sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Dica dos Amigos 006 - Recall Safe Temporário na Yamaha.

Olá pessoal.
Vi esta dica no Instagram da Yamaha (@yamahaproaudiobr).
No mesmo lugar onde tem os vídeos do Matheus Madeira.
Estão colocando pequenos vídeos, onde um professor "gringo" dá umas dicas rápidas dos produtos da Yamaha.
Sem problema, pois tem legenda.
Não vou ficar colocando estes vídeos aqui, pois o Matheus teria que ficar me enviando eles toda vez que eu quisesse postar.
Vou vendo lá, e os que eu achar interessante, vou postar aqui como texto.
Esta dica eu achei muito legal, e ao mesmo tempo frustrante!!
Pois um colega do ramo, Tiago Borges, que mora em Brasília, me falou no Instagram que isso pode ser feito também numa M7 e até mesmo numa LS9!!!!!!
Se eu sabia, não lembrava.
No vídeo, o professor usa uma Rivage como exemplo, mas diz que pode ser feito também na QL e CL, e eu achava que só serviria para estas linhas.
Surpresa muito agradável saber que podemos fazer também numa M7 ou LS9.
Vamos a dica...
Recall Safe With SEL.
Todos aqui devem saber o que é um Recall Safe, né?
With SEL quer dizer COM SELECT.
No vídeo ele chama de Recall Safe Temporário.
Resumindo...
Você quer chamar uma cena (RECALL), mas esta cena nova não pode alterar um ou mais canais, como o canal do locutor mais os dois canais do DJ, que devem permanecer inalterados com a chamada da nova cena. Você não tem a menor ideia de como é a nova cena.
O que fazer?
Basta "apertar e segurar" o SEL dos canais e chamar a cena.
Estes canais que você ficou apertando o SEL vão permanecer como estão.
Logicamente, se os canais estiverem distantes uns dos outros, tem que pedir uma mão amiga para ajudar, ou usar o MOVE para deixá-los mais perto.
Como disse Tiago, normalmente numa LS9, estes três ou quatro canais ficam no final (29 a 32).
Aí conseguimos sozinho segurar com uma mão os quatro canais e chamar a cena.
Se estiverem em layers diferentes de faders, aí não tem jeito.
Até tem... Se usarmos novamente o MOVE, colocando eles no mesmo layer.
Usem e abusem da dica.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: