segunda-feira, 10 de julho de 2023

Over Point - Nem os músicos escapavam das brincadeiras. Renato Campelo sabe bem disso!

Olá pessoal.
Conversando recentemente com meu amigo Renato Campelo, músico que se apresentou por muito tempo na Over Point, resolvi falar sobre o assunto dessa conversa.
Renato Campelo.
Ele tinha vários tipos de shows... MPB, carnaval (onde participava do FoliOver), e um projeto chamado Marca Registrada, onde só tocava músicas dos Beatles.
Hebert Lucena era o baterista dessa banda!
Cantor e compositor de Caruaru, que sempre levou o sotaque da nossa região nos seus trabalhos, muito diferente do trabalho com as músicas da banda famosa de Liverpool.
Hebert Lucena.
Me encontrei recentemente com Hebert no Polo Azulão em Caruaru.
Muito bom reencontrá-lo!


Nesse bate-papo recente com Renato, por mensagem de texto (sou puto com isso!), relembramos algumas brincadeiras que eu fiz com ele...
Por causa dessa conversa, resolvi falar de algumas dessas brincadeiras com os músicos que passaram por lá.
Antes de falar das duas brincadeiras que tirei com Renato, me lembrei do "safado" do André Rio.

Não se enganem com a carinha de "menino bom e certinho" dele, viu?
Ele aprontava muito na Over Point.

No mesmo ano, ele anunciava meu aniversário várias vezes!
Parava o show, e cantava parabéns!
E eu toda vez tinha que me explicar para os clientes que iam na cabine me dar os parabéns!!!
Outra muita boa dele, foi quando ele estava cantando, e de repente a voz parou.
Olhei para o palco, e ele estava olhando pra mim falando no microfone sem som, fazendo o sinal de negativo pra mim.
Peguei um cabo e um microfone e saí correndo pro palco.
Isso aconteceu na Over antes da reforma, onde o palco era minúsculo.
Entrei no palco já abaixado e falei pra ele que iria trocar o cabo e/ou microfone.
Ele se abaixou, e falou no meu ouvido: --- Relaxa Titio. Tá tudo certo. Eu que esqueci a letra da música. Tava fazendo mímica no microfone, pra tapar o buraco do esquecimento!
Para vocês terem ideia do nível de André Rio.
Me vinguei dele tempos depois, já na boate reformada.
Palco grande... E ele cantava muito New York, New York.
Mas nunca decorou a letra. Colocava folhas de cartolina na frente dele, com a letra.
Num dia, enquanto ele estava começando a cantar, solicitei ao meu amigo da iluminação, Alexandre (Da Lua), para desligar as luzes do palco que iluminavam as cartolinas com a letra da famosa música.
André sacou na hora que era eu sacaneando-o, e no meio da canção, enquanto a banda tocava (e ele não sabia da letra), ele agradecia a todos da cabine de som.
Só parou de agradecer quando ligamos novamente a luz, e ele voltou a enxergar a "cola" da letra no chão.
Foi perto de um minuto de agradecimentos, viu? Demorei de propósito pra acender as luzes.
Com Renato Campelo, lembro de duas brincadeiras que fiz enquanto ele se apresentava.
Eu já irritava ele no camarim.
Ele tinha um ciúme grande do cabelo dele, usava aqueles pentes redondos, que era o único que servia para arrumar os cachos duros que ele tinha na cabeça.
Na foto abaixo, com os músicos da banda, no tempo em que ele usava o pente para arrumar o cabelo!
George, Bráulio, Tostão e Renato Campelo na Over Point.
Eu passava a mão e desarrumava o cabelo dele. E falava pra usar o pente.
Ele ficava puto!!!! Mas nunca quis brigar comigo.
Acabava levando o "bullying" na esportiva.
Essa era a brincadeira mais pesada que eu tirava.
Hoje em dia nem dá mais pra brincar com o cabelo dele, pois está completamente careca!
Acho que resolveu aposentar o pente "disco-voador" que ele tanto amava!
As outras duas brincadeiras foram leves, mas muito divertidas.
Nessa primeira, não recordo se ele estava com a Marca Registrada ou com a banda que tocava MPB. Acho que foi cantando MPB.
No palco, tinha uma base com um monitor de vídeo, que era usado para a gente enviar as letras das músicas do karaokê.
Exatamente... Não tinha mais as famosas pastas com várias folhas com as letras das músicas!
Chic! O cliente olhava as letras no monitor.
Pois bem...
Além de poder enviar as letras das músicas, eu podia enviar qualquer sinal de vídeo que eu tinha, inclusive os canais das TVs locais.
Lembram do Cine Privê da Band? Que voltou a ser exibido atualmente?
Enviei o sinal da Band com um filme de sexo (light) para esse monitor e deixei um bom tempo lá.
A banda não entendeu porque o cantor estava rindo muito. Eles não conseguiam ver o que estava no monitor.
Renato ficou me pedindo (rindo muito!) para desligar o monitor, porque ficava difícil ele se concentrar.
Rimos muito!
Na segunda brincadeira, todos da Banda Marca Registrada caíram na gargalhada.
Beatles com seus trajes típicos.
Numa conversa com a turma bem antes dessa apresentação, eu tinha perguntado se eles tiveram que comprar os paletós que usavam nos shows da Marca Registrada.
E eles me falaram que não, que eles alugavam quando tinha algum show marcado.
Lembrei dessa conversa muito tempo depois, e aproveitei para tirar uma onda com a banda numa das apresentações na boate.
Congelei a imagem de Renato enquanto eles tocavam, todos "empacotados" com o paletó, e fui para a computação gráfica.
Já sabia o que iria fazer com a imagem!
Sempre teve dois DJs na cabine da Over.
Por causa disso, eu podia sair do som e ir para as brincadeiras com o vídeo.
Clique na imagem para ampliar!

Peguei a foto de Renato, fiz uma plaquinha de ALUGADO e coloquei no paletó dele!
Joguei a imagem nos dois telões da boate, e acho que até a banda parou de tocar, rindo muito!
Quem estava no palco conseguia ver o que se passava em um dos telões.
Foi uma gargalhada coletiva!!!
E Renato teve que explicar o porquê das gargalhadas!!!!
Era muito divertido trabalhar na Over Point.
Não era só um emprego, um trabalho...
Dá pra notar pelos meus textos?
Espero que sim.
Era uma diversão para mim.
Sem falar que a Over Point foi o pontapé inicial para minha caminhada no áudio.
Quanto a Renato Campelo...
Ele sempre foi, e ainda é sinônimo de "alegria".
Atualmente, mesmo se tratando de um câncer, continua alto-astral!
Sempre tirei onda de mim mesmo, mas Renato é muito melhor que eu!
Vou aproveitar essa postagem para um pedido.
Quem quiser ajudar o músico e amigo nessa batalha contra a doença, e quiser ter uma ideia da alegria dele que falei acima, clique AQUI para ler uma matéria sobre o rapaz, que saiu no Blog de Ricardo Antunes.
Caso não consigam abrir esse link da reportagem, só entrar em contato, que explico como ajudar.


Um abraço Renato.
Vamos marcar um encontro, mesmo eu não podendo mais assanhar seu cabelo, pra ver você usar o disco-voador!!!
Para quem não sabe, Renato Campelo interpretou por muitos anos o personagem "O Maluco" numa TV local.

Um (Over) abraço a todos.

3 comentários:

jr disse...

Muito bem tio querido!
Texto primoroso e atitude linda com Renato.
Ele merece muito ficar curado!!!!
Bjo
JR DJll

Unknown disse...

Muito boa as estórias da Over né Tio? Toquei no início da Banda Marca Registrada, “esse nome foi dado por mim” e posteriormente na banda da Over com Renato, já fizemos muitos shows juntos, um irmão de vida… Adorei a Materia!!!

Titio disse...

Oi Jr.
Atualmente, estou sendo mais elogiado pelos textos do que pelos sons.
Acho que vou mudar de profissão!! (Risos)
Depois de falar tanto de Renato, não tinha como eu não deixar o pedido.
Ele merece!
Bráulio... Só fiquei sabendo que o segundo comentário era seu, porque você me falou.
Eu não lembrava mais do resto da banda Marca Registrada, e não costumo perguntar antes para as pessoas envolvidas, para não mudar o jeito de escrever.
É o que vem na cabeça que eu escrevo.
Não sabia de jeito nenhum(!) que foi você quem deu o nome à banda!
Fica aqui registrado.
Obrigado por participarem do Blog.
Um abraço.