quinta-feira, 12 de junho de 2008

Flagey, Bruxelas – Bélgica – A vida é um aprendizado, sempre!


Olá pessoal.

Impressionantemente impressionante! Não tinha outras palavras para começar este texto.

A Lei de Murphy se fez presente neste show como eu nunca tinha visto!

Tudo estava perfeito. O lugar era lindo. Deu público. Tivemos todo tempo para fazer o sound check. Não tinha nenhum outro show antes ou depois da gente. O palco era só nosso!

O técnico de monitor era muito bom, o som era muito bom, a mesa era boa e a acústica do local não era tão boa assim. Nada poderia dar errado. Mas deu! E de um jeito que eu nunca tinha presenciado!

Meu grande erro foi a confiança total de que nada poderia dar errado. Não fiz o line check que geralmente faço quando o palco é modificado para outros shows antes do nosso, pois não haveria show antes do nosso! E paguei caro por isso. Não passou pela minha cabeça que algo poderia dar errado neste show. Passamos o som e tudo ficou ligado e funcionando. Aguardamos um pouco mais de uma hora pra começar o show. Perguntaram se estava tudo ok comigo e eu disse: sim, pode começar.

Augusto soltou a vinheta de abertura e eu fui abrindo os canais. Tudo certo, mas... Cadê a voz do cantor? Nada!

O show começou e a voz de Silvério não saía no som da frente. Notei que ele estava se ouvindo normalmente, e isso me deixou mais desesperado, pois o problema era só na frente. A primeira coisa que fui ver foi se realmente eu tinha aberto o canal da voz, mas tinha certeza disso pois é a primeira coisa que abro quando a vinheta começa. Mas nessas mesas digitais que você tem várias páginas de faders, não custa conferir. Depois de quase dois minutos sem voz e sem achar o problema com os técnicos Belgas, falei por um microfone interno com Silvério e a banda que não dava pra continuar. Teríamos que parar para achar o problema. E assim foi feito. Qual foi o problema? Vou tentar explicar.

Esta mesa digital que estava usando, a DM2000, só tem 24 entradas analógicas. Se necessitar de mais entradas, como é o nosso caso que trabalhamos com 32 canais, estes canais extras tem que entrar em conversores análogo/digital para converter os sinais e enviar digitalmente estes sinais para a mesa. Eu tinha 8 canais entrando neste conversor: violão, acordeão, escaleta, voz guitarra, voz Silvério L, voz Silvério R, voz Silvério sem fio e Air Fx. O problema é que os canais de voz de Silvério estavam chegando no conversor mas não estavam indo para a mesa. Ou o cabo digital deu problema ou as entradas digitais da mesa foram desconfiguradas. Os técnicos Belgas olharam a configuração digital e disseram que estava correto, então eles enviaram os dois canais de voz por outro caminho, e me mostraram aonde estava agora. Só que eu baixava os faders destes canais e a voz continuava saindo. Algo estava errado ainda, e eu não sabia o que era, pois não sabia como eles estavam fazendo as ligações digitais. Eles olharam assustados para minha observação e modificaram novamente as ligações, e os dois canais de voz chegaram. Ok, já podemos começar. Recomeçamos e foi aí que tive o outro susto. Todos os outros 6 canais que estavam no conversor não chegavam também na mesa. Não tinha violão, acordeão, escaleta, voz da guitarra, voz sem fio e air fx.


Falei novamente pelo microfone interno e notei que Silvério não iria parar mais. Chamei novamente os técnicos locais e eles foram redirecionando os outros canais digitalmente. Conseguimos recolocar quase todos os canais, mas não deu pra redirecionar o sem fio e a voz da guitarra. Ficamos sem estes canais até o final do show. O sem fio não fez tanta falta, mas o da voz da guitarra era importante. Depois de toda essa emoção (dispensável!), o show transcorreu normalmente (quase) e teve até bis! Mas não consegui disfarçar meu desânimo no jantar logo após o show. Fui dormir pensando no episódio e tentando achar outras opções para resolver o problema mais rapidamente, e acabei achando. Queria não ter achado, pois fiquei pior, mas tenho que levar isso como um aprendizado. Vivemos num eterno aprendizado. Em qualquer profissão.

Qual seria a outra solução?

Não lembrei na agonia, que na hora que estávamos ligando os instrumentos, nós cancelamos uns 4 canais da percussão, pois estes instrumentos não vieram para a Europa, por causa da nova política de peso nos transportes aéreos. Os técnicos Belgas ligaram estes canais na mesa, mas não usaríamos. Eu tinha estes canais livres dentro dos 24 que tinham entrada analógica. A solução era pegar os cabos com os sinais da voz de Silvério, do acordeão e o da voz da guitarra e colocar nestas entradas vagas em vez de ficar nas entradas do conversor. O resto seria redirecionado via digital. Resolveria mais rapidamente meu problema e por completo, mas infelizmente não enxerguei isso na hora.

Ainda bem que Silvério Pessoa não lê este meu Blog!

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: