quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Workshop mesas Venue – Quem disse que operador de áudio não estuda?

Olá Pessoal.

Muita gente ainda acha que trabalho como o que eu faço não é trabalho, é diversão. Já ouvi muitas vezes colegas e amigos dizendo que queriam muito fazer o que eu faço porque era só curtição. Viagens, vinhos, farras, cidades diferentes, comidas diferentes e gostosas, países diferentes, mulheres...

Tem isso tudo no meu trabalho? Tem. Mas só falei das coisas legais acima, e no quesito mulheres sou muito fraco. Conto nos dedos (acho que de uma só mão) as vezes que me relacionei com alguma “nativa”. Nunca fui de sair para caçar também. Passei doze anos casado. E agora que dá para caçar porque estou solteiro, nem jeito eu tenho mais. (risos)

Ainda poderia citar o outro lado da moeda: dormir pouco ou nada, almoçar (ou jantar) sanduíche na estrada, voar em bimotor de 1970, riscos de acidentes nas estradas, riscos com eletricidade, comidas mal feitas, quartos não muito agradáveis, muito tempo longe da família...

Lógico que me divirto no trabalho. E acho que quem não se diverte no trabalho, pode ser que esteja no trabalho errado. Você tem que se sentir bem no que faz. E se isso não acontece, pense em mudar de ramo.

Cheguei meio que “por acaso” na minha profissão. Tenho certeza que seria um profissional muito melhor se eu já tivesse a determinação de entrar no ramo mais cedo ou com mais vontade. Mas quando comecei em 1986 tinha o esporte no sangue. Adoro esportes até hoje. A necessidade de subsistência falou mais alto na época, e tive que correr atrás de trabalho.

Já descrevi minha trajetória profissional em algum texto aqui no Blog, e não vou mais falar sobre isso.

Estou aproveitando que participei de um workshop ontem aqui em Recife sobre as mesas digitais Venue para falar mais um pouco sobre este assunto “estudar”.

Minha sala de aula são as palestras, workshops, os shows que eu vou ver, a internet... Ah... A internet... Para mim, é uma das mais melhores (se não for a melhor!), ferramentas de estudo hoje em dia! Já contei em vários textos aqui no Blog como uso ou usei bem esta ferramenta.

Fico muito tempo na internet. Muito tempo mesmo! Acho que já posso ser considerado um viciado, pois “todo santo dia” eu entro na internet!

Estou com uma dor insuportável no cotovelo direito. Algo me diz que é por causa do movimento repetitivo do mouse e/ou digitação.

Sempre estou lendo alguma coisa na internet sobre áudio, mesas de som, sistemas de som, etc.

Participo de uma comunidade na rede chamada Gigplace, criada por Lázzaro (operador de monitor de Ivete Sangalo). Entro nesta comunidade muitas vezes ao dia. A comunidade é essencialmente formada por operadores de áudio de todos os cantos do Brasil. Aprendo muito lá.

Minhas provas são os shows em que eu opero o som. O comentário das pessoas em geral que o som estava muito bom, ou bom, ou regular, ou ruim, ou muito ruim, são as notas das provas.

Uma turnê equivale a um intensivo.

Trabalhar para uma empresa de som lembra muito um curso profissionalizante. Vou fazer vários cursos destes com a Bizasom neste segundo semestre. Neste mês já tem curso em Manaus com o SESI Bonecos. No começo de setembro tem prova em Serra Talhada com Silvério Pessoa, depois sigo para mais cursos até novembro com o SESI Bonecos e o FITO.

Mesmo já sabendo de algumas coisas da mesa Venue, pois fiz uma turnê um tempo atrás com o SESI Bonecos usando uma, sei que não sei tudo sobre ela. Sei mais do que o básico, faço meu trabalho tranquilamente usando uma, mas não poderia deixar de ir ao workshop para ouvir os dois técnicos da Avid: Kalunga e Pelúcia.

O primeiro é o atual operador de PA de Ivete Sangalo, e o segundo já trabalhou com Cordel do Fogo Encantado, Jorge Aragão, Inimigos da HP, etc. Não tinha como dar uma aula geral e minuciosa sobre a mesa para todo aquele pessoal. Devia ter entre 60 e 70 pessoas naquele auditório. E alunos de vários níveis. Muita coisa que eles falaram, eu já sabia. Não só porque eu já trabalhei algumas vezes com a mesa, mas também porque tenho sempre contato com Kalunga e ele sempre me dá alguma dica via MSN ou email. A poderosa ferramenta chamada internet ataca mais uma vez!

Mas mesmo assim saí de lá sabendo mais coisas que eu não sabia!

Só olhando um deles manusear a mesa, eu aprendi uma coisa! E ele nem sabe que ensinou!

Foram coisas simples que aprendi, levando-se em consideração o geral da mesa, mas eu não sabia. E se você for juntando as coisas simples que vai aprendendo, no final você conhece a ferramenta por inteiro.

Hoje eu “matei” uma aula. Tinha combinado com meu amigo Rogério da PA Áudio para ir ver o show de João Bosco no teatro da UFPE.

Acabei demorando muito para editar uns áudios aqui em casa para uns VTs de televisão e deu preguiça de sair de casa. O locutor oficial da GM daqui, Wemmerson Seixas, me deu uma canseira de duas horas esperando as locuções!

Pronto Wemmerson. Falei de você.

Nunca fui um excelente aluno mesmo. Sempre passava me arrastando na média sete.

Quem nunca matou aula que jogue a primeira pedra!

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: