quarta-feira, 13 de abril de 2011

Carnaval 2011 – Sound Check – Fazer ou não fazer?

Casa Amarela
Olá pessoal.


Acordei de madrugada hoje novamente para levar meu Filho ao colégio. É semana de provas.
Aproveitei, tomei um café com leite, fiz um sanduíche frio de presunto e queijo num pão francês e resolvi escrever para o Blog.
Adoro levar meu Filho ao colégio, mesmo acordando antes das seis! E mesmo ele não falando muito durante a ida.
Só em estar em contato visual com ele já me faz um bem danado.
Hoje foi tranquilo para deixá-lo no colégio. Não estava chovendo.
Mas ontem... Ontem foi uma novela!

Casa Amarela
Muita chuva, água em todo canto, ruas alagadas.
Para chegar foi até mais fácil do que eu esperava, não encontrei muitos alagamentos, pois a chuva começou a ficar forte na hora que eu estava indo. Mas a volta...
Quando o deixei no colégio o relógio marcava 7:15h.
Decidi (erradamente) voltar pelo mesmo caminho que tinha ido porque não vi nada engarrafado na pista contrária quando estava indo deixar ele.
Lasquei-me!!!!!

Casa Amarela
Engarrafamento monstruoso. Saí desta principal para pegar outra via, e me lasquei novamente. No caminho me deparei com uma rua completamente alagada!
Estacionei o carro antes do alagamento e peguei o jornal para ler. Esperei uns vinte minutos e quando notei que todos os carros estavam voltando pela contramão, fiz a volta e retornei também no sentido proibido. Não tinha outra saída, tinha que voltar para a via principal para voltar pra casa.
Engarrafamento!

Casa Amarela
 
Parei novamente numa rua fora da principal, peguei novamente o jornal, dei uma lida mais uma vez.
Tentei até cochilar, mas não consegui. Esperei uns trinta minutos e resolvi sair para ver se já estava melhor de se locomover. Consegui finalmente sair desta principal e pegar uma outra via que daria em casa. Não demorou nem 10 minutos de locomoção. Engarrafamento novamente.
Aí apelei. Parei novamente numa rua fora da avenida, deitei o banco e dormi!
Dormi por quase uma hora. Tentei novamente me locomover e agora consegui chegar em casa. Era perto das dez horas da manhã quando cheguei em casa!

Casa Amarela
Seguindo com o resumo para tentar atualizar o Blog, cheguei no carnaval.
Fiz apenas três trabalhos no carnaval. Foi tranquilo, tranquilo até demais.
Todos os três trabalhos foram com Silvério Pessoa.
Ainda tive uma proposta para fazer o monitor da Orquestra Contemporânea de Olinda, mas o dia coincidiu com um dos dias de Silvério Pessoa, e eu não acerto dois shows no mesmo dia.
Por quê?
Porque com Silvério sempre tem sound check no dia do show, e isso já toma um bom tempo. Se a outra banda que me chamou for fazer sound check no dia também (o que não é difícil), a coisa fica muito complicada e eu posso falhar com um dos dois na hora do sound check ou na hora do show.
Se esta possibilidade existe, eu não faço.

Praça do Arsenal

Este ano, a produção de Silvério Pessoa veio conversar comigo à respeito de sound check.
Eu sou fã do sound check, não vou mentir.  
É muito mais difícil alguma coisa dar errada na hora do show quando se faz o sound check antecipadamente do que quando não se faz.
Já passei até por situações contrárias. Já fiz sound check e não gostei do resultado final do som na hora do show, e já teve show que fiz na hora sem passar o som e adorei o resultado!
Mas normalmente quando se faz sound check, o resultado é melhor.
Pois bem...

Praça do Arsenal

A produção veio me perguntar se poderia fechar shows sem sound check, pois com o sound check é mais difícil conseguir fechar os shows por causa do horário. É quase impossível marcar dois ou três shows num dia com sound check para todos!
Mesmo sem gostar muito da ideia, falei que poderíamos tentar, pois equipe a gente tinha para isso. Vamos testar.

Praça do Arsenal

Disse que o maior problema não era nem comigo lá na frente, e sim no monitor, pois tudo lá é mais complicado. Inclusive falei que se fosse para fazer show sem passar o som, não usaríamos nossos fones no palco e as nossas ligações dos instrumentos iriam ser em cima das ligações da banda anterior ao nosso show. Usaríamos os monitores de chão que já estariam posicionados, e o máximo que a gente poderia fazer era ligar o in-ear sem fio de Silvério. Fora isso, todos na banda teriam que fazer o show usando os monitores de chão da empresa de som.

Praça do Arsenal
 
Todos concordaram.
Mas infelizmente não foram fechados mais shows. Caiu até um que estava fechado e seria em Aracaju.
Não deu para fazer o teste.
Fui ver quais seriam as empresas de som dos três pólos que iríamos fazer. Tudo certinho. Vi que o equipamento seria muito bom na maioria dos lugares.

Praça do Arsenal
  
Em Olinda (não tirei fotos deste dia e não lembro porque não tirei) foi uma empresa de João Pessoa chamada Top Som. Eu recomendo. Já conheço o serviço desta empresa e mais uma vez comprovaram o que eu já sabia. Melhoraram até o equipamento. O sistema de som em Olinda era um line array da NORTON muito legal, e a mesa de PA era uma Venue (Avid). No monitor tinha uma M7CL da Yamaha. Foi tudo certinho, mesmo eu achando que demoramos muito para fazer o sound check. O show foi muito legal. Só achei que eu poderia ter conseguido um resultado melhor com o equipamento que era de primeira. Eu com minhas autocríticas...
Obrigado ao pessoal da Top Som pelo atendimento e paciência.

Olinda (Tirada pelo dono da empresa de som)
 
Em Casa Amarela o equipamento também era muito bom. A empresa de som que estava no local era a Selva Nua. Um line array da DAS e uma mesa Venue. Logicamente que aproveitei minha cena de Olinda para começar aqui o serviço.
No palco era a mesa Si2 da Soundcraft. Trabalhei com ela uma única vez e sabia que não era tão prática como as que normalmente a gente encontra no monitor.
Avisei ao meu amigo Kiko Klaus (foi contratado para fazer o monitor no carnaval) para ele baixar o editor offline da mesa e dar uma olhada para não chegar na hora sem saber por onde começar.
Ele fez isso e conseguiu fazer o serviço sem atropelos.
Tivemos uns atropelos só com o horário do sound check. Chegamos ao local e estava marcado para outra banda passar o som. Voltamos para casa e retornamos ao local mais tarde para o nosso sound check, que achei que demoramos muito também. Mas que ajudou no resultado final.
O show foi muito bom, melhor do que em Olinda, pois o público que estava em Casa Amarela estava mais disposto a ver um show que não tivesse muita música de carnaval, que era o caso de Silvério Pessoa. Perfeito. Gostei muito do som neste dia.
Obrigado ao pessoal da Selva Nua pelo atendimento e paciência.

Praça do Arsenal
 
Vamos para o terceiro show que era na Praça do Arsenal.
Dos três equipamentos, o do Arsenal era o mais simples. Um line array nacional da Staner.
A empresa de som era a de Gogóia (não sei se tem nome fantasia, só conheço pelo nome do dono).
A mesa tanto na frente quanto no monitor era a M7CL da Yamaha. Já tinha preparado uma cena deste show em casa para esta mesa.
Kiko levou a cena do show de Olinda num pendrive, mas a cena não foi lida nem na mesa de monitor e nem na mesa do PA. Tentamos de todas as formas colocar esta cena para dentro da mesa de monitor, usei até meu laptop para ler a cena do pendrive e tentar sincronizar com a mesa via laptop, mas não teve acordo.
Não conseguimos passar esta cena para dentro e não sei qual foi o motivo porque não podíamos perder muito tempo para ver isso na hora.
Pensei até que seria um problema de incompatibilidade de versões de mesas, mas a versão das duas mesas da empresa de som estavam atualizadas (Versão 3), por isso era para ler qualquer cena de versões anteriores.

Praça do Arsenal
 
Tentando explicar para os leigos, nesta mesa da Yamaha, uma cena salva de uma mesa com versão do software 2 não vai ser lida pela mesa com software na versão anterior (no caso aqui 1), e nem a cena salva de uma mesa com versão 3 vai ser entendida pela mesa com versão anterior (2 ou 1). Ao contrário pode. A mesa com o software na versão 3 entende qualquer cena salva de mesas com versões anteriores.
Kiko teve que começar a cena do zero na Praça do Arsenal.
Mais uma vez o sound check foi longo. O fato de Kiko ter que começar do zero ajudou neste tempo longo. Eu tive que dar uma mexida no equalizador para chegar onde eu queria no som das caixas, pois a diferença sonora deste line array nacional em relação aos dois anteriores importados é ainda muito grande. Mas o som chegou onde eu queria e na hora do show todos foram recompensados. O som do show ficou muito legal.
Obrigado ao pessoal de Gogóia pelo atendimento e paciência.

Casa Amarela
 
O show (como sempre é na Praça do Arsenal) foi espetacular. Já sabemos que o público que frequenta aquele pólo combina perfeitamente com o som que Silvério Pessoa faz, independente da época.
No São João que já fizemos vários anos no Arsenal, temos a mesma resposta do público.
Depois que o show acabou o público vaiou!
Como vaiou se eu disse que o show foi espetacular?
Vaiou porque a produção do pólo não deixou que houvesse o BIS por causa de horário!

Casa Amarela
Conclusão:
Melhor equipamento = Melhor show?
Esta igualdade acima para mim não existe!
Temos muito mais fatores que influenciam no resultado final da equação de um show!
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: