quarta-feira, 21 de junho de 2023

Cachê Sapataria - Tá vivíssimo!!!

Olá pessoal.
Propaganda a turma sabe fazer, mas organizar esses pagamentos dos artistas que se apresentam nas datas festivas como Carnaval e São João ainda está longe de acontecer, pelo que ainda vejo.

Essa desorganização nos pagamentos tem efeito dominó, e quem mais sofre é a parte técnica.
Me parece que esse ano, o grande vencedor do "Cachê Sapataria" foi a prefeitura de Olinda.
Por que sapataria?
Até 60/90/120/150/180 dias para começar a pagar, sem juros!!!! (Sem risos)
Até que não vi muita gente reclamando nas redes sociais.
Acho até que virou uma coisa "normal" e se acostumaram.
Ou desistiram, né? Porque cansa ficar solicitando o óbvio!
Eu mesmo falei pouco, porque aceitei os trabalhos sabendo que iria sofrer no pagamento.
E não deu outra.
Aceitar é uma coisa, e achar que está certo é uma coisa completamente diferente!
A maioria dos trabalhos que eu fiz nos quatro dias de carnaval, esperei no mínimo 2 meses para começar a receber.
Os que me pagaram depois de apenas um mês (apenas?!), eu acredito que pagaram sem receber do contratante, o que seria o mais justo, mas nem todos conseguem fazer isso, ou não se programam para fazer isso, não é?
E é muito difícil os técnicos não aceitarem esses trabalhos, pois a grande maioria dos artistas estão sendo contratados por prefeituras ou governos.
Nessa segunda-feira (19/06/2023), foi aniversário do cachê de um  trabalho que fiz no palco da Praça do Carmo em Olinda.
Aniversário de 4 meses!!!!
Pois é... O Carnaval Dos Sonhos!!! (De quem?)
Quando essa grana entrar, nem sei quanto vai estar valendo, de tantos juros que já paguei, enquanto aguardo os pagamentos.
Dos males, o menor... Só falta eu receber esse show em Olinda.
Se é que dá pra chamar de menor ou melhor, né?
Mas juntando todos os cachês que chegaram bem atrasados, o prejuízo foi grande!!!!
Nem vou falar como me virei pra passar por esses quatro meses pós-carnaval.
Na verdade, ainda estou passando.
E a bola de neve continua, porque agora são os shows do São João!!!! (Sem risos)
Um amigo meu, que não é do ramo, me falou num dia desses, enquanto conversávamos sobre o assunto: --- Tá vendo?? Não foi para Jericoacoara!! Burro! Você escolheu!!
Segundo ele, e alguns familiares, era pra eu ter ido andando para a praia famosa. (Risos)
Vamos em frente! (Viram como gosto dessa frase?)
Como não tinha comentado nada durante esses meses, só em alguns grupos fechados, resolvi avisar aqui no Blog que nada mudou, para a "turma dos gestores" não achar que está tudo organizado.
O que é uma mentira.
Espero que um dia os "Slogans Maravilhosos-Surpreendentes-Colossais" como o de Olinda desse ano, façam jus às atitudes por trás dos eventos!
Falei apenas das prefeituras, porque não fiz nenhum trabalho no interior de Pernambuco, mas nem sei também se esse cachê de Olinda tem a ver com o governo (FUNDARPE e/ou EMPETUR).
Os dois trabalhos que fiz em Natal (RN), só recebi depois de 2 meses!
Parece que combinam, né?
Fica então registrado aqui no Blog que o Cachê Sapataria não morreu!!!!!
Continua vivíssimo!!
Só não sei por quanto tempo a turma da técnica sobrevive.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: