segunda-feira, 27 de maio de 2013

Show de Silvério Pessoa em Goiana – Não gostei da Soundcraft Si.


Olá pessoal.
Pra variar, tou atrasado nos textos aqui.
No dia 06 de abril fiz o som do PA do show de Silvério Pessoa em Goiana, interior de Pernambuco.
Não lembro se levei a máquina fotográfica, mas estou vendo aqui que não tenho fotos do trabalho.
Nem tenho tanta coisa para comentar da parte técnica. Tudo foi tão rápido.
Fiquei aqui pensando o que poderia comentar sobre este trabalho e só veio uma coisa na cabeça.
A mesa digital que eu usei lá.
Era uma Si (se eu não me engano, uma Si2).

Si2
Pois bem, não achei legal trabalhar com ela.
Achei tudo “miudinho” na questão informação.
Visor pequeno e letrinhas e números pequenos nos displays.
O encoder não responde legal na hora de equalizar, é lento.
E por ser lento, você acaba rodando mais do que deve e passa direto do ponto que queria.
Para piorar as coisas, a mesa só estava com um poste de iluminação, e isso prejudicou muito para a visualização dos nomes nos botões.
Toda vez eu tinha que puxar o poste para perto dos botões para saber que botão estava apertando.
Participei um dia desses aqui em Recife de um treinamento da mesa Vi6 (também fabricada pela Soundcraft) que a Bizasom adquiriu. 
Muito bom o treinamento.
Luís Salgueiro (Harman do Brasil) foi o técnico que deu o treinamento.

Vi6
Um coisa eu posso posso afirmar: 
Não tem como comparar a Vi6 com a Si2.
Parece até que cada mesa foi feita por empresas diferentes.
A Vi6 dá um banho na Si2.
Muito mais rápida nas respostas aos comandos, muito mais fácil a visualização (mesmo não tendo uma tela central fixa), muito mais iluminada.
Muito interessante o Copy/Paste da Vi6.
Só sinto falta (nas duas) dos plugins.
Não sei se a Si faz a mesma coisa que a Vi.
Na Vi você pode usar plugins, MAS usando um computador (laptop) acoplado à mesa via interface com conexão MADI.
A mesa não roda plugins internamente.
Ou seja, tem que levar uns acessórios extras para usar os plugins.
Isso foi o que senti.
Um abraço a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá titio acompanho sempre seu blog e gosto muito, concordo com você em relação a os displays, mas vai uma dica a Soundcraft lançou uma atualização que corrige estas questões de lentidão e outras coisas, trabalho com uma que hoje esta na versão 4.2 build 03, quando recebi estava na versão 2.4, melhorou muito depois que atualizei , acontece que tem muita gente que não atualizou talvez pela falta de informação , como saber bem simples só ir em System que apareçe a versão , desde obrigado pelo espaço.

Titio disse...

Olá Anônimo.
Legal saber que tem gente acompanhando o Blog.
Como você deve saber, não trabalho em empresa de som, sou free-lancer. Aqui no Recife eu só peguei duas vezes numa Si. Fui pesquisar e confirmei que a firma que tinha a primeira Si que peguei já se desfez da mesa.
Ou seja, agora aqui em Recife só tem uma Si2, que foi esta que peguei aqui. Não deve ter sido só eu que não gostou da mesa por aqui, não é verdade?
Se eu encontrar esta mesa aqui novamente falo sobre a atualização que corrige as questões de lentidão que você falou, mas ainda vai ficar a deficiência dos displays, não roda plugins internos, etc. Sei que toda mesa digital tem os pontos positivos e negativos, mas nesta Si2 achei mais negativos.
Já falei algumas vezes aqui no Blog: O que é ruim pra mim, pode ser bom para outros.
Obrigado por opinar no Blog. Continue deixando suas impressões e dicas.
Um abraço.