sexta-feira, 4 de março de 2016

"Ivete Sangalo baixa custo de produção com troca de músicos da banda e equipe" - Qual foi a data que disseram que o mundo ia acabar?



Olá pessoal.
Pois é...
Tirando as notícias da nossa conturbada situação econômica/política, esta notícia sobre a "demissão em massa" de Ivete Sangalo me chamou a atenção.
Reduzir o custo de produção???
Ivete Sangalo??
A coisa tá séria mesmo, né?
Para mais detalhes sobre esta notícia, clique AQUI.
Conheço os dois operadores de áudio dela.
Kalunga, que faz (fazia) o som do PA, e Lazzaro, que é (era) responsável pelos monitores.
Estavam lá faz um bom tempo, viu? Uns 15 anos, eu acho.
O aperto tá grande pra muita gente, eu sei, estou sentindo na pele aqui também.
Minha grana só vai dar para eu chegar em abril! Depois disso, não sei como vai ser.
Não fechei nenhum trabalho ainda.
Acredito eu, que lá em Ivete todos tinham carteira assinada, eram funcionários mesmo, registrados.
Nunca conversei com os dois técnicos sobre isso, mas duvido muito que eles passaram este tempo todo lá como "freelancers", como é o caso da absurda maioria do restante da classe.
E a atitude da produção da cantora? Foi certa ou errada?
Quem sou eu pra falar sobre o que é certo ou errado, né?
Posso dar uma opinião pensando nos dois lados.
Pela situação lá (sendo todos registrados oficialmente), acho mais normal do que absurda.
Na minha concepção, funcionaria como uma empresa normal, onde os funcionários correm o risco de uma demissão.
Sem carteira assinada, a coisa é mais complicada...
Vou aproveitar esta notícia para falar sobre uma coisa que eu já pensava em escrever aqui.
Freelancer.
Sempre tive um posicionamento sobre a questão FREELANCER.
Que é o meu caso, e da grande maioria dos operadores de áudio da minha região, e acho que do país todo.
Para mim, o freelancer não é tão freelancer assim.
Vou explicar.
Freelancer, colocando no tradutor do Google, aparece "trabalhador autônomo".
E é este mesmo o sentido da palavra dentro da profissão de operador de áudio (serve também para músicos).
Ou pelo menos deveria ser.
Mas quando vamos para a prática, isso não acontece.
A grande maioria dos operadores que eu conheço não tem carteira assinada, ou seja, são freelancers.
Na hora em que o artista não tem shows, somos freelancers.
Mas se num carnaval o técnico deste mesmo artista falar que vai fazer o carnaval com outro artista porque o outro artista tem mais shows... Aí acabou-se o sentido da palavra freelancer!!!!!
Não vou generalizar, mas a grande maioria dos artistas age assim.
Somos freelancers apenas na hora dos deveres deles (e nossos direitos), e somos o técnico contratado apenas na hora dos direitos deles (e nossos deveres).
Conheço um artista que age diferente. Não fica chateado ou não deixa de chamar o técnico por causa das escolhas que o técnico fez por outros trabalhos.
Naná Vasconcelos.
Em Naná, sou freelancer na concepção plena da palavra.
Mas na grande maioria isso não acontece.
Se me perguntarem, ou perguntarem no meio artístico, quem é o técnico da Nação Zumbi, da Spok Frevo, de Silvério Pessoa, de Almir Rouche, de Alceu Valença, de Elba Ramalho, de Siba, e de tantos outros, a maioria vai saber responder, mesmo todos estes técnicos sendo freelancers.
O que me assustou na notícia de Ivete não foi nem a demissão em si, pois como acho que todos na equipe são registrados, para mim é como uma empresa normal, onde demissões acontecem.
Qualquer funcionário está correndo este risco.
O que me assustou foi a causa para isso acontecer!
Redução de custos??
Ivete Sangalo??
Se lá tá assim, dá para imaginar como está para quem trabalha com outros artistas menos "abonados" ($$$)????
Qual foi mesmo a data (depois de 2015, lógico) que disseram que o mundo ia acabar?
Tou quase acreditando nisso!
Um abraço a todos.

4 comentários:

Eduardo Frota disse...

É Tito, estamos vivendo em que as incertezas estão eclodindo mais que as certezas, onde o custo se sobressai da qualidade, e onde o trabalho, teoricamente seguro devido a qualidade, dá lugar ao desemprego... onde estamos falhando como trabalhadores do audio, como empresários de sistemas e ainda como empresários de bandas...

Eduardo Frota disse...

momento para reflexão...

Eduardo Frota disse...

faltou a Identificação Eduardo Frota

Titio disse...

Olá Eduardo.
Espero que este tempo para reflexão não demore muito.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.