terça-feira, 13 de maio de 2014

Papidinha 168 - SESI Bonecos.


Olá pessoal.
Gosto muito de trabalhar neste projeto.
Já participo do SESI Bonecos desde 2009.
Resolvi colocar este vídeo aqui  para vocês terem uma ideia de como o SESI Bonecos é feito.
Desde 2009 vejo artistas emocionados vendo a quantidade de gente que formam a plateia.
Acostumados a fazerem os espetáculos em teatros ou em lugares ainda menores, muitos se assustam com a quantidade de gente nos espaços abertos onde acontece o SESI Bonecos.
Já vi boneco fazendo mágica, bolha de sabão, cuspindo fogo, e fazendo até "streep tease"!
Provavelmente estarei fazendo mais um SESI Bonecos este ano pelo norte do país.
Pena que ainda somente as capitais vão poder ver o espetáculo.
Acredito que muitas grandes cidades do interior já poderiam entrar no roteiro dos locais escolhidos.
Para quem não conseguiu ver o vídeo pelo Blog, clique neste LINK para ver direto no Youtube.
É simplesmente mágico...
Um abraço a todos.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mudança de Palco 080 - Bodega de Véio em Serra Negra.

Olá pessoal.
Não foi a primeira e nem vai ser a última.
Este fim de semana fui mais uma vez para Serra Negra, um lugarejo que fica em Bezerros, logo depois de Gravatá, e como o nome já diz, é em cima de uma serra.
Para quem gosta de um friozinho e também de beber vinho, pode passar por lá que eu garanto que é muito bom.
Tem uns lugares bem legais em Serra Negra para se fazer "trilha", mas como este não é o meu forte, não posso indicar estes lugares, mas perguntando lá vão informar por onde ir.
Existe um bar em Olinda chamado Bodega de Véio (na placa o Véio é sem acento).
O mesmo dono deste bar, abriu um igualzinho em Serra Negra.
Neste de Serra Negra, o Véio acrescentou umas mesas e cadeiras nas calçadas e um chocolate quente que eu acho que não tem em Olinda.
Mas a melhor atração do bar, pelo menos para mim, são os preços dos vinhos.
Não conheço outro bar ou restaurante no Brasil que tenha um preço de vinho mais "em conta" do que este da Bodega de Véio em Serra Negra.
Não sei se em Olinda ele vende vinhos.
A simpatia do dono também chama a atenção.
O chocolate quente é muito bom também.
O único problema é que neste bar não tem petiscos "quentes".
Como é uma bodega, os petiscos são pratos frios.
Queijo, salame, presunto, pimenta biquinho, palmito, azeitona, etc.
Para não dizer que não tem nenhum prato quente para acompanhar o vinho (ou as inúmeras bebidas disponíveis nas prateleiras), tem um sanduíche de queijo do reino no pão francês muito legal.
Eu sempre peço vários sanduíches durante a noite.
As mesas e cadeiras de plástico ficavam na rua antigamente, mas por dificultar a passagem dos carros durante a noite, foi proibido.
Ficam agora nas calçadas., mas muita gente ainda fica no meio da rua.
Dentro do bar, as velhas cadeiras altas de madeira complementam o visual da bodega.
 
Em alguns dias o Véio coloca música ao vivo para animar a noite.
Um palco improvisado é montado e a música quebra o silêncio gelado.
Mas não espere ouvir músicas como "lepo-lepo" ou coisa parecida.
O conceito musical lá é bem diferente.
Como temos uma "moral" extra porque vamos sempre com André Julião, sanfoneiro que é amigo do Véio, mesmo com o bar fechado, ficamos com as mesas e cadeiras para entregá-las no outro dia.
Fazer o que, não é?
O Véio tem várias casas para alugar próximas ao bar.
A que eu fiquei este fim de semana ficava colada à Bodega.
Nem se eu quisesse, eu conseguiria dormir cedo.
Fica aqui a dica.
Saúde!
Um abraço a todos.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mudança de Palco 079 - Enquanto a política for assim, eu tou fora!

Para quem não conseguiu ver o vídeo direto aqui no Blog, click AQUI para ver no Youtube.

Enquanto a política aqui no país for feita deste jeito, eu me recuso a votar.
Não é só o PT que faz assim, isso já vem sendo feito há várias décadas por todos os partidos.
Não sei votar no "menos desonesto".
Não dá.
Pra mim, não dá.

Show de Alceu Valença em Orobó – São José Das Cenas Prontas.




Olá pessoal.
Cinco dias depois de chegar da viagem com Naná Vasconcelos, segui para Orobó, cidade do interior de Pernambuco, para fazer o monitor de um show de Alceu Valença.
Este show aconteceu no domingo, dia 27 deste mês.
O show de Alceu seria num palco, e ao lado deste palco iria ter um trio elétrico com outras atrações.
No palco, somente Alceu se apresentaria.
Quando chegamos ao local, que era uma quadra coberta, as caixas do line array ainda estavam no chão, e quase nada tinha sido retirado do caminhão.
Ou seja, estava muito atrasado. Muito atrasado mesmo!
O sound check estava marcado para as 16h, mas com certeza este horário não seria cumprido.
Para piorar, o trio elétrico iria começar a tocar às 18h, o que impossibilitaria qualquer sound check depois deste início.
O show de Alceu estava programado para às 21h.
Não tinha absolutamente nada armado no palco.


Todo equipamento estava dentro do caminhão ou nas caixas na frente do palco.
Saímos para comer algo, pois não tínhamos almoçado.
Mas não tinha nenhum restaurante aberto nas imediações, e acabei comendo um cachorro quente e uma fatia de torta de frango com um Guaraná Antarctica.
Dentro da torta de frango encontrei um caroço de feijão verde, que logicamente não era para estar ali.
Nem sei que horas era aquela quando comecei a ligar o multicabo na mesa de monitor, no intuito de agilizar a montagem do palco, enquanto o técnico da empresa de som ia fazer outra coisa.
Acredito que já passava das 16h, e ainda faltava muita coisa para se fazer.
Logo quando chegamos, Rogério, técnico de monitor de Alceu, que neste show faria o som do PA, perguntou qual rider técnico o pessoal do som tinha recebido, e eles falaram que foi um rider do São João.
Como Alceu Valença tem vários tipos de shows, com e sem metais, com e sem percussão, com e sem acordeom, dava alguns problemas antigamente com estes riders.
A solução encontrada (eu fiz isso também com Silvério Pessoa) foi montar um input list base, com bateria, baixo, guitarra, teclados, acordeom, vocais, voz de Alceu e a voz reserva finalizando no canal 25, e todos os canais extras que aparecessem seriam colocados após este canal 25.
Funciona que é uma beleza esta técnica.


Procurei por uma cena de Venue que tivesse esta formação base onde a voz reserva estava no canal 25.
Achei uma.
Perfeito, vai servir para adiantar as coisas.
Vai ter que servir, pra ser mais exato.
Não teríamos tempo para fazer um sound check com calma, isso a gente já sabia.
Talvez não tivéssemos tempo algum para sound check, eu não sabia direito como ia ser.
Por esta razão, eu teria que apelar para “São José Das Cenas Prontas”, para que esta cena que eu encontrei se encaixasse neste novo sistema de som.
Logicamente eu checo os monitores, não passo a cena e começo o show.
Pelo menos nunca cheguei a este ponto.
Já estava bem perto das 18h quando passei a cena para a mesa de monitor.
Pedi para ligar o microfone de Alceu antes de qualquer coisa, e enquanto o técnico da empresa de som ia ligando o restante dos instrumentos, eu fui dando uma geral rápida nos monitores.
Passei a via de Alceu, dei uns ajustes, e copiei a equalização para os outros monitores.
Mas não combinou com todos.
Os monitores estavam “falando” diferente.


Dei uns retoques nos demais monitores, mas quando cheguei nos dois monitores da bateria, os dois estavam completamente diferentes.
Como não tinha (pelo menos no placo) monitores reservas, tive que escolher apenas um dos dois e zerei a equalização, começando do zero os ajustes.
A banda já estava vindo para o palco.
Ajustei o som do side com equalização ao meu gosto, começando do zero também.
Deu tempo ainda da passar rapidamente o som da bateria com Rogério.
Tudo já estava endereçado na mesa, lembram?
Era a cena de outro show.
A banda chegou.
Passei o som dos teclados para o tecladista. Ok.
Passei o som do acordeom para o fone do músico. Ok.
Passei as vozes para o tecladista e baixista. Ok.
O baterista deu uma geral na bateria, sobrou um grave, ajustei. Ok.
Vamos passar uma geral para eu ajustar o resto? Vamos!
O trio começou a tocar.
Quase que eu consigo! (risos)


Não dava para fazer mais nada no palco. Nem minha voz eu conseguia escutar direito por causa do volume alto do som do trio.
Vamos jantar então.
Sopinha, inhame, galinha guisada...
Nem estava com fome, ainda estava cheio do meu “lanche-almoço”.
Mas mesmo assim não resisti à sopinha e um pouquinho de inhame com galinha.
O produtor de Alceu falou que o trio elétrico iria parar de tocar às 20h30.
Daria tempo para fazer os ajustes que faltavam antes de começar o show.
Fui para o palco aguardar nossa hora.
Já no palco, o produtor me perguntou quanto tempo seria para fazer este sound check.
Como já estava tudo endereçado no palco por causa da cena do outro show, e no tempo que eu tive para checar os instrumentos eu consegui colocar os ganhos dos canais no nível onde normalmente trabalho, muito provavelmente os músicos iriam escutar quase tudo certinho.
Este era meu pensamento.
Por isso falei para o produtor (Marcel) que nós faríamos este sound check em quinze minutos, no máximo.
Não levamos dez!
Foi só o tempo de a banda tocar a música Dois Animais.
Nem tive muitos pedidos de ajustes.
Pararam e ficamos aguardando para começar o show.

O prefeito ainda subiu no palco com sua grande comitiva para falar (normal, né?), para só depois anunciarem o início do show.
Sempre fico olhando para Alceu no começo do show, pois ele normalmente não passa o som.
Chega e canta.
Quem passa o microfone dele na via dele e nas vias dos músicos é o técnico de monitor.
Depois da segunda música, ele veio ao meu encontro e pediu para diminuir o efeito (ambiência) no monitor dele.

Usamos reverberação na voz dele no palco. É o único efeito no palco.
Dependendo do ambiente, pode ser um pouco mais ou um pouco menos.
Neste caso aqui ele estava ouvindo muito a ambiência da quadra, deve ter sido por isso que pediu para diminuir.
Fiz o que ele pediu, e não fiz mais nada durante todo o show.
Fiquei tirando fotos.

Durante o show, só meu irmão pediu para aumentar um pouco a voz dele, a voz de Alceu e o piano nos seus monitores, e o sanfoneiro me pediu para aumentar um pouco da sanfona no fone dele, e mais nada!
O meu pedido para "São José Das Cenas Prontas" foi atendido neste dia!
Mas nem sempre ele atende, viu?
PS: Quando alguém me vir no palco tirando fotos durante o show, é porque tudo está sob controle.
Um abraço a todos.