segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dez shows com Alceu Valença – Vamos por partes (4 - Fim).

Teatro Bradesco - RJ.


Olá pessoal.
Vamos aos dois últimos shows dos dez que fiz com Alceu.
Depois destes dez, já fiz mais dois, e muito provavelmente ainda faço um neste dia 30, mas a produção ficou de me confirmar isso amanhã pela manhã.
Lembram da praia que falei em texto anterior? Pois é...
Já liguei para o hotel vendo a possibilidade de uma troca de data porque se confirmarem que sou eu quem vai fazer o monitor deste show do sábado, logicamente eu vou tirar os três dias de férias em outro final de semana.
Sei de gente (não é Íris?) que não vai gostar desta mudança de data, mas faz parte do meu trabalho.
Tou rindo sozinho aqui na sala, mas não é por causa deste remanejamento de férias que pode acontecer, é porque na parte 1 destes textos falei sobre um problema que aconteceu comigo com a mesa PM5D no Teatro Bradesco de São Paulo, mas vi aqui nas fotos que este problema aconteceu no Teatro Bradesco do Rio de Janeiro! Mas eu me perdoei porque os nomes dos teatros são os mesmos e as mesas de monitor foram as mesmas. 

Teatro Bradesco - RJ.
Se não me falha a memória, até o “design” dos dois teatros é idêntico.
Ou seja, tudo muito parecido, então tou perdoado!
Este show do Rio de Janeiro foi o acústico.
Quem quiser saber qual foi meu problema com a mesa PM5D vá no texto 1, por favor.
Vamos passar para o segundo e último show destes dez trabalhos.

Aconteceu mais uma vez na Cachaçaria Carvalheira.
E o show aqui foi com a banda, mas sem os metais.
Eu estava “animadinho” imaginando que seriam os mesmos equipamentos do último show que fizemos lá na Cachaçaria no dia 28 de outubro, mas foi outra empresa de som desta vez.
Sem problemas.
Pensando bem, teve um sério, mas por pouco tempo.
Vou tentar passar como foi.
Levei desta vez meu repelente e fui de calça comprida!
Ahahahahahahahahaha
Me vinguei das muriçocas!
Dava até para alugar meu repelente para os músicos da banda.
A mesa de monitor do show anterior foi uma LS9 e desta vez seria uma M7, ambas da Yamaha.
Converti a cena que eu tinha da LS9 para M7CL.
Estou tendo uns problemas com as cenas no meu pendrive.
Às vezes a mesa não enxerga, e eu ainda não resolvi isso.
Neste dia aconteceu novamente isso, e para passar a cena para a mesa usei mais uma vez o meu laptop sincronizado com a mesa.
Depois vejo se resolvo.
Com a cena convertida na mesa, fui alinhar os novos monitores.
E por causa de um jeito que eu faço para alinhar os monitores usando o microfone próprio de Alceu Valença, foi que aconteceu o problema na hora do show.

 
Vou explicar, e mais uma vez a explicação vai ser só entendida pelos colegas de trabalho.
Os leigos que me perdoem.
Hoje em vez do vinho, coloquei uma pinha para esfriar na geladeira, enquanto as uvas ficam um tempinho no molho com água e vinagre para uma posterior lavagem.
Meu Filho está vindo hoje aqui em casa e isso me deixa muito mais animado.
Viram que não é só com vinho que fico animado?
Eu não uso o canal da voz de Alceu que já está com equalização e com o sinal enviado para as vias de monitor dos músicos para alinhar os monitores.
Fazia isso antes, mas achei melhor duplicar este canal, usando assim o mesmo microfone de Alceu mas em outro canal, sem equalização nenhuma e enviando o mesmo volume para todas as vias.
Para fazer isso, basta pegar outro canal e colocar o mesmo input onde está entrando o microfone de Alceu.

Neste meu caso, o canal da voz de Alceu é o 24.
Então eu pego o canal 48 e digo que o input do canal 48 vai ser o 24 também.
O ganho é o mesmo para os dois canais logicamente.
O ganho vai ser o do input 24 para os dois canais.
Foi aí que me lasquei.
Passei tudo no palco, tudo certinho como eu queria.
Mais uma vez o sound check foi bem rápido, e este mais rápido ainda porque os músicos não estavam aguentando mais as muriçocas.
Deu tempo de ir pra casa tranquilamente.
Combinei com mais dois amigos que a gente voltaria para o local do show de táxi e voltava para casa também de táxi, para a gente poder beber uns vinhozinhos durante o evento.
Os dois dormiriam na minha casa.
E assim foi feito.
Tudo como combinado.

A hora do show se aproxima.
Checo todas as vias e todos os canais, levo o microfone já ligado e falo para ver se está tudo certo com a voz dele no monitor dele. Deixo o microfone ligado no pedestal.
Volto para a mesa e fico aguardando pelo início do show.
Arnaldo, técnico de monitor da empresa de som, está ao meu lado.
Conversa vai, conversa vem, ele me pergunta: --- Que canal é este modulando no final da mesa? E eu respondo: --- Nem me interessa Arnaldo, pois não tenho nenhum instrumento neste canal da mesa, ele vai ficar fechado mesmo... Mas se você fica agoniado com algo modulando sem ser usado, tudo bem, eu baixo o ganho aqui dele.
E foi isso que fiz. (ahahahahah)
Adivinharam que canal foi este que baixei o ganho?
Exatamente.
O canal 48 que estava com o mesmo input da voz de Alceu!
Eu esqueci dele!!!!!
Introdução com a banda, massa! Gritos da platéia...
Começa a segunda música, Alceu entra todo animado, pega o microfone e...
Cadê a voz do cantor????!!!
Olhei assustado para o canal da voz dele e estava ligado, só que quase não modulava o meter (medidor de nível).
Logicamente TODOS da banda olharam pra mim, inclusive o cantor já se afastando do microfone, pois não ouviu nada da sua voz nos monitores.
Como pode? Pensei eu.
Falei lá minutos antes de começar o show.
Levei uns 15 segundos para “entender” o erro.
Fui eliminando as causas por partes; canal ligado, via de Alceu ligada, a voz não saiu em monitor nenhum... canal não modula... O GANHO!!!!
Quando baixei o ganho do canal 48, baixei o ganho do 24 também!!!
Quinze segundos... Foi exatamente o tempo que Alceu levou para chegar na bateria e voltar para o microfone, que agora já estava com o ganho no lugar certo.
Foi tenso estes segundos, mas o problema foi resolvido a tempo.
Mais um teste “não programado”.
Nem preciso dizer que depois do show tomei com os amigos todo o vinho que levamos de casa para o camarim, não é?
Ah!
Confirmaram agorinha que vou fazer o monitor do show de Alceu no próximo sábado dia 30, agora em Botucatu, interior de São Paulo.
Vou ligar para o hotel em Jacumã para remarcar as férias.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: