terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dez shows com Alceu Valença – Vamos por partes (1).



Olá pessoal.
Vou tentar aqui falar sobre os 10 shows que fiz com Alceu recentemente.
Muito provavelmente não falarei detalhadamente sobre todos, principalmente porque acho que não vai ter assunto suficiente.
Nesta primeira parte vou fazer um resumo dos quatro primeiros shows.
Dois em São Paulo, um em Novo Hamburgo e outro em Porto Alegre, cidades do Rio Grande do Sul.
Para mim já foi bem gratificante receber o convite para fazer estes shows fora da minha região, mesmo sendo para substituir um dos técnicos do artista.

No alto de Serra Negra.


Muito legal também receber um convite para voltar em Serra Negra, um povoado que fica bem pertinho de Bezerros, uma cidade próxima a Caruaru.
De Recife à Serra Negra a distância sobe para 100 quilômetros.
Depois de chegar a Bezerros, temos que subir quase 1 quilômetro para chegar no povoado.
Não preciso falar que faz frio lá, não é?

Vale muito a pena conhecer, viu?
Muito bom o final de semana que passei lá, no friozinho, queijos, música e vinho!
E mais uma coisinhas que vou omitir.
Omitir não é mentir. Não é mesmo? 
Pra mim é a mesma coisa.
Teatro Bradesco - SP.


O primeiro show foi no Teatro Bradesco, um teatro espetacular que fica no Shopping Bourbon em São Paulo.
Já falei num texto anterior sobre os teatros que conheci nestes trabalhos com Alceu e este é um dos que fiquei impressionado.
Tudo perfeito. Lugar, equipamentos, camarins, tudo!
Só lembro-me de uma coisa que seria importante comentar, e este comentário é dirigido aos meus colegas do ramo.
A mesa de monitor era uma PM5D e eu fui conectar meu laptop à mesa via USB.
Não consegui na primeira tentativa e nem na segunda.
Tudo estava certinho para mim, mas não conseguia a conexão.
Foi aí que descobrimos que o problema era que a opção do “USB Port” da mesa não estava ativado.


Teatro Bradesco - SP.


Mas mesmo ativando, continuamos com um problema.
Eu conseguia conectar meu laptop à mesa, mas a opção de sincronia PC>CONSOLE não habilitava de jeito nenhum!
O contrário (CONSOLE>PC) estava ativado.
Nunca tinha visto isso até este dia.
Depois de várias tentativas sem êxito, sabe como foi resolvido?
O técnico da empresa deu um RESET na mesa, e tudo normalizou.
Conectei normalmente meu laptop e passei uma cena para a mesa.
Fica aqui esta dica.
Espaço São Paulo.


O segundo show foi no Espaço São Paulo.
E infelizmente a qualidade que encontrei no Teatro Bradesco não foi encontrada aqui.
A mesa de monitor era até legal, uma Si Expression da Soundcraft, que eu nunca tinha usado, mas muito prática para fazer monitor.
Só não consegui enviar a volta do efeito para as vias de monitor.
Alguém aqui sabe se ela faz isso ou não?
Como o “proprietário” da mesa também não sabia fazer isso, Alceu fez o show sem ouvir o efeito no seu monitor.
Coloquei proprietário acima porque o som da frente era de uma pessoa e a mesa de monitor era de outra pessoa.
O som do PA deu mais trabalho do que o som do palco.
Espaço São Paulo.


Não foi simples ligar apenas cinco canais, acreditem.
Não tinha multicabo para dividir os sinais para a mesa de monitor e PA.
Esta divisão foi feita através de cabos “Y” que Rogério (técnico que fez o som do PA) levou já sabendo da dificuldade.
Coincidência ou não, este evento tinha alguma relação com a prefeitura da minha cidade ou o governo do meu estado. Era algo relacionado ao turismo, não lembro se de Recife ou de Pernambuco.
Só sei que em muitos casos minha prefeitura e/ou meu governo pecam na questão “qualidade” de som e luz.
E este aqui foi mais um.
Ai, ai...
Teatro FeeVale - Novo Hamburgo (RS).


O terceiro show foi no Teatro FeeVale em Novo Hamburgo.
E mais uma vez levei uma surra de qualidade e profissionalismo.
Tudo perfeito (mais uma vez!).
E ainda tive a grata surpresa de usar a mesa Vi1 da Soundcraft no monitor.
Nunca tinha trabalhado com uma e fiquei absurdamente satisfeito em trabalhar com ela neste primeiro contato.
Vi1 da Soundcraft.


Mesa compacta, muito funcional e rápida para se fazer monitor.
Eu parecia um menino de 12 anos quando ganha uma bicicleta novinha do pai.
Vamos passar para o quarto show, agora em Porto Alegre. Teatro Oi Araújo Vianna.
Teatro Oi Araújo Vianna - Porto Alegre.
Para minha grande felicidade, os equipamentos de monitor no Oi Araújo foram os mesmos que usei em Novo Hamburgo!
Perfeito!
Fiquei brincando com a mesa.
Todos estes quatro shows foram acústicos.
Oi Araújo Vianna.

Alceu, violão, violão Paulo Rafael e o acordeom de André Julião.
Mesmo com o sufoco no Espaço São Paulo, o resultado geral foi muito legal.
Já que acabei cedo este texto, vou perder meu tempo vendo um jogo de futebol do Brasil.
Com um vinhozinho logicamente.
Fica faltando seis shows para comentar.
Um abraço a todos.

4 comentários:

leotecnico disse...

Ola titio
A SI EXPRESSION,faz sim mandada de efeito para o monitor.
-Depois que vc abrir o efeito no PA seleciona o AUX desejado e vai no fader B e as mandadas de efeitos estarão nos quatros ultimos canais desse layer.

Titio disse...

Oi Leo. Usei a mesa no monitor. O efeito chegava tranquilamente no side que estava no L/R da mesa, como normalmente uso. No layer de faders das voltas do efeito, quando eu selecionava a via para mandar um dos canais de volta de efeitos, os quatro faders dos efeitos sumiam.
Foi isso que aconteceu comigo.
Deu para entender?
Você já fez isso?
Sei que com a mesa na frente seria melhor para explicar.
Vou colocar esta dúvida num fórum pra ver as respostas.
Obrigado por participar.
Um abraço.

leotecnico disse...

Ola titio
A mandada de efeito para os AUX desse mesa e meio confuso mesmo.porque,as mandadas continuam no mesmo lugar so que agora na cor AMARELA que e a cor definida dos AUX.selecionou qual via será enviado o efeito clica no FADER B e levanta um dos 4 ultimos canais do layer.

espero ter ajudado.

Titio disse...

Ahhhhhhhhhhhhh.
Mudando a cor do fader é lasca, pois ela não tem display para ver os nomes dos canais.
Mas a merda maior foi minha, pois devia ter levantado os faders em amarelo para ver se chegava o efeito na via.
Mas como estava na correria, deixei pra lá.
Valeu pela explicação Léo.
Um abraço.