quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Mais um ano digitalizando o acervo da FUNDAJ - Nunca veio em tão boa hora!

 

Olá pessoal.
Nunca veio em tão boa hora!!!!
Hoje vou começar diferente, já usando o subtítulo do texto no início da postagem, coisa que deixo normalmente para o final, servindo como explicação do porquê eu coloquei esse subtítulo.
Acho até meio "desleal" tentar achar um subtítulo que mais se encaixe na atual situação que nos encontramos, principalmente para quem trabalha com áudio, eventos e shows, que estão completamente parados desde março de 2020.
Não vou mentir que o primeiro pensamento que veio à mente quando fechei o trabalho, mais uma vez com o Estúdio Onomatopeia, foi que eu iria dar uma estabilizada na parte financeira!
Dificilmente teremos eventos e shows grandes antes de junho.
E eu já estava imaginando como iria me segurar financeiramente até lá.
E nem sei se só será até junho essa proibição dos eventos!
Então... Não teve como eu não pensar no financeiro no primeiro momento.
Depois do "susto bom" passar, entrei no próximo estágio, que é a organização com o estúdio para começar o trabalho.
Que começou hoje!


 

Estou escrevendo esse texto na segunda-feira, dia 18, véspera do meu aniversário de 55 anos.
Acredito que não concluo esse texto hoje, mas na quarta ou quinta eu devo finalizar.
Agora eu tenho tempo predeterminado para fazer a postagem, né?
Pelo menos para esse Projeto da Aldir Blanc.
Estou aqui em casa assando o pernil (que é meu bolo de aniversário faz um bom tempo), enquanto escrevo.
Eu iria cancelar a festinha de amanhã, não tinha certeza de que horas eu iria chegar em casa, pois sabia que o trabalho na FUNDAJ começaria essa semana.
Mas hoje eu vi que poderia fazer como sempre faço, que é comemorar meu aniversário sempre no dia exato, 19 de janeiro, independente do dia.
E assim vai ser amanhã.
Fui hoje pela manhã "arrumar" as coisas lá no prédio da FUNDAJ, e vi que não poderíamos sair de lá tarde da noite. Tinha que seguir o horário combinado, que era até às 17h. Por isso resolvi seguir com a ideia da festinha de aniversário.
Vamos usar a mesma sala que usamos no primeiro trabalho em 2017.

Quem quiser saber como foi esse meu primeiro trabalho anterior lá, é só procurar a postagem na ferramenta de busca do Blog, chamada Arquivo do Blog.
Esse ano vai ser um pouco diferente do trabalho anterior, pois vamos digitalizar CDs, fitas cassetes e fitas de rolo, além dos discos de vinil.
No trabalho anterior, só digitalizamos discos de vinil. E foram muitos, viu?
Parece que editei mais de 160 mil faixas...
Nem fui ver na postagem de 2017 para saber se acertei no número, vou deixar vocês conferirem isso, se quiserem.
Esse ano, e me parece que esse trabalho vai durar o ano todo, não teremos muitos vinis para digitalizar.
E pelo que estou sabendo, todos os vinis vão ser de 78 RPM.
Deixa eu ver foto que tirei da lista do que vamos digitalizar, que me mostraram no Onomatopeia...
Sete mil, oitocentos e vinte itens, como mostra a foto abaixo de uma parte do contrato. 

Já sei que vou assinar um monte de páginas!!!!
Mas contratos com Carranca e Onomatopeia, eu assino sem ler.
Assinei meu divórcio sem ler também. Palavra pra mim vale mais que assinatura.
Fora esses itens da foto, tem uma relação do número de capas e contracapas que vamos ter que digitalizar, mas nem olhei isso, fiquei concentrado no áudio, pois não vou mexer com essa digitalização da parte gráfica. Acho.
Fui na sexta e no domingo lá no estúdio, para organizar os equipamentos que vamos usar.
O setup mais uma vez é bem enxuto e funcional.
E mais uma vez começamos escolhendo o Cubase para o serviço, e pelo que estou vendo, vamos usar novamente o Pro Tools como software para gravação e edição.
Essa escolha está sendo mais por causa da edição, como foi em 2017.
O Pro Tools tem uns detalhes na edição que facilitam as coisas nesse trabalho, onde temos muitas nomenclaturas para "imprimir" nos arquivos de áudio.
Exemplo:
Faixa 01 do CD 89.
CD000089_001 (Áudio Bruto em WAV).
CD000089_001 N (Áudio Normalizado em WAV).
CD000089_001 MP3 (Áudio Normalizado em MP3).
CD000089_001 CLIP (Áudio Normalizado e editado para 30s em MP3).
Ou seja... Cada faixa digitalizada, gera quatros arquivos de áudio.

O arquivo bruto em WAV (44.1/16bit), do jeito que foi digitalizado, um arquivo WAV normalizado (volume), outro normalizado em MP3 e mais um arquivo de 30 segundos também em MP3.
Quando aparece discos duplos, triplos, ou alguma coleção com um número grande de discos, acrescentamos os caracteres v001, v002, v003 etc, antes do número do track, para identificar o disco, ficando assim: CD000089_v001_001 (Faixa 1 do disco 1 do CD 89).
Mais uma vez, vou ficar responsável por essas edições e nomeações das milhares de faixas.
Fora minha estação de edição, ainda teremos uma estação para digitalizar os CDs, outra para digitalizar os vinis, e outra para digitalizar as fitas cassetes e rolo.
Todas as mídias são higienizadas (limpadas) antes da digitalização. Inclusive os CDs.
A digitalização dos CDs vai ser via digital, ou seja, o computador vai ler as faixas digitalmente usando um software específico para isso. Não vamos colocar o CD para tocar num "player", entrar com o sinal numa placa de áudio e gravar no Pro Tools.
Logicamente, não podemos fazer isso com os vinis e fitas cassetes, onde vamos digitalizar via interface de áudio, tocando faixa por faixa em tempo real.
O horário para os funcionários da FUNDAJ está reduzido por causa da pandemia, mas acredito que vamos fazer o mesmo horário usado no trabalho anterior.
De 8 às 12, pausa pro almoço no restaurante em frente ao prédio, e voltamos para fazer o trabalho de 13 às 17h.
Oito horas diárias de segunda à sexta, provavelmente durante um ano!
Um casamento?


Acho bem parecido com um relacionamento.
Tem as partes boas, e as ruins.
No começo tudo é maravilhoso, lindo, escutar músicas, editar áudios, trabalhar com áudio...
Depois vai dando uma cansada pra acordar cedo... (Odeio acordar cedo!)
Tem uma crise forte ao acordar cedo, principalmente depois de uma festa de aniversário!
Dá uma melhorada... Vamos nos acostumando com o dia-a-dia...
Afinal estou trabalhando com o que gosto, com áudio.
Depois pensamos: De onde vem tanto áudio? Não acaba mais não, é?
A repetição deixa o trabalho um pouco mais cansativo.
É muito tempo fazendo a mesma coisa todo dia!
Mas...
Mais cansativo estava ficar em casa sem perspectivas de trabalhos (shows ou eventos).
Pelos meus cálculos, acredito numa melhorada na minha área só no segundo semestre.
Torcer ainda pra ver se vamos ter o São João. Só o tempo dirá.
Hoje é quarta-feira, já começamos o trabalho de digitalização, começando pelos CDs.
Estou ainda pegando o ritmo...
E já notei que minha vista já não está igual à 2017.
Logicamente, piorou!

Na maior parte do dia, ficamos praticamente sozinhos no quinto andar do prédio.
Na sala por enquanto, só eu editando, Neto digitalizando os CDs, e Gera Vieira, um dos sócios do estúdio,  organizando o restante das coisas, em contato constante com o outro sócio Carlinhos Borges, que está no estúdio fazendo a retaguarda.
Logicamente que vamos ter mais gente trabalhando lá, para digitalizar as fitas e vinis, como também para digitar as informações numa planilha do material digitalizado.
Ainda não sei se vai dar para todos ficarem na mesma sala, por causa das normas de segurança durante a pandemia.
Essa semana está servindo mais para organizar as coisas e as funções de cada um.
E o pontapé inicial já foi dado na segunda!
É muito bom trabalhar com o que gostamos.
Principalmente para quem praticamente não pode trabalhar desde março de 2020.
Fiquei muito feliz em saber que em uma das reuniões do estúdio com a FUNDAJ, perguntaram se eu estaria novamente na equipe do Onomatopeia para esse novo trabalho.
Parece que meu relacionamento que começou em 2017 com a FUNDAJ deu certo, né?
E esse novo contato nunca veio em tão boa hora!
Né?

Minha estação de edição.

Resisti ao máximo não repetir o subtítulo no final do texto, mas a bola quicou na pequena área no final da prorrogação, e eu chutei pro gol!
Um abraço a todos.



2 comentários:

Alessandra Nogueira disse...

Fiquei feliz com o novo trabalho! As coisas vão começar a melhorar, vc vai ver... Feliz aniversário atrasado!

Titio disse...

Oi Alessandra.
Realmente, o ano já começou bem melhor pra mim!
:)
Beijos.
PS: Não ligo pra esse lance de "aniversário". Só gosto de tomar umas com os amigos no dia.
:) :)