segunda-feira, 6 de junho de 2022

Moises - A resposta SIM, para a pergunta que sempre me fizeram, chegou!

Olá pessoal.
Durante todos esses meus anos no mundo do áudio, me perguntaram infinitas vezes uma coisa:
--- Titio, tem algum programa para tirar a voz de uma música?
E eu sempre respondi: --- Não. Que eu conheça, não tem nada que faça isso satisfatoriamente.
Pois bem...
Não tinha!
Agora tem.
Moises.
Eu estava numa farra num barzinho na quarta-feira passada, quando numa conversa com Cássio Cunha (baterista de Alceu Valença), ele me mostrou o aplicativo Moises.
Nem me lembro qual foi o motivo que fez ele me mostrar essa ferramenta.
O nome é horrível, para um programa que trabalha com áudio, né?
Mas não quero saber a razão para esse nome. Não tem a menor importância, principalmente depois de eu ver (ouvir) o que o aplicativo é capaz de fazer.
Eu tinha visto alguns vídeos de Cássio na internet, onde ele toca em cima de bases de músicas conhecidas, muitas de Alceu, e eu ficava imaginando como ele estava fazendo isso.
Como ele estava tocando com todos os outros elementos da música, como baixo, gtr, teclado, sem o som da bateria???
Assim que ele me mostrou o aplicativo no celular, falei na hora:
--- Ahhhhhhhhhh! É assim que você faz aqueles seus vídeos tocando na internet, né?
Ele riu, e seguimos na conversa de explicação do aplicativo.
O Moises não tira só a voz!!!
Moises no celular.

Ele pode tirar a bateria, pode tirar o baixo, a guitarra... É impressionante.
Não fiz testes mais apurados para conferir a qualidade do áudio processado, comparando com o áudio original, mas já fiquei impressionado na primeira audição.
Mas vi no site do Moises, um produtor renomado aqui do Brasil afirmando que retirou de uma música mixada a voz de uma cantora (também renomada), para fazer uma regravação mais atual da música. Ou seja...
Pode-se afirmar que dá para usar em trabalhos profissionais!
Como funciona a "coisa"?

No detalhe, no laptop, as 4 faixas separadas da música que enviei.

Você, no aplicativo do celular ou no site, envia a música, e eles devolvem essa música em faixas separadas, onde uma é a voz, outra é a bateria, outra é baixo... E assim vai.
Não sei qual é o limite de "faixas" separadas.
No teste que eu fiz, como usuário sem pagar pelo serviço, pude escolher 4 faixas.
Voz, bateria, baixo, teclados.
Tem um Plano Premium, onde pode pagar por mês (R$ 16,90), ou por ano (R$ 164,90).
No plano gratuito, o usuário tem limitação de várias coisas, como a quantidade de músicas que pode enviar para eles separarem as faixas.
Acho que no gratuito só tem direito até 4 faixas e no Premium podemos ter até 5 faixas separadas.
Por enquanto, vou ficar no gratuito, pois até agora não precisei muito dessas ferramentas nos meus trabalhos, mas não descartei a possibilidade de pagar pelo serviço.
Ahhhhhh! Antes que eu me esqueça...
Além do usuário poder abrir ou fechar faixas, ele pode ter um metrônomo da música, baixar ou subir o tom dessa música etc.
Para músicos, que estão sempre ensaiando novas músicas com vários artistas, ou para esses músicos darem aula do instrumento, acho uma ferramenta indispensável, e não custa quase nada pagar por isso.
Então...
Para quem sempre me perguntou: --- Tem algum programa ou aplicativo para retirar a voz de uma música?
Agora, vou poder responder: --- Sim!!
Moises.
Para mais detalhes da ferramenta, clique AQUI.
No vídeo abaixo, eu faço uma breve demonstração da ferramenta.


Um abraço a todos.

3 comentários:

Cassio Cunha disse...

Muito boa sua resenha sobre o Moisés Titio, realmente é uma ferramenta muito útil, uso bastante.
Abraço!

Anônimo disse...

Incrível Titio. Já baixei! Ótimo para estudar!

Titio disse...

Oi Cássio.
Mas a resenha foi boa, né?
Tá vendo como se aprende até num bar?
Obrigado pela dica e por participar do Blog.
Olá Anônimo.
Realmente o aplicativo é uma "mão na roda" para várias necessidades, amadoras ou profissionais. Obrigado por participar do Blog, deixando sua opinião.
Um abraço a todos.