quarta-feira, 18 de junho de 2008

Forrocaju – Pense numa correria!


Olá pessoal.

Já estou em casa depois de nove horas de avião da Europa até Recife, aonde já tinha um ônibus esperando a gente para seguir direto pra Aracaju. Foram mais umas oito ou nove horas pra chegarmos lá, pois o ônibus apresentou um defeito e tivemos que esperar estacionado na saída de Recife. E Levei quase dez horas pra chegar em casa vindo de Aracaju. Pegamos um engarrafamentozinho na entrada do Cabo de Sto Agostinho e o ônibus foi deixando o pessoal pelo caminho, aonde eu fui o último a ser despachado na guarita do meu prédio, com um monte de equipamentos, pois já temos show na quinta-feira, dia 19 em Carpina – Pernambuco. Resumindo... Estou um pouquinho quebrado.

Chegamos em Aracaju, direto de Paris, no começo da madrugada do dia do show, na segunda-feira. Era uma hora da manhã e eu estava completamente desorientado por causa do fuso horário. Já tinha dormido no avião e no ônibus, mas ainda estava com sono, ou seria o cansaço? Não sei. Só sei que fiquei ainda na internet falando com os amigos e ainda precisava fazer uma sessão do show no meu laptop para a mesa digital. Quando acabei de fazer a sessão, era bem pertinho das 5 horas da manhã. Fui dormir e só acordei ao meio-dia para almoçar e esperar a hora do sound check. Mário Jorge (trabalha com Elba Ramalho) que faria o monitor no lugar de Normando, ainda não havia chegado, pois ele não pode vir com a gente no ônibus e ficou responsável em arranjar um meio de chegar lá sozinho. Conseguiu chegar antes de sairmos para o sound check, que foi marcado para as 16h e combinamos que chegaríamos duas horas antes para armar logo nossos equipamentos. E foi assim que fizemos. Como o problema com a nossa mesa de monitor ainda não foi resolvido, usaríamos a mesa do evento, que seria uma digital também. Normando passou para Mário Jorge a cena gravada num pendrive de um show anterior de Silvério em que usamos uma mesa igual e isso facilitou bastante o trabalho de Mário. Estávamos ligando os equipamentos, quando surgiu a possibilidade de Silvério Pessoa não conseguir chegar a Aracaju, pois ele ficou em Recife quando chegamos de Paris e não estava conseguindo chegar ao aeroporto, porque chovia muito em Recife, e quando chove muito em Recife, não conseguimos nos movimentar, a não ser que você use um caminhão ou um jet sky!



Detalhe de Mário Jorge ligando os nossos monitores.





Realmente ele perdeu o vôo, e decidimos passar o som sem o cantor mesmo. Como já tínhamos uma cena feita, Mário Jorge só precisou fazer alguns ajustes no fone dos músicos e no in-ear de Silvério, pois tudo já estava mais ou menos endereçado. Pra mim não seria tão difícil também, pois passei toda banda e era só encaixar a voz na hora do show. O problema é que os dois canais de voz de Silvério não chegaram legais pra mim lá na frente, e resolvemos fazer um split (separação) na voz. Pegaria o sinal limpo da voz de Silvério sem passar pelo Kaos Pad (equipamento que ele usa para processar efeitos na voz). Depois de feito isso, a voz chegou legal pra mim. Salvei a sessão da mesa no meu laptop e o técnico da empresa de som salvou a cena na mesa e a sessão no laptop dele. Prevenir nunca é demais!

Ah! Esqueci de falar que a sessão que fiz no hotel no meu laptop não serviu de nada, pois o software da mesa era versão 2 e eu fiz minha sessão usando o editor da mesa na versão anterior. Vou ter que andar com sessões para as duas versões da mesa. A mesa não consegue ler uma sessão feita na versão antiga.

Fomos para o hotel esperar pela hora do show, que ainda dependia da hora que o cantor iria chegar, pois a única solução encontrada foi ele vir de carro de passeio mesmo!



As duas mesas digitais do P.A.
Usei a da direita, mas as duas são iguais.




Na programação, éramos a segunda atração e entraríamos às 23h. Como houve um pequeno atraso de meia hora na primeira atração, deu para Silvério chegar, e ele foi direto para o palco enquanto religávamos nossos equipamentos. Fui para frente para colocar minha cena na mesa e checar se estava chegando tudo certinho e após conferir tudo, começamos! O show transcorreu sem anormalidades. Só notei um “hummmm” na região dos graves que descobri durante o show que vinha do canal de guitarra. Ele só era percebido quando a banda parava. Comuniquei ao pessoal do palco este problema, mas como não conseguiram solucionar, fiquei o tempo todo fechando o canal da guitarra quando a banda parava. Restava saber como tinha sido lá no palco. No camarim, conversamos.

Pra Silvério, foi tudo perfeito. O baterista, Ricardinho (que estava fazendo o primeiro show de Silvério substituindo Augusto que ficou na Europa para tocar com a Spok Frevo Orquestra), me contou que na última música Wilson, nosso percussionista, bateu com o pé nas tomadas de AC e desligou a monitoração. Ele tocou toda música sem ouvir nada dos outros instrumentos, a não ser o que vinha do som do P.A.. Como era a última música, ele relaxou. E André que toca acordeão também teve problemas com seu monitor. Ele me falou que o amplificador do fone que fica na cintura caiu, e após a queda ele parou de funcionar. Não lembro se ele me falou em qual parte do show aconteceu isso.
Visão geral do espaço aonde é feito o Forrocaju. No centro, a House Mix, aonde está o controle do som que vai para o público e das luzes do palco.


É... Foi um corre-corre, mas no geral, deu tudo certo.

Fui elogiado pelo som por uma pessoa que estava na House Mix (aquela casinha que fica na frente do palco e onde está o controle geral do som e da luz de um show), mas não achei que tive o mesmo resultado de Paris, por exemplo. Não achei tão redondinho o som. Mas esse é um defeito sério que tenho, e que talvez até me ajude na profissão sem eu saber. Tenho uma autocrítica muito forte e tento sempre melhorar.

Um abraço a todos.

5 comentários:

Chá de Chocalho disse...

Tito como faço pra falar com vc meu irmão (MSN)...seu blog é facinante...sou de Londrina, tenho um grupo músical e queria trocar idéias com vc, seu trabalho é demais cara...parabéns...att: Anderson Loof

Titio disse...

Oi Anderson. Obrigado pelos elogios. Meu MSN é titioaudiomidi@hotmail.com

Um abraço.

Titio disse...

Anderson...
Uma curiosidade minha... Como você encontrou meu Blog?
Um abraço.

Normando Paes disse...

Ai TITIO,

Nao poderia ser melhor o resumo desta Mine Tour de Sao Joao, aqui no Nordeste, como voce acho que falta a Silverio Espaco na Midia, mas vamos em frente acho excelente a ideia de colocar trechos de shows ao vivo no site ou blog disponiveis para os fans ou curiosos baixarem assim temos mais um meio de divulgar o incrivel trabalho de Silverio Pessoa, essa GIG ( equipe de trabalho ) e incrivel da gosto de fazer, toods se encantam com esse trabalho a energia que rola e muito boa so pode sair coisas boas dai, espero que breve poderemos viajar juntos pelo mundo nao so aqui no nordeste.

grande abraco, e parabens

Normando Paes
Tecnico de monitor

Chá de Chocalho disse...

Oi titio, conheço o trabalho so Silvério e com ele consequentemente conheci o seu, sou de Londrina Paraná, e tenho um grupo músical que tem muitas referencias no trabalho de vcs...conheci seu blog pelo blog do silvério, gosto muito dessas histórias e isso faz com que deixe a gente mas louco em desenvolver um trabalho responsa como o de vcs, mesmo não estando nos centros das atenções "nordeste", mas vou levando minhas influências que ja endei do meu pai que é de Vitória de santo antão. Abraço irmão a gente se fala...ja adicionei o seu msn...vamo que vamo...obrigado fica com Deus.