quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Projeto do Blog aprovado na Aldir Blanc - Primeira vez escrevendo por obrigação.

 

Olá pessoal.
Janaísa Cardoso (ex-esposa), já faz muito tempo que trabalha produzindo projetos culturais para prefeitura e governo.
E já faz um bom tempo também que ela fala em criar um projeto para meu Blog.
Ela sempre falou, mas nunca levou para frente a ideia. E eu sempre ouvi, e também nunca tentei levar a ideia pra frente. Nunca fui muito fã desses projetos, confesso, e não via como meu Blog poderia se encaixar num projeto, já que ele existe desde março de 2008!
A pandemia fez com que essa ideia dela se transformasse em um projeto, incentivado pela Lei Aldir Blanc.
Não recebi os auxílios do governo federal e da cultura (Aldir Blanc), pelo mesmo motivo: Declaração do Imposto de Renda de 2019 - Referência 2018.
Achei as regras absurdas para receber esses auxílios.
Usar como referência o que a pessoa ganhou em 2018 não me pareceu uma ideia muito boa, principalmente para quem trabalha com shows e eventos, sem nenhum vínculo empregatício, e muitas vezes recebendo pelos trabalhos meses depois. Não seria exagero eu falar que existiram (e ainda existem) casos em que os profissionais receberam depois de um ano!
Já comentei várias vezes aqui no Blog sobre esses absurdos nos pagamentos dos cachês.
Fiz vários trabalhos no carnaval de 2020 em fevereiro, e foram poucos que eu recebi com menos de 30 dias.
E um desses trabalhos só fui receber no dia 18 de novembro!!!!!
Por aí vocês imaginam como um freelancer "na área da cultura" vive.
Sobrevive seria a palavra mais correta, né?
E por que coloquei em destaque "na área da cultura"?
Porque se você chamar qualquer profissional freelancer para fazer um trabalho na sua casa, como um encanador, técnico em máquina de lavar, faxineira, eletricista, etc, NUNCA você vai cogitar em falar que vai pagar pelo serviço só depois de 30, 60, 90 ou até mais de 200 dias, né?
Ou falar: --- Te pago quando o artista me pagar o cachê do carnaval, ok?
Não existe essa possibilidade.
Na minha área, que considero "da cultura", isso é até comum!
Mas vou morrer falando que ISSO É UM ABSURDO!
Pois bem...
Vivendo desse jeito, é até complicado montar uma declaração de IR.
E para ser sincero, declaro IR desde 1998 apenas para ter uma comprovação de renda, pois isso sempre foi complicado na minha profissão. Comprovar uma renda, para ajudar numa compra à prazo.

A primeira declaração a gente nunca esquece.


Nunca contratei um profissional da área de contabilidade para fazer meu IR.
Sempre fiz uma média do que eu tinha recebido no ano, e em cima disso eu colocava o valor, mas nunca também considerei meus gastos nessas declarações. Ou seja... Praticamente todas as declarações que eu fiz, estavam erradas.
Mas até hoje, nunca tive problemas com a Receita por causa disso.
As declarações foram erradas porque eu não sei fazer, nunca fui de guardar comprovantes de despesas, de calcular direito quanto gastei de plano de saúde, etc.
E essas últimas declarações (2018, 2019, 2020) não fugiram dessa regra. Foram erradas também.
Foi a causa de eu não receber o auxílio do governo, e mesmo depois de eu retificar as duas últimas com a ajuda de um contador, não consegui receber o auxílio da Cultura pelo mesmo motivo, pois segundo o pessoal aqui da Secretaria de Cultura, meu nome ainda estava bloqueado na DataPrev por causa do valor declarado no IR.
Ahhh, enviei a declaração retificada na solicitação de revisão do meu caso, mas não serviu pra nada.
Vamos em frente, como diz meu amigo cantor.
E fui em frente.
Foi quando Janaísa me enviou o "esboço" do projeto que ela fez do Blog para o Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE, da Lei Aldir Blanc.
Achei muito bem feito, e o mais importante: MUITO COERENTE!
Me animei ao ler o esboço, decidi por em prática, e fui atendendo às solicitações dela com relação aos documentos necessários para viabilizar o projeto.
Nunca fui muito fã desses projetos, como já falei lá em cima no texto, pois acredito que muitos são feitos visando exclusivamente o dinheiro que vão receber, e o que vai ser feito ou o prazer pelo que vai ser feito, ficam em um plano bem inferior.
E ganhar dinheiro com meu Blog nunca foi a razão para sua criação.
Escrevo aqui desde 2008 sem ganhar nada pra isso, só pelo prazer mesmo, de mostrar os bastidores dos meus trabalhos.
Tem até umas propagandas no Blog, que recebo alguns centavos quando alguém clica nos anúncios, mas eles só pagam alguma coisa quando esse valor chegar em 100 dólares.
Na última vez que dei uma olhadela, tava em 60 dólares.
Escrevendo desde 2008... Dá para notar que o dinheiro está em um plano bem inferior no quesito "motivo para escrever".
Ou seja... Nunca ganhei nada para escrever aqui até o mês passado, quando vi o depósito na minha conta Pessoa Jurídica (MEI) referente ao projeto aprovado.
Ele foi aprovado como Suplente, mas me falaram que todos os Suplentes seriam contemplados também.
Não iria mudar nada se o projeto não fosse aprovado, pois eu continuaria escrevendo para o Blog, como vou continuar depois dos 12 textos que terei que produzir para o projeto.
Vou parar de escrever quando não estiver tendo mais prazer com isso, e/ou quando achar que não estou ajudando mais ninguém com meus textos.
Também não posso negar que o dinheiro que recebi por esse projeto aprovado veio numa boa hora, principalmente por eu não ter recebido os dois auxílios citados anteriormente.
E confesso também, que se não houvesse uma remuneração, não acharia interessante colocar esse projeto.
Vou juntar o útil ao agradável.
Só não sei como vou me comportar para escrever para o projeto os 12 textos (agora, 11) com prazos e temas, pois nunca segui prazos, regras ou temas para escrever aqui.
Vai ser a primeira vez que vou escrever "por obrigação".
Normalmente escrevo sobre os trabalhos que eu participei, e todos sabem que os eventos estão praticamente parados desde março do ano passado!
E nesse ano de 2021 já estou vendo que não vou participar de um trabalho por semana, por três meses. Isso antes da pandemia já era difícil. Imaginem agora com os eventos proibidos...
Então, vou ter que ir atrás dos assuntos, coisa que nunca fiz.
Por enquanto, tenho dois assuntos que já sei que vou escrever. Um sobre um trabalho que fiz em dezembro, e outro sobre um trabalho de um amigo que eu fui ver, também no mês passado.
Os nove textos restantes, não tenho a menor ideia. Pois como falei, nunca escrevi por obrigação.
Até tenho alguns assuntos em mente, mas nada certo, só ideias.
Mas vou tentar fazer o que sempre faço nos meus trabalhos...
Me esforçar para fazer o melhor possível.
Vou me arrumar agora aqui pra ir vender as coxinhas, os pastéis, o caldo de cana, os sucos... Pois ainda estou ajudando meu amigo lá na lanchonete que ele inaugurou em outubro de 2020.
Fora esse trabalho aqui do Projeto da Aldir Blanc, estou fechando um trabalho com um estúdio, que deve resolver esse meu problema de não ter shows na pandemia, pois o trabalho de digitalização de acervo de vinil vai preencher todo o ano de 2021.
Fora o dente que quebrei no fim de 2020 comendo pipoca, acho que esse começo de ano vai ser promissor, mesmo com o danado do COVID-19.
Depois eu conto as histórias, e espero que eu me divirta, mesmo sendo por obrigação contratual.
Por causa desse projeto aprovado, recebi uma lista de todos os projetos feitos e aprovados, coisa que nunca tinha tido contato.
É gente, viu????
Com uma rápida "passada de olho" na lista, vi vários conhecidos e amigos do meio musical.
Não imaginava que era tanta gente.
Que bom que está ajudando muitos a divulgarem seus trabalhos
Como disse um amigo meu cantor um dia: --- Titio, o dinheiro está lá, e é para ser usado pra isso. Pagar projetos culturais. Por que não tentar aprovar um projeto?
Pois é...
Depois de ver essa lista, vou pensar mais sobre esse outro ponto de vista.
Só espero que a maioria daquelas pessoas na lista esteja fazendo o "negócio" com o prazer acima da remuneração, e que se divirtam do mesmo jeito que me divirto desde 2008, escrevendo para o meu Blog.
Um abraço a todos. 


2 comentários:

Brig82 disse...

Muito massa Titio, parabéns! Vamos acompanhar!
Att. Thiago Brigidio

Titio disse...

Oi Brigídio.
Obrigado.
O Blog vai continuar com a mesma "pegada" de sempre, só vou acrescentar as logomarcas do Projeto Aldir Blanc no início e final dos textos que tenho que escrever pelo contrato. E pelo que tou vendo, nem vou seguir direito o contrato de apenas 12 textos em três meses, porque os assuntos vão aparecendo e eu vou escrevendo.
Obrigado por participar do Blog.
Um abraço.