quarta-feira, 5 de julho de 2023

Banda de Pau e Corda em Vitória de Santo Antão - A pergunta é...

Olá pessoal.
Não vou falar sobre todos os trabalhos que fiz no mês de junho, vou escolher alguns onde eu tenha um assunto interessante para falar.
Essa foto acima fez o maior sucesso na minha rede social.
Ficou muito legal mesmo, e mostra um pouco do que acontece nos bastidores, que ninguém fica sabendo.
Coloquei o título de "House Mix Portátil".
Cabe tudo dentro da mochila!
Ela foi registrada por Júlio Rangel, violonista da Banda de Pau e Corda.
Vou ser brevíssimo nessa postagem... Tentar, pelo menos.
O combinado era a gente chegar no palco, ligar tudo e começar.
Dois dias antes do evento, a gente não tinha a certeza das mesas que estariam no local, e eu queria fazer uma cena inicial para o PA.
Marcílio Moura iria fazer o monitor.
O proprietário da empresa de som falou para Marcílio que ele tinha três mesas para esse evento.
Vi3000, M7CL e LS9.
Eu queria saber qual seria usada para fazer o som do PA.
Acho que foi um dia antes que chegou a informação que seria apenas a LS9 no palco para fazer o evento!!!
Para ser sincero, nem me assustei, viu?
Pela conversa, imaginei que seria algo desse tipo.
Por causa disso, não montei uma cena inicial.
Nesse mesmo dia que ficamos sabendo que seria a LS9 para fazer o PA e monitor, Marcílio me falou que levaria a X32 Rack para o evento.
O safado me enganou... Disse que já tinha uma cena da banda armada na X32.
Realmente tinha uma cena, mas com todos os parâmetros zerados.
Achei que já estava tudo pré-equalizado, com os filtros, compressores etc...
Nem tinha os nomes nos canais! Só figurinhas para indicar o que era!
Não tenho mais idade para colocar figurinhas em vez de nomes nos canais! (Risos)
Tive que ajustar tudo na hora mesmo, até ligar equalizador e compressor! Tudo desligado!
Depois de organizar essas coisas na correria, segui com o trabalho.
Tirei o L/R da X32 e enviei para dois canais da LS9, que enviava esses sinais para o PA.
O monitor foi feito usando as saídas da X32, porque todos os nossos instrumentos estavam ligados na X32.
Enquanto o pessoal foi ligando nossos canais, coloquei minha Lisa Stansfield para tocar e fui ouvir o PA.
Já tinha notado um ruído num dos lados do PA quando eu cheguei, e depois fiquei sabendo que tinha no palco também.
Não era um ruído grave, principalmente para o PA, mas no monitor era mais complicado porque todos estavam de fones.
Tempo para tentar achar de onde vinha o ruído? Nenhum.
Ligamos tudo e começamos.
Acho que Marcílio sofreu mais do que eu para fazer o monitor.
Mesmo com a foto do início da postagem tentando desmoralizar esse meu pensamento.
Tudo fica mais complicado quando é só uma mesa para fazer os dois serviços.
E numa correria, essa complicação aumenta significativamente.
A pergunta é...
Na licitação para os equipamentos de som desse palco em Vitória de Santo Antão, que aconteceu no dia 16/06/2023, era pra ser apenas uma mesa de som??????
A pergunta que nunca quer calar.
Por isso falei recentemente num grupo de técnicos e produtores de Pernambuco, que não seria má ideia colar nas paredes do Backstage, uma lista dos equipamentos que foram licitados para o evento.
Mas essa minha ideia já vem de década anterior.
Um colega me informou que essa lista existe, e está nas mãos do diretor de palco.
Mas não é só ter a lista, o principal é que essa lista funcione de alguma maneira, evitando que o pessoal ganhe a licitação e disponibilize menos equipamentos do que foi acordado.
Se continuar desse jeito, a pergunta NUNCA vai calar!
Pelo menos, da minha parte.
Logicamente, o show aconteceu.
Somos contratados para isso, não é verdade? (Frase de Mário Jorge)
Mas tenho certeza que poderia acontecer com bem menos atropelos!
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: