sábado, 9 de abril de 2011

Som Na Rural – Uma gravação que virou show!


Olá pessoal.
Muita chuva aqui em Recife. Não dá vontade de sair da cama. O tempo está cinza.
Só assim este apartamento fica fresquinho.
Minha cabeça ainda dói de tanto choro pelas crianças assassinadas no Rio de Janeiro.
Ontem à noite bebi o restinho da garrafa de Travessia, acompanhado de um salaminho tipo Italiano da Sadia, com azeitonas Vale Fértil.
Falo sempre as marcas porque a qualidade é realmente diferenciada.
Enquanto me deliciava com as iguarias e degustava meu vinho, ouvi a gravação do show de lançamento do CD No Grau de Silvério Pessoa, que aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu aqui em Recife. Depois comento sobre este show que foi muito bom!
Por enquanto vou atualizar as coisas aqui.



Fui operar o som de Silvério Pessoa na gravação do Programa Som Na Rural. A gravação foi feita numa das pontes do centro do Recife.
O local era muito sugestivo. Acredito que as imagens ficaram muito legais.
Cheguei cedo ao local, o sol estava muito forte. Neste dia eu só iria operar o som de Silvério Pessoa. 


Participei ainda de duas gravações deste programa como contratado do Estúdio Carranca. Pelo estúdio, eu era o responsável tanto pelo som do PA como pela gravação.
Neste aqui eu só me preocupei com o som do PA, e como só tinha uma mesa de som, eu fiz o monitor para a banda também.
Acho que trabalhei mais que num show normal. (risos)


Muito a contragosto tive que usar três vias com monitores de chão neste dia, mas os monitores não interferiram no resultado do som. Pelo menos eu não notei.
Liguei normalmente o sistema in-ear sem fio de Silvério. Quanto menos monitores de chão no palco, melhor.


Usei meu laptop via wireless para alinhar os monitores de chão que usei para os dois guitarristas e para os metais.
A mesa LS9 da Yamaha que pertence ao Estúdio Carranca já tem um roteador conectado sempre.  Só peguei a senha e me conectei normalmente.


Por causa de um problema no acordeom, demoramos mais do que o previsto para começar. Mas só começamos quando estava tudo certo para mim e para a banda.
E nem chegou a ficar tudo certo, tivemos que colocar um microfone para captar o som do acordeom que não teve jeito de funcionar.


Comecei o show pensando mais na gravação do que no som do PA. E o mais importante é mesmo a gravação. Mas a cada música, a gravação ficava com mais cara de show, e eu fui dando mais um gás na frente. O som estava muito legal. Acertei a mão.
Eu só não podia me empolgar para não aparecer realimentações (microfonias) no som.
O equipamento de som disponibilizado tem como finalidade maior só dar uma amplificada “de leve” para o público. Como já falei, o som para a gravação é o ponto mais importante.
O resultado final foi muito bom. A gravação virou um show!


Todos ficaram empolgados, inclusive Roger, o apresentador.
Ele até comentou em certa hora na gravação pelo microfone: --- Não foi o maior público nestas gravações que já fiz do programa, mas com certeza foi a gravação com mais aplausos!
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: