segunda-feira, 11 de abril de 2011

Monitoração pessoal.

Olá pessoal.
Recebi um email hoje de um colega que mora em Portugal chamado Custódio.
Ele me conhece através do Blog e no email dele me pergunta sobre fones para monitoração em shows.
Vou colar aqui o email dele e colocar minha resposta com mais uma opção de fones que nem falei pra ele, pois ele estava querendo um fone com um preço baixo e esta segunda opção é quase dez vezes mais cara.

Segue o email de Custódio:

Olá,
Antes de mais, quero lhe agradecer os seus testemunhos relacionados com a area do som ao vivo que vai publicando no seu Blog.
Estou em Portugal, onde  também trabalho  em aluguer de som em pequenos e médios eventos.
Quero como você, me livrar ao máximo dos monitores de chão, e aproveitando sua experiência na area do monitor, queria pedir sua ajuda para me recomendar uns phones económicos mas que os musicos não reclamem muito quando os utilizarem :-)
Trabalho em pequenos eventos e não disponho de mesa de palco. Utilizo uma Yamaha IM-8 com 6 vias de monição controladas e equalizadas através da regie.
Tenho várias bandas para fazer em breve, se me puder dar algumas dicas úteis, lhe agradeço muito.

Cumprimentos,
Custódio Pereira


Segue minha resposta:

Olá Custódio.
Tenho boas lembranças de Portugal, pois fui com Silvério Pessoa para o Festival Músicas do Mundo em Sines.
Foi um dos melhores shows que fiz na Europa. Acho que a língua (Português) ajudou para um melhor entendimento do som de Silvério Pessoa. Estou te mandando a matéria que saiu num jornal de Portugal sobre este show.
Com relação aos fones, posso te indicar este da AKG que coloquei em toda uma banda e não tive reclamações.
A referência dele é K414P.
Uso ele com um amplificador de fones da Power Click, uma empresa Brasileira.

O modelo do Power Click é o PCR. Saio direto da mesa de monitor (XLR) e entro no amplificador.
O resultado desta combinação entre o fone e o amplificador é excelente.
Espero ter ajudado.

OBS: Quando quiser perguntar algo, pergunte pelo Blog.
Pois todos ficam sabendo das perguntas e respostas.
Estou até pensando em colocar esta minha indicação num texto. (Coloquei)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A outra indicação de fone é bem mais cara, mas quem tiver mais dinheiro sobrando, eu recomendo.
Testei recentemente aqui em Recife um fone (in-ear) da empresa Brasileira Xtreme Ears.
O que eu testei aqui foi o XE2/Pro, com 2 drivers... Fico imaginando o de 4!
O cantor Silvério Pessoa testou e o baterista da banda Ricardinho também testou.
Os dois usaram o fone em ensaios e em shows valendo.
Silvério usou o fone com o sistema sem fio PSM600 da Shure, e Ricardinho usou o fone com o amplificador da Power Click (se eu não me engano, o modelo que ele usa é o DB 05).
Conclusão: Todos os dois adoraram o fone.
Obervações: 
Silvério reclamou que o fone escorregou do ouvido durante o show por causa do suor.
Conversando com o colega da empresa, ele falou que isso poderia ser resolvido com a troca da borrachinha ou fazendo um molde pessoal para o ouvido dele.
Com Ricardinho não apareceu este problema do fone sair do ouvido, e ele elogiou muito o som, principalmente sem graves distorcendo.
O que os dois concordaram também foi com o preço!
Alto para a nossa realidade de cachês aqui da região.
Mas fica aqui registrado o teste e as opiniões.
Um abraço a todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá de novo Titio,

Agradeço antecipadamente a sua atenção,

Bem, estive pesquisando sobre os artigos sugeridos e não encontro à venda aqui na Europa os Phones K414P porque descontinuaram.

Encontro sim, na mesma gama de preços outra marca muito referida nos fóruns que é os Koss Porta Pro.

Se conhece, qual a sua opinião sobre eles?


Em relação aos Amps Power Click PCR, que tem Tone e alimentação por bateria 9V, era mesmo o ideal, mas só encontro em lojas no Brasil.


Como deve sair muito caro mandar vir daí, estou a pensar como alternativa, arranjar umas mesas de mistura dessas bem pequeninas da Phonic, com 1 entrada xlr e 2 bandas de eq, permitindo assim ao musico um ajuste a seu gosto.

Acha que esta solução é funcional?


Um abraço,

Custódio Pereira

Titio disse...

Olá Custódio.
Conheço o Porta Pro da KOSS e não gosto. Ele distorce facilmente nos graves, por isso usei o AKG.
Só testando. Não posso te indicar fones que não conheço. Veja outros da AKG, JBL... Teste aí.
Outra coisa, com certeza você deve encontrar coisa parecida com o Power Click aí na Europa.
Sua solução usando uma mesa de mistura para cada músico não é nada funcional. Eu não faria isso nunca.
Existe o POWER PLAY da Behringer que amplifica 8 fones.
http://www.behringer.com/EN/Products/HA8000.aspx
Muita gente usa aqui este equipamento.
Não gosto porque o músico não fica com o controle de volume na mão, e sempre vi casos de mal contato nos cabos que são feitos com adaptadores para ligar os fones na outra ponta. Muita gente mudava até a conexão do cabo do fone, colocando XLR para evitar estes mal contatos com uma conexão P10 que é o conector mais usado nos cabos de fones.
No PCR, a entrada de fone já é a pequena (P2), e eu perguntei qual o motivo, e o dono da fábrica falou exatamente que era para evitar o mal contato do adaptador que vem no fone (P2 > P10).
O músico usaria o fone direto com o plug P2 evitando o adaptador. Faz sentido. É menos uma pedra no meio do caminho para tropeçar.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Boas,

Titio, muito obrigado pelas dicas.

Encontrei este artigo da Fischer Amps com um preço acessivel.

http://fischer-amps.de/en/in-ear-monitoring/mini-body-pack-xlr-oder-klinken-eingang.html

Acha que resolve a situação?

Parece bastante prático,mas como é uma versão passiva, terá power suficiente para os phones?

Um abraço,

Custódio Pereira

Titio disse...

Olá Custódio.
Pelo que eu pude entender com meu inglês ruim, este modelo da Fischer que você mostrou não funciona ligando diretamente da mesa. Você tem que ter um amplificador de fones mandando o sinal para ele (como o da Behringer que eu falei), e o músico teria assim o controle de volume na mão.
Vi no site da Fischer que tem outro modelo que serve perfeitamente, podendo ser usado como uma via estéreo ou mono.
O modelo é este:
http://fischer-amps.de/en/in-ear-monitoring/new-in-ear-body-pack-xl.html
Um abraço.