terça-feira, 10 de junho de 2008

Aquiraz, Ceará – Navegart – Inauguração da NOSSA mesa de monitor. Quase de novo!

Olá pessoal. Já estou na Europa para os dois shows de Silvério Pessoa. Um no dia 11 na Bélgica e outro no dia 13 em Paris. O terceiro show, no dia 14, vai ser ele cantando como convidado da Spok Frevo Orquestra. Estou na madrugada (00:24h) do dia 10 sozinho num hotel em Paris digitando este texto e tentando lembrar do show em Aquiraz. Viajaremos depois do almoço para a Bélgica. Estou tentando melhorar uma otite no ouvido esquerdo, decorrente de uma gripe forte que peguei antes do show de Aquiraz e que foi agravada na viagem para o Ceará de avião por causa da compressão e descompressão da aeronave na decolagem e aterrissagem. Meu ouvido simplesmente tapou por causa das secreções da gripe! Tomei até injeção, coisa que tenho verdadeira fobia, para ver se chegava bem aqui na Europa, mas não cheguei, e estou tomando uma bomba de antibióticos para diminuir a inflamação do ouvido. Fiquei no hotel para resistir ao vinho que deve estar rolando solto na casa do nosso produtor aqui da Europa, Marc Regnier, e que pode não ser muito recomendável para quem está tomando antibióticos. Temos que fazer alguns sacrifícios de vez em quando, não é?

Vamos voltar para o Ceará...

Aquiraz fica perto do famoso Beach Park de Fortaleza, pois passamos por ele no caminho com a van. O show seria na beira do mar e na frente do palco foi montado um tablado de madeira, pois haveria uma apresentação de quadrilha junina. Depois desta apresentação seria o show de Silvério.

A viagem de avião foi muito rápida, acho que deu só uma horinha. Dava até pra Dominguinhos ir, que não daria tempo dele ficar com medo!

Estava tudo tranqüilo e programado. O hotel era bem perto do palco, que dava pra ir andando. Chegamos na hora programada e começamos a armar os nossos equipamentos. Usaríamos a bateria do evento, pois está muito complicado e caro levar muito peso nestas viagens de avião pelo Brasil. Estamos tentando otimizar nossos volumes e cada viagem é um aprendizado.

Mesmo o evento disponibilizando uma excelente mesa digital de monitor, resolvemos levar a nossa mesa digital para a tão famosa inauguração. E tudo ia perfeitamente bem. Passamos o som da bateria toda e quando íamos usar as entradas digitais da mesa, um dos nossos conversores de 8 canais não funcionou! Normando ainda tentou achar uma saída, mas perdemos tempo com isso, e o que tínhamos de folga de tempo no começo do sound check foi por água abaixo. A solução foi passar todas as nossas ligações para a mesa do evento e recomeçar do começo novamente o sound check para refazer o monitor, pois na frente não alterava nada a troca das mesas de monitor e o que eu já tinha feito não foi perdido. O sound check foi meio agoniado pelo tempo que perdemos no começo, e Silvério queixou-se no final que não tinha ficado confortável seu in-ear. Não tínhamos mais tempo, e o resto seria ajustado durante o show mesmo. A boa notícia era que tudo ficaria montado, pois seríamos a primeira atração. Fomos para o hotel jantar e esperar o horário do show.

O show não foi tranqüilo. Tivemos problemas com o canal do hihat (chimbal) e com o canal do baixo durante o show. No hihat, a solução encontrada foi trocar o microfone por um dinâmico que não precisa de alimentação extra para funcionar. Perdi na qualidade, mas os estalos pararam. O baixo eu não sei qual foi o problema, e demorou um pouco mais para ser solucionado. Ficamos parados uns 2 minutos enquanto o pessoal no palco tentava solucionar. Leandro, guitarrista, que vai substituir Renatinho nos shows de junho no Brasil, teve problemas com seus pedais também. O desconforto no palco era evidente, pelo menos pra mim que estava de frente e conheço todos da banda. E ainda pra completar, caiu uma chuva no meio do show que fez com que o pessoal corresse para baixo das tendas para não se molhar, deixando a frente do palco vazia. Eu sabia que as pessoas continuavam vendo o show embaixo das tendas, mas para quem está no palco, não é uma sensação muito boa ver as pessoas correndo para longe. A partir deste momento o show foi sendo levado em banho-maria até o final para cumprir tabela.

Senti em determinado momento do show, perto do final, uma mudança no timbre da voz de Silvério, fazendo com que houvesse uma pequena realimentação. Fiquei até o final do show segurando para não apitar, pensando que o problema era comigo. Conversando no camarim logo após o show, fiquei sabendo que Silvério não conseguiu ir até o final usando o in-ear, pois tinha um ruído muito alto e ele teve que tirar o fone. Por isso, Normando teve que colocar a voz dele no side, e foi por isso que houve a mudança de timbre na voz e o aparecimento do princípio de realimentação, porque o som que saía no side era captado pelo microfone. O princípio da realimentação vinha do palco e não lá da frente como eu achava, pois eu não sabia que estavam usando o side.

Estamos marcando uma sessão na Bélgica hoje à noite para ouvir este show de Aquiraz que gravei no laptop e tomar uns vinhozinhos (ou cerveja!!). Sempre aproveitamos algo dessas gravações.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: