meses, minhas contas não estão muito no vermelho. Vai dar para sair um pouquinho.
Fui dormir pensando se seria legal falar sobre as duas coisas que eu estava pensando em escrever.
Pode ser que este texto se torne chato para quem veio atrás de conversas técnicas.
Mas tenho meus motivos.
Espero que compreendam.
Se eu lembrar de algo relevante sobre a parte técnica enquanto escrevo, abro um parêntese para comentar, mas vamos aos dois pontos que queria tocar aqui.
PRIMEIRO: Agradecimento geral! 
Isso mesmo. Ou vocês acham que só eu faço o FITO?
Sou apenas responsável pelo áudio do palco central. Uma pequenininha parte de um todo.
Fora este meu palco, existem ainda 4 salas para umas 150 pessoas/cada, onde existem sistemas de som e luz independentes. 
Queria começar os agradecimentos com Ítalo, um dos proprietário da Bizasom. Foi ele quem me convidou para o primeiro SESI Bonecos em 2009, e depois segui fazendo o FITO. 
O outro "dono mais antigo" da Bizasom é o lendário Bizoga, pai de Ítalo.
Por décadas chamei-o de Bizoca.
Daí vem o nome Bizasom.

Depois de Ítalo, vem Lulinha e Maguila, produtores e proprietários da Raio Lazer, encarregados de tirar as ideias de Lina Rosa (criadora do SESI Bonecos e FITO) do papel, tornando-as reais.
Lulinha e Maguila são também meus fornecedores.
De vinho. Não falharam um dia sequer!
E Heros intermediava este fornecimento, ele é o responsável pelo catering.
Agora entram meus anjos da guarda: Neto, Xuxu, Barraca, Derick e Fukinha. Esta é a equipe do áudio. Sempre disposta a me ajudar com o áudio do palco central. Neto fica no palco e o restante do pessoal fica nas salas. 
Rodrigo veio várias vezes também como responsável dos equipamentos do palco.
Sempre reclamam que nunca falo deles aqui no Blog.
Pronto, falei. (risos)
Ítalo não vem somente como proprietário da empresa...
Coloca muito a mão na massa. Inclusive é ele quem faz o monitor dos shows de Tom Zé, desde o primeiro, quando era somente uma LS9 para fazer PA e monitor. Ele ficava no palco com a mesa e eu ia pra frente com meu laptop para fazer o PA via wireless.
Vamos agora para a luz, que na minha opinião, é a parte mais pesada do FITO e do SESI Bonecos.
A iluminação!
Waltinho de São Paulo foi com quem mais convivi nestes Festivais. Ele fazia a coordenação da luz no FITO e SESI Bonecos.
Neste último FITO, Severo foi o responsável pela direção da equipe formada por: Bruno, Tocha e Paulo (todos de Recife), mais Henrique, Toninho, Adriano e Rossini (todos de São Paulo).
Toda a energização e aterramento do evento fica sob a responsabilidade de Raul, também de São Paulo.
Depois da parte técnica, vem o pessoal da produção. Com certeza devo esquecer de falar de alguém, porque são muitos. Vou lembrando dos que convivo mais.
Ricardo, Rafael, Carioca, Sávio (este é novato), Mamberti, Will, Lilli, Carluccia e Tici.
Odeio Mamberti!
Responsável pela comunicação, é ele quem marca e dá a notícia que tem gravação para a TV de madrugada! (risos)
6h da madrugada. Gravação para TV.
Neste ano a Bizasom colocou mais caixas no PA e mudou as caixas de subgraves.
Ficou mui(iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii)to melhor.
Só falta agora colocar o front-fill, que estava tudo certo para ter neste, mas tivemos que remanejar as caixas para outras funções.
O sorvete de tapioca... Ai, ai... Não esqueço o danado.
Para mim, a sensação gastronômica do evento.
Tem ainda a turma responsável pelo traslado dos artistas, mas como uso pouco estas vans, não lembro dos nomes, mas tem gente só para isso, viu?
Não lembro dos nomes do pessoal que fica responsável pelos telões de LED.
Mas tem uma turma específica para isso também.
Normalmente ficavam na house mix comigo, mas este ano ficaram ao lado do palco dentro de um pequeno caminhão.
Existe outra galera que trabalha com vídeo, mas é filmando todo o evento para documentação.
Brinco com eles porque sempre vejo suas fotos em praias, lugares bonitos, pontos turísticos...
Parece que estão sempre passeando enquanto eu trabalho. (risos)
Ariel, Lara, Marco... São os que eu mais tenho contato.
Não tinha cenas da mesa Venue do show de Tom Zé e nem deste show novo de Naná Vasconcelos.
Peguei a cena do FITO de 2012 em Recife, onde foi usada a Venue com o mesmo PA FZ, e a partir desta cena, alinhei novamente o PA (quase não mexi, pois o gráfico tinha sido feito para o PA FZ em 2012). 

Depois foi só passar o som de Naná Vasconcelos, duplicar esta cena e colocar o input de Tom Zé.
Fiz algumas alterações no gráfico do PA para o show de Naná porque a apresentação começava com ele e as gêmeas embaixo do palco, passeando pelo local com instrumentos feitos com bacias. Para isso, usamos microfones sem fio.
Na cena de Tom Zé, era outra equalização, a que fiz logo no primeiro contato com o som do PA.
Saiu como eu queria.
Ahhhhhhhh!
Uma peça fundamental no FITO.
O apresentador!
Com Pascoal em 2009.
Como no SESI Bonecos, no FITO também tem um apresentador que fica uma boa parte do tempo dialogando com o público e informando tudo sobre o evento.
No FITO, este apresentador é Pascoal da Conceição.
Você pode até não saber quem é pelo nome, mas com certeza já viu o rapaz.
Ele é nacionalmente conhecido como o "Dr. Abobrinha" do Castelo Rá-Tim-Bum.
Mais uma vez vou expressar minha opinião...
Tanto no SESI Bonecos (Cláudio Ferrário) como no FITO (Pascoal), as escolhas da produção foram de uma felicidade absurda!
Cláudio com suas pernas de pau no meio da multidão.
Todos os dois são extraordinários no desempenho da função!
A impressão que fica para mim, olhando da house mix, é que todo aquele público interagindo com os apresentadores, se transforma numa grande família dentro de uma sala de estar, vendo algum programa de entretenimento.
Os dois são feras mesmo!
Dois monstros.
Parabéns Cláudio e Pascoal.
Vou almoçar aqui.
O estrogonofe que eu fiz ontem ficou show!
Quase vira tira-gosto!
Volto já, para falar do segundo ponto deste trabalho.
--


O estrogonofe tá sensacional mesmo, mas o feijão ficou muito salgado, exagerei na carne de charque.
Continuando...
SEGUNDO PONTO: Naná Vasconcelos.
Já fiz muitos trabalhos para Naná, e este foi mais um.
Só que este foi especial.
Alguns já devem saber que ele passa por uma situação delicada de saúde.
Ele inclusive comunicou seu problema nas redes sociais.
Para quem conhece ele pessoalmente como eu, não me surpreendeu vê-lo falando abertamente num vídeo que depois de alguns exames, foi detectado tumores no seu pulmão.
Não sei  se tem quantidade, não entendo disso. E nem perguntei.
É bem dele este jeito de falar as coisas, do contato cara-a-cara. Sem "arrudeios".
Tá ruim, tá ruim. Tá bom, tá bom.
Parece muito comigo isso.
Quem me conhece, sabe bem do que estou falando.

Ele se apresentou 5 vezes durante os três dias do FITO, duas em cada dia e no sábado somente uma por causa do show de Tom Zé.
Foi muito marcante a imagem do último dia (domingo) do FITO, quando todos na frente da mesa de som dançavam uma ciranda. Nos "tambores" feitos com bacias estavam Naná Vasconcelos, Aninha e Lulú. Nos teclados Carlinhos Borges. Íris Vieira na tuba com sua precisão que dá até raiva de tão certo que é. (risos)
E no trombone, solando, Nilsinho Amarante.

A imagem e o som estão na minha memória, mas para quem não presenciou, aqui vai um pequeno trecho de um vídeo feito pelo iluminador Roberto Riegert deste momento.
Na hora em que ele fazia o vídeo, eu me arrepiava na mesa de som.
Com o som e com a imagem a minha frente.
Nem parecia que Naná estava com algum problema de saúde.
Muitos ali nem sabiam, eu acho.
Fechou realmente com chave de ouro!
Quem não conseguir ver o vídeo abaixo aqui no Blog, clique AQUI para ver no Youtube.


Que venha outro FITO.
E com Naná Vasconcelos.
Um grande abraço Naná.
Força!
Um abraço a todos.

4 comentários:

Unknown disse...

Valeu.... :)

Titio disse...

Oi João.
Valeu?
Obrigado digo eu.
Fico lisonjeado em ter você como um leitor deste Blog.
Um abraço.

Sávio Uchôa disse...

Valeu Titio,
É sempre bom trabalhar com profissionais competentes como vcs.
Grande abraço

Titio disse...

Oi Sávio.
Sou apenas um "ex-DJ" esforçado.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.