quinta-feira, 17 de junho de 2010

Rapidinha 58 - Finalmente a lógica apareceu!

Já falo isso faz muito tempo! É desumano colocar artistas locais que não tem música tocando nas rádios nos primeiros horários nos grandes eventos, como Festival de Inverno de Garanhuns ou no Pátio do Forró em Caruaru, por exemplo. Os horários nobres são sempre deixados para as grandes atrações, que não precisam destes horários para conseguir público! Deve ser porque a mulher do prefeito não vai poder ver o show por causa da novela que o pessoal insiste neste formato! Já disse a vários amigos meus artistas que não vale a pena tocar em lugares como o FIG ou qualquer outro festival aberto quando o horário é o primeiro ou o último. O primeiro horário é muito cedo, e ninguém vai sair de casa cedo para ver show de quem não é famoso! Mesmo que seja de graça! O último horário, para mim, nem era para existir, pois é muiiiito tarde, e já vi foto de uma amiga minha cantora que fazia o show no Festival de Inverno de Garanhuns para o pessoal da limpeza do local pela manhã e uns três bêbados deitados que dormiam! Nem um grande nome da música poderia segurar gente até àquela hora. O último horário deveria ser mais cedo. Finalmente, eu lendo o jornal aqui em casa enquanto a Nigéria vai sendo derrotada pela Grécia, vejo que finalmente alguém está pensando parecido. Leio que em Caruaru "inventaram" (será?) a matinê!!! Que nada mais é do que tudo isso que falei acima. São artistas conhecidos (porque as músicas deles tocam muito nos meios de comunicação) abrindo a noite. Nem preciso colocar a foto para mostrar que tem muita gente, não é? E com o local cheio, dá para ir mesclando as atrações. Acho mais justo. E começando cedo, logicamente o último horário não vai se tornar uma manhã de sol como normalmente acontece! Espero que mais ações inteligentes feito esta se proliferem!

2 comentários:

Atrás da Cortina disse...

Não imagino que isso tenha sido uma idéia de ninguém e principalmente de algum produtor desses eventos como Caruaru, isso sim dever ser as bandas mais famosas que tem que fazer mais de um show por noite, que só tem esse horário e daí teve que ser assim mesmo.

Longe de mim pensar que produtor se preocupa com artista pequeno, é ruim!

Tostão.

Titio disse...

Oi Tostão.
O motivo eu sei. E não foi pensando em artistas pequenos não. Ano passado a prefeitura de Caruaru não colocou na programação estes artistas aclamados pelo povão (Calcinha Preta, Calypso, etc) alegando que feriam a tradição. Como a reação de descontentamento foi geral da "massa", a galera resolveu voltar atrás neste ano chamando os velhos conhecidos da mídia e colocaram num horário mais cedo para justificar que continuariam a não ferir a tradição. No jornal, o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, José Pereira, fala: "As matinês foram criadas para suprir a expectativa do público jovem, adepto de outros estilos de forró e das bandas estilizadas. Atendemos a um pedido formal do movimento Juventude Consciente, mas a filosofia de resgate da tradição junina continua inalterada".
Eu sei que não foi pensando nos artistas locais. O que quero mostrar é que funciona deste jeito, entende?
Um abraço.