segunda-feira, 2 de março de 2015

Rapidinha 186 – Reverb seguindo o pan do canal.



Olá pessoal.
Recentemente um colega do ramo (Leo Moraes) me perguntou como fazer para o reverb seguir o pan do canal num show ao vivo.
Ele usou a bateria como exemplo.
Se o tom-tom estava um pouco para a direita, ele queria que o reverb soasse com o mesmo posicionamento no estéreo, ou seja, pendendo para a direita.
Eu nunca nem pensei em usar isso num show, por isso fui ver como se fazia.
Como eu estava sempre pensando em um reverb com 1in e 2outs, que é como sempre uso, não achei a solução.
Liguei para meu Amigo (e professor) Mário Jorge, e a explicação foi rápida.
Logicamente você tem que escolher um reverb com 2ins e 2outs.
Aí tudo ficou mais simples!
Basta somente agora lincar dois auxiliares (ex: aux 1e2) na mesa transformando-os num auxiliar estéreo, e habilitar a função: “Pan do auxiliar seguir o pan do canal”.
Cada mesa tem sua nomenclatura para isso.
Vou colocar duas mesas aqui.
A Venue da Avid e a M7CL da Yamaha.
Só lembrando que usei os editores das mesas aqui no meu laptop.

Venue. Clique na foto para ampliar.
No caso da Venue é o mesmo caminho para fazer na mesa, exatamente como tem na foto.
Quando você linca (links) os dois auxiliares, neste caso da foto acima linquei os auxiliares 1 e 2, abaixo tem a opção para "Seguir o pan do canal" (Follows Channel Pan).

M7CL. Clique na foto para ampliar.
Nas mesas da Yamaha tem que perguntar o caminho para o técnico da empresa.
Acho que é em SYSTEM > BUS SETUP (ou coisa parecida).
No Studio Manager é fácil demais.
É só clicar em FILE > MIXER SETUP.
Na janela ao lado do Mix 1/2 eu coloquei estéreo (Stereo) e no lado direito eu selecionei o PAN LINK.
Agora sim... Com um auxiliar estéreo endereçado para um reverb com 2 entradas e 2 saídas, e com a opção ativada do pan do auxiliar seguir o pan do canal, o reverb vai soar de acordo com o posicionamento que você der ao instrumento no estéreo.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: