quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Janeiro de Grandes Espetáculos – Quantos janeiros ainda virão?


Olá pessoal.
Fui convocado pela PA Áudio (Rogério) para fazer um dia de um evento aqui em Recife chamado Janeiro de Grandes Espetáculos no Teatro de Santa Isabel.
Iria operar o som do PA.
Mais uma vez acho que não tenho muito o que comentar sobre o trabalho, mas sempre acabo falando mais do que preciso.
Vou dar a velha misturada nos assuntos para aumentar o texto.
Inclusive, amanhã é meu aniversário. Quase meio século! Só faltando cinco anos agora.
Já abri a segunda garrafa das dez que eu me dei de presente. Vou passar a semana toda no vinho Travessia. Perdoa-me Cacau, mas são 45 anos!
Cacau é uma Amiga de infância que se preocupa comigo e diz que eu estou bebendo demais. É só esta semana Cacau, eu prometo. Depois volto ao normal, bebendo somente no fim de semana.
Não tenho uma relação muito amigável com 50 anos, porque me lembro de um fato que marcou minha vida. Pode ser besteira para muitos aqui, mas me marcou, vou fazer o que?
Um dos meus irmãos, do primeiro casamento de meu Pai, ele era o mais velho de todos. A minha convivência com o filho dele (meu sobrinho) foi responsável pelo meu apelido. Já falei isso em outros textos. Pois bem... Ia muito na casa e na granja deste meu irmão. Era muito legal as farrinhas lá nesta granja. Tinha uma piscina legal, uma quadra de vôlei de areia, era no meio do mato, tudo muito calmo.
Via meu irmão jogando vôlei mesmo com uma idade já avançada. Acho que ele tinha entre uns 40/45 anos. (risos)
Ou seja, esta minha idade que tenho agora.
Nunca mais me esqueço quando ele fez 50 anos e eu o chamei de meio século! Ele não gostou muito da piada, mas não tinha como fugir das contas. Cinquenta anos é igual a meio século!
O que me marcou não foi nem o fato dos cinquenta anos. Não temos como fugir deste contador, mesmo achando por muito tempo (principalmente na juventude) que somos imortais. Ninguém pensa na morte com 18 anos, não é? Pelo menos eu pensei assim até um tempinho atrás.
Infelizmente o que me marcou foi o tempo que passou depois dos 50 anos deste meu irmão para chegar no dia do seu falecimento. Achei absurdamente e assustadoramente rápido! Realmente é muito mais difícil chegar aos outros 50 dando assim 100 anos de vida. E pelas coisas que como e pelo pouco exercício que faço atualmente, não vou chegar nem perto destes 100!


Mudaram a mesa de som do lugar no Teatro de Santa Isabel!
A PA Áudio colocou a DM2000 da Yamaha para fazer o som do PA e uma M7CL também da Yamaha para fazer o monitor.
Colocaram a mesa do PA no camarote central do primeiro andar. Ainda tem mais dois andares acima deste onde estava a mesa. Antigamente a mesa ficava no corredor dos primeiros camarotes de frente para um janelão central neste corredor. Esta primeira linha de camarotes fica quase na mesma linha das cadeiras do salão. Não era também uma posição muito confortável porque a mesa ficava no corredor, ou seja, a gente operava o som fora do espaço do teatro. Eu ia muito na frente da mesa e colocava a cabeça para dentro do salão para ter uma idéia melhor do que estava acontecendo. A mesa ficando no primeiro andar deixa a gente dentro do teatro, mas numa posição acima dos ouvintes do salão.
Como ainda não comprei o servidor USB 2.0 da COMTAC, não pude usar meu roteador wireless com a mesa DM2000, pois a mesma é USB. Preciso deste aparelho para fazer a conexão da mesa com meu roteador. Já pesquisei e esta seria a solução, mas ainda não testei. Acredito que nesta semana eu esteja com o aparelho e depois eu conto se deu tudo certo.
Como a direção do teatro não deixa montar line array pendurado, o jeito é usar o line array no solo com a inclinação invertida. Estas caixas ficam nos dois camarotes na lateral do palco. Já falei também aqui no Blog sobre a inclinação invertida do line array. Quem quiser saber mais é só procurar no sistema de busca do Blog.
Já dei uma esquentada numa parte do galeto do Bompreço que sobrou do almoço. Adoro galeto de televisão de cachorro. Aqueles fornos com porta de vidro que os comerciantes colocam quase que na calçada do estabelecimento e os galetos ficam rodando enquanto assam! Imaginaram a felicidade de um cachorro olhando aquela ave sendo assada?
Gosto mais do galeto feito no Carrefour, mas eu passei no Bompreço hoje para pagar mais uma parte do cartão de crédito e aproveitei para comprar o almoço.
Tou sem muito saco para escreve hoje, mesmo estando no vinho. Na realidade quero mais é tomar o vinho e ver um filme, por exemplo. Curtir este começo de dia de aniversário que vai chegar.
Ver filmes no laptop está sendo minha diversão do momento. Estou ajustando minhas finanças ainda!


Passamos o som do show do artista Pernambucano Véio Mangaba, que era a atração (e única) daquela noite. Ele não levou operador de som próprio, então eu era o encarregado para fazer o serviço.
Logo no início do sound check, notei que o som acústico de alguns instrumentos (bateria, metais) já soava alto no ambiente, pois todos da banda estavam muito perto do público. Lembrei que meu amigo Arnaldo me falou que teve gente comentando que o som de uma artista que se apresentou há alguns dias atrás tinha ficado muito alto. O pessoal reclamou.
Eu tenho um método de trabalho. Nem sei se é o correto, mas é como eu faço.
Eu não insisto em amplificar o som do instrumento se eu já estou escutando bem este instrumento lá na mesa de som. Isso acontece muito em teatros pequenos ou em bares. O Teatro de Santa Isabel nem é pequeno assim. O problema é que colocaram toda a banda muito na frente do palco, fazendo com que se escutasse com mais intensidade o som dos instrumentos percussivos ou os sopros. A banda era formada por bateria, uma zabumba, três metais, um bandolim, um cavaquinho e um violão. Mais dois vocais, três vozes das Pastorinhas (que cantavam também) e a voz principal do personagem Véio Mangaba.
Fiz o que normalmente eu faço, juntei o som acústico dos instrumentos com o som amplificado, e em alguns momentos do show, o som acústico era o que predominava.
Se eu fosse colocar o som amplificado acima do som acústico que eu já escutava, o resultado final seria um som muito alto! E com este volume alto da bateria com percussão e metais, seria muito mais difícil encaixar o som dos instrumentos que não emitem muito som acústico, como as cordas e os vocais. Este problema não existe em grandes palcos de grandes eventos. O público fica bem mais distante dos músicos e seus instrumentos.


Está passando um programa falando de Amsterdã na TV Bandeirantes. Deu uma saudade...
Gostei muito da Holanda. Muito mesmo. E olhe que eu não fumo nada hoje em dia. Maconha? Uma vez por ano em alguma farra só para tirar onda e para divertir mais os meus amigos do que me divertir, pois fico muito engraçado quando fumo a erva. Experimentei cocaína uma única vez na minha vida. E fumei cigarro normal (normal?) dos 18 aos 30 anos. Meu único vício é realmente o álcool, principalmente o vinho. Passei tranquilo pelas drogas, mesmo trabalhando em ambientes onde o consumo é alto.
Agora é tentar mostrar ao meu Filho que dá para passar ileso por esta fase.
Não tem como! Todos passam por algum contato com as drogas. E uma das piores drogas tem até incentivo dos comerciais na televisão com mulheres gostosas e homens com barriga de tanquinho: O álcool!
Meu filho já está nesta fase do primeiro contato com o álcool. Muitas vezes, nem adianta muito a gente falar, pois no final quem vai decidir mesmo é a própria pessoa que está tendo o contato com a droga.
Uma coisa Ele aprendeu comigo. Nunca cheguei num estágio de perder o controle sobre mim mesmo por causa de álcool. Nunca!
Uma droga muito forte e com tempo de efeito reduzido é o lança-perfume. Já usei várias vezes na minha juventude, e acho que ela é muito mais forte e perigosa do que as pessoas acham. Tenho muito medo daquele tubinho de vidro. Nem lembro quando usei pela última vez!
Acabei falando de drogas aqui neste final, pode?
Nem tinha pensado em falar sobre isso, mas o programa na TV me desviou para o assunto. Acho até legal estes desvios, pois o texto fica solto e sem direção.


Ah!!!!
MEU FILHO PASSOU DE ANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tinha que falar sobre isso para as pessoas que sempre acompanham o Blog.
Dei de presente para Ele uma câmera Lumix com não sei quantos Mega Pixels! Ele queria uma que gravasse em HD (High Definition). Comprei uma na internet. Dividi em 10 vezes no cartão. (risos)
Só tive um contratempo no show do Véio Mangaba. E fiquei muito puto porque eu poderia ter evitado mais uma vez! Estou cometendo o mesmo erro!
Mais uma vez confiei no pouco tempo de intervalo entre o sound check e o show e não chequei todos os canais antes de começar. Resultado? O bandolim entrou sem som!!!!
Passou da meia-noite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FELIZ ANIVERSÁRIO ILDEMAR!!!!!!!
Saúde sempre!!!! Muitos janeiros ainda pela frente!
E continue achando que ser honesto (nas opiniões e atitudes) sempre vale a pena!!!!
Para quem acredita em sobrenatural ou coisa parecida... Neste exato momento no meu laptop a banda Kool & The Gang canta Celebration.
Adoro estas coincidências!


Não teve jeito... Arnaldo teve que entrar no palco no meio da música para consertar o defeito que era na ligação do cabo no direct box (DI).
Não tenham vergonha (ou receio de ser chamado de chato) em pedir para conferir tudo novamente antes do show! Mesmo que o intervalo foi curto entre o sound check e o início do show.
Eu mesmo tenho que levar mais a sério esta atitude que sempre defendi e que nas vezes que não segui me causou problemas. Mais uma vez tive problemas por causa de relaxamento!

Relaxa, é meu aniversário hoje!
Obs: Nem tirei fotos durante o show. Estava rindo muito com meu colega Valmir Chagas interpretando o Véio Mangaba.
Um abraço a todos.

6 comentários:

Alessandra Nogueira disse...

Titio Parabéns!!! Vou tomar um Travessia em sua homenagem!

Unknown disse...

Parabéns Titio!!
Em relação ao servidor USB, recentemente comprei um da TP-Link para minha mesa 01v96, e nao tenho tido problemas nem latencia. A referencia dele é TP 310U, é até mais brato que o da comtac!
Tou em SP, acabei de comprar minha interface de audio Cakewalk!!!
Abraços!!

Titio disse...

Obrigado Alessandra. Você gostou mesmo do Travessia não foi? Legal.
Bjs.
Obrigado Felipe.
Escolhi este da COMTAC porque vi na internet relatos de colegas falando que funcionava perfeitamente. Um deles até falou que teve problemas com Servidores de Impressão (Print Server), e que os problemas acabaram com o uso deste modelo 9120 da COMTAC (não é print server?). Vi que este seu TP-Link é Print Server. Existe o modelo 9124 ( http://www.cecomil.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_br&codigo_produto=02720032 )da COMTAC que é print server, mas como eu sou fraquinho neste lance de computação e internet, resolvi seguir os conselhos do colega que já estava usando o sistema sem problemas e vou comprar o modelo 9120 da COMTAC que é o que ele usa.
Não conheço esta sua interface. Qual a referência dela?
Um abraço.

Unknown disse...

Na verdade, apenas Print Server não funciona, é preciso ser USB Storage. A referência da interca é a UA25EX, http://www.cakewalk.com/products/hardware/default.aspx?Prod=UA-25EX

Abraços!

MR SOM RECIFE disse...

Parabéns, e continue assim um cara 10 como VC sempre foi e é. Marcelo Rodrigues (Ex. MUSICAL)

Titio disse...

Obrigado Marcelo.
Nem sei se sou este cara 10 como você falou, mas é bom saber que tem gente que acha isso.
Um abraço.