Olá pessoal.
Com
todas as contas importantes da primeira quinzena do mês pagas (usando o cartão
de crédito, logicamente), vou tentar falar alguma coisa sobre o trabalho de
monitor que fiz no sábado passado, dia 14, em mais um show de Alceu Valença.
O
evento era fechado, e pertencia a Liquigás.
O
show foi no salão de um hotel chamado Enotel, que fica em Porto de Galinhas,
que agora com uma pista nova (mas com pedágio), a viagem de Recife até lá fica
em torno de 45 minutos.
O
palco e o ambiente eram pequenos.
Mais o palco do que o ambiente.
A
grande vantagem é que não iria ter nenhuma atração fora o show de Alceu.
Como
estávamos hospedados no hotel, não tivemos nenhum contratempo com os horários.
Depois
do almoço ainda deu para esticar um pouco as pernas no quarto, e perto das 15h
chegamos no palco.
Mais
uma vez, Rogério Andrade iria operar o som do PA.
No
monitor colocaram uma M7CL da Yamaha muito bem cuidada, com todos os faders
funcionando. Massa.
Na frente foi outra M7CL e o sistema de PA era da NEXO.
Minha
mesa tinha apenas uma cena, que foi feita pelo técnico da empresa para iniciar
o evento.
Passei
a cena mais recente que eu tinha para a mesa, e salvei-a num dos diversos espaços
vazios existentes.
Dei
uma olhada na cena, e fiz alguns ajustes, pois nesta cena tinha os metais, e
neste show não teríamos os metais e nem a sanfona.
Cena
ajustada, dei uma olhada em todas as mixagens das vias, para saber "o que estava
indo para onde".
Como
o palco era muito pequeno, eu tinha certeza que teria que ajustar também as
mixagens das vias de monitor, pois os músicos iriam escutar muita coisa sem
precisar colocar no monitor.
Exemplo:
Ninguém iria querer ouvir a caixa e o contratempo da bateria, pois só o som
acústico já iria resolver.
Por
causa disso, zerei quase todas as mandadas, para fazer uma nova na hora do
soundcheck.
Liguei
mais uma vez meu roteador da Apple (Airport) e o sincronismo foi
imediato e sem erros de comunicação com o iPad.
Vou
falar mais uma vez. A estabilidade da conexão do iPad (StageMix) com as mesas
da Yamaha usando o Airport como roteador, é absurdamente maior em comparação
aos meus roteadores antigos.
Com
tudo funcionando, alinhei os monitores usando o iPad e falei para Marcel
(produtor ) que poderia chamar a banda.
No
alinhamento, usei o canal de Alceu mesmo, já deixando a voz dele como eu queria
no monitor dele e um pouco nos outros monitores.
Lembram
que "de vez em quando" eu duplico o canal de Alceu para deixar o
canal principal dele já endereçado para as outras vias, como foi no show
anterior, né?
Mas
como este palco era bem pequeno, esta mixagem do show anterior não iria
funcionar.
Era
tão pequeno, que nem side tinha.
A
única coisa que eu poderia colocar num side neste palco seria um pouco da voz de
Alceu, mais nada.
Para
compensar quando ele saísse da linha dos seus dois monitores.
Mas
além da voz dele estar indo para outros monitores, e também pelo que ele iria
escutar do som do PA, achei que não causaria maiores problemas esta falta do
side.
E
não causou mesmo!!!!
Só
tive que colocar "calços" na maioria dos monitores, pois a inclinação
deles não é legal quando ficam próximos dos músicos.
O
som fica direcionado para a cintura, e ninguém tem ouvidos na cintura, não é
mesmo?
Coloquei
estes calços embaixo dos monitores para incliná-los mais para cima.
|
Os monitores com os calços. |
No
baixo e na guitarra usei calços grandes (tampa de case) para uma maior
inclinação, e em Alceu usei calços menores (direct box) porque ele não iria
ficar muito próximo dos monitores.
Nos
dois monitores da bateria não usei nenhum calço porque ele não ficou muito
próximo dos monitores, e também porque ele fica sentado, né?
Nos
teclados eram outros monitores e não tive este problema.
Foi
muito relax o soundcheck.
Mesmo
com a falta da caixa de subgraves na bateria, deu para fazer uma monitoração
legal.
Tenho
a grande vantagem do baterista (Cássio) ser completamente relax com relação a
estes casos.
É
o que temos? Então tá bom. Vamos em frente.
Por
causa do espaço reduzido, o som do PA interferia um pouco no som do palco (e
vice versa).
Por
exemplo, a soma do som do PA ajudou no som do bumbo para o baterista por causa
da falta da caixa de subgraves, mas prejudicou no som da voz de Alceu.
Rogério
teve que fazer uns ajustes na equalização do canal da voz ou do PA (não sei
onde ele ajustou) para eliminar uma sobra que estava acontecendo por causa da
captação do som do PA pelo microfone sem fio de Alceu.
Tudo
ajustado? Todos satisfeitos? Soundcheck encerrado.
E
o iPad não perdeu o sincronismo com a mesa durante todo este tempo.
Só
nos restava agora aguardar o horário do show que estava marcado para as 23h.
Mesmo
com o sistema "all inclued" do hotel, onde comida e bebida é livre, fui para o
quarto.
Deve ser a idade pesando.
Quando
deu 20h, fui para o restaurante. Jantar?
Tu
achas???
Tomei
duas doses de vodka, e peguei uns petiscos (queijo, azeitona, tomate seco).
Fiquei
"arretado" que não tinha palmito e nem vinho Chileno!
Depois
de muita insistência, me fizeram experimentar um nacional chamado Salton
(Reserva Especial). Cabernet Sauvignon.
Ahhh,
como perdi tempo bebendo aquela vodka sem graça...
Muito
legal o vinho, não conhecia. Era o único vinho tinto servido no hotel.
Mas
só depois do show agora.
Tomei
a taça e segui para o palco.
Como
algumas coisas tiveram que ser recuadas no palco, chequei tudo novamente e dei
o OK para o produtor começar o show.
Para
não dizer que não teve nenhum pedido durante todo o show, meu irmão, o
tecladista, me pediu para aumentar um pouco um dos teclados na sua via de
monitor.
E
foi só!
No
meio do show, Luísa, a namorada de Cássio, foi até a mesa de monitor, com uma
garrafa de Salton nas mãos, para avisar que o estoque já estava no camarim
aguardando! (uh uhhhhhhhhhh)
Fizemos
uma (pré) festinha no camarim, e depois seguimos para uma espécie de
"lounge", para ver quantas taças de vinho a gente aguentava consumir!
Como
só tinha dois pratos quentes neste lounge (misto quente e sopa de mandioquinha),
não me estendi muito no vinho.
Fico
imaginando se tivesse uma variedade de queijos e salames, palmito, tomate seco,
azeitona...
Era
capaz de estar ainda lá sentado degustando o Salton.
Mas
como não tinha, tomei minha sopinha e fui para o quarto dormir.
Já
passava das 2h30 da madrugada.
Mas
eu tinha certeza absoluta que não ia conseguir acompanhar Luísa no vinho!!!!
Ahh,
isso eu tinha certeza.
Eu
sei que meus 50 anos pesam um pouco... Mas nada comparado à disposição de
Luísa!!
Nem
sei até que horas ficaram lá com o tal do Salton.
Depois
pergunto para Cássio.
Um
abraço a todos.
PS: Pela penúltima foto, dá para ter uma ideia de como foi o show, né?
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