sexta-feira, 13 de março de 2015

Torre de delay – X=(D/V)x1000



Olá pessoal.
Sempre fui muito ruim em decorar fórmulas, mas às vezes não tem como fugir delas.
Como trabalho muito pouco como técnico de empresas de som, onde em muitos casos é necessário a colocação de torres de delay para complementar o som do ambiente, não precisei muito calcular estes tempos de atrasos das torres.
Quando chego para fazer a maioria dos meus trabalhos com os artistas, estes atrasos das torres já foram providenciados pelo técnico da empresa de som.
Logicamente, quando posso, dou uma conferida.
No SESI Bonecos, que faço desde 2009, tem torre de delay.
E sou o técnico do evento, então sou eu que faço isso.
Em algumas mesas você pode escolher entre milisegundos ou metros como unidade de medida do delay (atraso).
Na Venue tem esta opção (foto acima).
Então eu sempre deixo em metros.
Como a house mix do SESI Bonecos fica normalmente na mesma distância em todas as cidades, em torno de 30-35 metros e a torre de delay fica um pouco atrás da house mix, comecei colocando 33 metros e fui ajustando no ouvido.
Olhei aqui numa cena de 2014 e o delay está em 37 metros.
Já falei em texto anterior como ajusto este delay usando uma música (reggae) que tem um ritmo bem marcante, onde me guio pela caixa da bateria.
Sempre é tranquilo esta parte do serviço no SESI Bonecos.
Torre de delay - SESI Bonecos (Belém 2014)

Mas tem mesas ou equipamentos que não dão esta opção de metros e em muitos casos a unidade de medida está em milisegundos.
Conversando com Ximbinha, que estava como técnico da Bizasom na abertura do Carnaval 2015 no Marco Zero, ele comentou sobre uma fórmula rápida para se calcular o tempo do delay para as torres.
Seria bom saber esta fórmula, pensei eu. Numa correria seria muito útil.
E ontem fui atrás disso na internet.
Achei, logicamente.
Tudo se acha na internet, inclusive mentiras.
Vamos a fórmula.
Obs: A velocidade do som aqui (340) é com a temperatura do ar em 20°C.
Abaixo de 20 a velocidade cai e acima de 20 a velocidade aumenta.

X = (D / V) x 1000
X > Tempo do delay em milisegundos.
D> Distância da torre em relação ao PA.
V> Velocidade do som (340m/s).


Vamos supor que a distância da torre de delay para o PA seja 50 metros.

Qual o atraso (em milisegundos) que vamos ter que colocar nas caixas da torre?
X = (50 / 340) x 1000
X = (0,147) x 1000
X = 147
Então teremos que colocar 147 milisegundos de atraso.
Para melhorar isso, acrescente 20 milisegundos para produzir o Efeito Haas.
Mais detalhes sobre este efeito, clique AQUI, ou copie e cole este link no seu navegador:
 
http://www.vikel.com.br/Efeito%20Hass%20e%20o%20ajuste%20de%20torres%20de%20delay.htm

Velocidade do som de acordo com o condutor.

Simples, não?
Achei uma fórmula mais fácil ainda.
O som leva 1 segundo para percorrer 340 metros.
Um segundo é igual a 1000 milisegundos.
Fazendo uma regra de três vamos descobrir que o som leva 2,943 milisegundos para percorrer 1 metro.
Sabendo-se disso, a coisa fica besta agora.
Nem precisa mais daquela enorme fórmula acima (X=(d/v)x1000).
Quanto era a distância da torre para o PA? 50 metros.
É só multiplicar agora 50x2,943.
Teremos o mesmo 147 como resultado.
Você só vai precisar decorar agora o número 2,943 !!!!!
Lembrando mais uma vez, que o resultado deve ser conferido com os ouvidos, ok?
Esta dica é só para não começar do zero.
Principalmente porque tudo muda de acordo com a temperatura do ar.
Um abraço a todos.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Rapidinha 191 - Como deixar seu comentário no Blog.

Olá pessoal.
Alguns colegas e amigos me perguntaram como seria para deixar comentários aqui no Blog.
É simples.
E não precisa ter conta no Google para fazer isso.
No final de cada texto, que sempre finalizo com "Um abraço a todos", você encontra isso:


Neste caso acima, ninguém ainda deixou comentários neste texto, pois tem escrito "Nenhum comentário".
No exemplo abaixo, vocês podem ver que já existem quatro comentários.

Quando quiserem deixar algum comentário, é só clicar na palavra "Nenhum comentário" ou "X comentários", que vai aparecer esta janela abaixo:

Você vai ver todos os comentários no lado esquerdo e no lado direito vai ter o local aonde você pode escrever seu comentário.
Escreva seu comentário. Não apago comentário nenhum! Desde o começo do Blog.
Clique no quadrado "Não sou um robô", e se você não tiver uma conta no Google ou não quiser se identificar, é só escolher a opção "Anônimo" nas opções abaixo de "Escolher uma identidade".
Não precisa ter conta no Google.
Qualquer um pode deixar comentários.
Se você entrar como anônimo, mas não tem nenhum motivo para ocultar sua identidade, assine seu comentário, informando seu nome.
Simples, não?
Um abraço a todos.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Rapidinha 190 - O cinto pode fazer a diferença!

Olá pessoal.
Mais um acidente na estrada envolvendo colegas do ramo.
Desta vez foi com a equipe do artista Wesley Safadão (WS).
Não adianta, outros acidentes vão acontecer, não tem como.
Acidentes acontecem mesmo, principalmente nestas estradas maravilhosas que nós temos aqui.
E quem viaja mais, corre mais riscos.
Isso, como sempre falo para os amigos, é simplesmente uma questão de matemática.
O que eu queria aproveitar aqui era pra defender uma coisa que faço há décadas!
Em todas as minhas viagens terrestres, seja ela feita de carro, van ou ônibus, EU SEMPRE USO O CINTO DE SEGURANÇA!
Eu disse SEMPRE!
Neste caso aqui nem teve colisão, o motorista perdeu o controle e o ônibus tombou.
Mesmo só tombando, o risco de morrer para quem não está usando o cinto é absurdamente maior!
Na reportagem que eu li aqui na internet, quatro integrantes foram hospitalizados em estado grave.
Tenho até um amigo nesta equipe, Severo (iluminador), mas vi que ele já escreveu algo no Facebook tranquilizando os familiares e amigos.
Fica aqui então o meu apelo aos colegas e amigos do ramo:
--- USEM O CINTO!
Sei que a grande maioria não usa.
Vejo isso nas minhas viagens.
Um abraço a todos.

Rapidinha 189 - Para descontrair.


Olá pessoal.
Clique na foto para ampliar, e escolha seu caminho na música!
Um abraço a todos.

terça-feira, 10 de março de 2015

Rapidinha 188 - Power Click.

Olá pessoal.
Depois de colocar o texto anterior falando sobre o intercom sem fio, lembrei de um equipamento que já uso faz muito tempo e sempre indico aos amigos.
Jurava que tinha indicado este monitor pessoal aqui no Blog, mas fui pesquisar nos textos anteriores e não encontrei.
Nem lembro como conheci os amplificadores de fones da Power Click, uma empresa sediada no Rio de Janeiro.
Há muitos anos atrás, acho que em 2005 ou 2006, fui pesquisar sobre monitores pessoais, porque estava querendo colocar fones em todos da banda de Silvério Pessoa.
Eu queria eliminar os monitores de chão de todo jeito.
Encontrei o Power Click.
Testei e gostei.
A empresa produz vários outros tipos de amplificadores de fones, mas nunca usei os outros produtos.
O modelo que indico para meus amigos é este da foto acima.
O PCR.
Mono, com entrada XLR e controle de volume e tonalidade (grave/agudo).
Funciona com bateria 9V, mas pode ser usado também com alimentação externa.
A entrada do fone é P2.
E para quem quiser uma via estéreo, tem este modelo XLR Stereo.
Igualzinho ao PCR, só que tem duas entradas XLR.
Mas pode ser usado em mono. Ele possui um botão para mudar de estéreo para mono.
Gosto muito destes amplificadores.
Solução perfeita para um monitor pessoal.
É só escolher o fone que você mais gosta.
Para conhecer os outros produtos da Power Click, vai no site clicando AQUI.
Um abraço a todos.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Rapidinha 187 - Intercom sem fio.

Olá pessoal.
Vi a propaganda deste equipamento aqui numa revista.
Um intercomunicador sem fio.
Achei interessante.
Ok, eu sei que podemos fazer a mesma coisa com rádios (walk-talk), que nem precisa de uma base fixa.
No SESI Bonecos usamos estes rádios (walk-talk).
Nem ligo o intercom. Acho muito mais rápido e prático usar o rádio.
Funciona que é uma maravilha!

Mesmo assim vou deixar aqui esta sugestão, pois pode ser que sirva para a galera do vídeo ou de algum outro setor envolvido com shows, que não gosta ou que tem outra razão para não usar rádios.
Mais detalhes sobre o equipamento, é só ir ao site do representante aqui no Brasil.
Gobos do Brasil.
Clique AQUI para ir ao site.
Um abraço a todos.