Olá pessoal.
Ontem
ao chegar em casa depois do último dia do espetáculo musical Natal Para Sempre,
coloquei uma garrafa de Casillero no freezer para esfriar e dois pedaços de
picanha na minha churrasqueira de fogão e fui tomar um banho.
Ao
sentar no sofá e ligar a televisão, vejo os noticiários do domingo, e mais uma
vez vejo a situação dos refugiados na Europa.
Voltei
ao mundo real! Pensei na hora.
Depois
de dois trabalhos relacionados aos festejos natalinos, Cantata Caixa de Natal e Natal
Para Sempre, notei que tinha voltado ao mundo real depois de ver as
reportagens.
Respirei
fundo, tomei um gole do vinho, e degustei o primeiro pedaço da picanha que
estava espetacular.
Já
estava me acostumando com o clima de paz e alegria, resultado dos dois últimos
trabalhos do ano.
Acho
que não faço mais nada neste ano.
Já
que não tenho nada marcado, vou falar sobre este último trabalho.
Ele
foi muito parecido com o que eu faço no SESI Bonecos.
Trilhas
e efeitos gravados, e vários atores em cena com microfones de cabeça (headset).
Infelizmente
não consegui colocar os microfones que eu queria, e acabei usando os
"velhos" microfones que ficam saindo do lugar a todo instante.
O
som muda constantemente, pois os atores dançam muito em cena!
Tive
muitos problemas por causa disso.
Minha
intenção era usar os microfones DPA, que testei uma vez no SESI Bonecos em
2014.
Não
saem do lugar, são discretos e o som é muito bom.
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Microfones DPA no SESI Bonecos. |
E
não corro o perigo dos "pufs" causados pelo ar que sai da boca e do nariz
do ator.
Para
amenizar os pufs, tenho que cortar os graves do microfone, deixando o som
magro, com som de "lata". Foi o jeito em alguns casos.
O
sistema de PA foi o LA902 da Staner, sendo oito caixas por lado mais 4 caixas
de SUB por lado, também da Staner.
Atendeu
às necessidades para o espaço.
Usei
uma LS9 na frente, e 4 caixas amplificadas no palco para os atores ouvirem as
trilhas e efeitos.
Fiz
duas linhas de side. Uma na parte da frente do palco e outra no fundo.
Nenhuma
voz eu enviei para o palco, evitando assim o risco de microfonias.
E
realmente não tive nenhuma durante todo o evento!
Foram
seis dias de espetáculo (19, 20, 24, 25, 26 e 27).
O
do dia 24 foi cancelado por causa das chuvas, e por causa disso, ontem (dia 27)
foram duas sessões.
À
princípio eu iria somente operar o som, mas acabei também disparando as trilhas
e efeitos.
Quando
soube que seria eu que faria isso, peguei todas as trilhas e efeitos e fiz um
projeto no meu Cubase.
Muito
mais simples e seguro do que operar um CD player.
Nos
dois primeiros dias o diretor do espetáculo, Gabriel Gracindo, ficou ao meu
lado me dando as "deixas", pois ele conhecia todo o texto.
O
texto do espetáculo foi criação dele.
Meu
Filho resolveu passar o Natal aqui em casa.
Nem
ia fazer nada, mas depois da excelente notícia, fui atrás de um pernil de
porco, mesmo ele sendo vegetariano!
O
pernil era para mim e para a família da minha Irmã que mora ao meu lado.
Meu
Filho iria fazer o "rango" dele.
Como
o espetáculo do dia 24 foi cancelado, comecei cedo meus trabalhos em casa.
Abri
um vinho Chileno (pra variar) e fiz uma tábua de frios com palmito, tomate
seco, queijos provolone e parmesão, azeitona, pimenta biquinho, salaminho e
mini-milho.
Show!
Enquanto
tomava meu vinho e esperava a chegada do meu Filho, ia olhando o pernil no
forno, que leva muitas horas para ficar no ponto.
Não
ligo muito para datas e sim para momentos.
E
este momento com meu Filho e seu gato Tom foi muito especial.
O
Tom é uma figura.
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Tom. |
Nunca
vi um gato passar minutos deitado de patas pra cima no colo de alguém.
Não
se mexia, só aguardando os carinhos no pescoço.
Quando
cansou, dormiu no sofá, usando a máquina fotográfica como travesseiro.
Com
minha Irmã tenho momentos diários!
Como
falei, era mora ao meu lado.
Estou
aqui aguardando pela lasanha dela. Espetacular!
Mas
ainda tem pernil para uns quatro dias de almoço!
Falando
em dias...
Os
cinco dias de espetáculo foram muito legais!
Todos
os dias foram lotados.
Mesmo
a gente não conseguindo fazer antes um ensaio geral no palco com as trilhas e os
atores com os microfones, o resultado final foi muito bom.
Só
consegui passar quatro microfones. Os outros três chegaram no dia.
A
estreia no dia 19 foi o ensaio geral!
Gostei
muito de trabalhar no evento.
Dava
para sentir a felicidade dos atores e bailarinos.
Nem
sei quantos eram... Uns vinte, eu acho.
E
esta felicidade foi transmitida ao público.
Do
terceiro dia em diante, quem ficou ao meu lado com o roteiro do espetáculo me
dando as deixas foi a produtora Fabiana.
Não
daria certo eu fazer tudo sozinho.
Era
importantíssimo deixar os microfones abertos somente na hora das falas.
Só
tive um problema sério no microfone de um dos atores no último espetáculo, mas
deu para contornar.
Ele
teve que sair de cena duas vezes na hora da dança para ajustarmos o seu
sistema.
Por
causa disso, tem muitos musicais atualmente onde os atores principais usam dois
microfones ao mesmo tempo.
Falhou
um, entra o outro na hora! Não precisam sair de cena. E muitas vezes nem tem como sair de cena.
Uma
grande vantagem de ter usado o Cubase para as trilhas neste trabalho, é que
pude editar uma música, aumentando sua duração, pois acharam que ela ficou
curta demais no voo de Peter Pan.
Consegui
cortar e colar uma parte da música, fazendo um loop.
O
tempo de voo de Peter ficou maior. A criançada adorou.
No
espetáculo tinha performance usando a técnica de rapel (cordas).
Outro
detalhe técnico que posso comentar aqui é que tive um problema com a mesa de
som.
O
fader 14 estava com o velho problema de "loucura". Comum nas mesas antigas da Yamaha.
Ok,
não coloquei nada neste canal. E não usei a via 14, que utiliza este mesmo fader
como máster geral da via.
O
problema foi quando tentei usar o equalizador gráfico que estava insertado no
L/R.
O
fader 14 subia até o canto, e ele era o responsável também pela frequência 400
do equalizador.
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Equalizador gráfico 31 bandas. |
Ou
seja... A frequência 400 subia até o máximo respondendo ao controle mecânico do
fader 14.
E
eu não conseguia fazer o fader voltar ao zero de jeito nenhum!
Resumindo...
Eu não podia ir na página do equalizador gráfico na mesa.
Como
resolvi?
Usei
o iPad para fazer isso.
Como
o problema na mesa era mecânico, era só não abrir o equalizador gráfico na
mesa.
Usava
o software no iPad e ajustava tranquilamente.
Mas
quase não mexi.
No
último dia nem liguei o iPad.
Estava
tudo sob controle, como dizem os políticos quando estão no poder.
Mas
aqui estava tudo sob controle mesmo!
Não
sou nada político!
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No detalhe, o iPad no canto esquerdo da mesa. |
Vou
encerrar aqui este texto, pois já falei tudo o que tinha para falar e a lasanha
da minha Irmã está quase pronta!
Para
finalizar, mais uma vez digo que gostei muito de ter participado da equipe, e que
outros "Natal Para Sempre" venham.
Quando
comecei a escrever este texto, coloquei no subtítulo a frase "Que seja
para sempre".
Aprendi
precocemente com a morte da minha mãe quando eu tinha 7 anos e ela menos de 40,
que o "pra sempre, sempre acaba", como diz uma música famosa cantada
pela Legião Urbana e também por Cássia Eller.
Por
isso não sou de usar a frase Para Sempre!
Aí
mudei o subtítulo "Que seja para sempre!" por "Que venham outros!"
O
Natal Para Sempre merece.
Foi
um belo espetáculo e pode melhorar ainda mais!
Espero
estar nos próximos!
Um
abraço a todos.
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