sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Ferramentas que podem ajudar - Rádios comunicadores.

Olá pessoal.
Já tinha passado por dificuldades em muitos trabalhos que fiz porque não tinha como me comunicar, ou com meu amigo do PA durante o soundcheck ou durante o show, ou com alguém que estava no palco, pois nem energia tinha ainda no evento, pois estávamos ainda na montagem.
A última dificuldade foi agora no trabalho de monitor que fiz na Cantata da Caixa.
A banda e a mesa de monitor ficaram embaixo de um prédio de 3 andares, e os convidados se apresentaram num janelão que ficava num destes andares.
Os in-ears ficaram lá em cima, como também um amigo meu mixando o coral.
E o rádio fez uma falta absurda!
Depois de muito insistir, me conseguiram dois rádios.
Eu já tinha pensado em comprar rádios para usar nos meus trabalhos, e não ficar dependendo de produções.
E recentemente num dos meus grupos de áudio, levantaram este tema.
Por incrível que pareça, fiz muitos shows ou eventos onde não existia um intercomunicador entre a mesa de PA e monitor.
E em alguns casos, como no SESI Bonecos, o rádio (walk-talk) é muito mais útil do que o intercom que fica fixo na mesa de monitor.
Falo como meu colega de profissão em qualquer lugar do palco, ou em qualquer lugar do evento!
No SESI Bonecos peço para NÃO ligar o intercom. Uso os rádios da empresa de som.
Nas conversas no grupo de áudio, indicaram um kit com 4 rádios, por um preço muito bom, para não dizer espetacular.
Quatro rádios por 200 reais?
E presta? Pensei.
Lógico que não é um Motorola, líder nestes eventos que participo.
Mas muitos colegas no grupo falaram que resolve o problema.
Condenaram o sistema de fone que vem no kit, falando que era muito ruim a qualidade do som, mas afirmaram que o alcance e a inteligibilidade eram mais que satisfatórios, principalmente por causa do preço!
Comprei.
BAOFENG BF-777S.
Com o frete, paguei um pouco mais de 200 reais.
Comprei pelo site da Americanas, mas este kit é facilmente encontrado no Mercado Livre.
Clique na imagem para ampliar.

Clique AQUI para ir no site da Americanas.
Lembrando que você encontra estes rádios em muitos lugares na internet.
Fiz alguns testes aqui em casa, falta só levar para os shows, onde eu vou ter a certeza que a inteligibilidade é satisfatória.
Deixei um rádio aqui no apartamento e fui andar para testar o alcance.
Andei uns 500 metros falando com minha irmã perfeitamente. Pra mim já valeu.
No grupo de áudio, teve colega falando que num ambiente com obstáculos, ele chega a funcionar num raio de 1Km.
Em locais abertos, vai muito mais longe.
Só para esclarecer, o rádio que deixei com minha irmã ficou no terceiro andar, o que ajuda numa trasmissão/recepção.
Neste primeiro contato, posso adiantar algumas observações.
Prós:
1-O preço absurdamente baixo. 2-O aparelho é bem pequeno e leve. 3-Tem 16 canais. 4-O alcance já achei bom. 5-Ao mudar de canal, uma voz robotizada informa em inglês o número do canal.
Contras:
1-Deixei dois rádios ligados aqui na minha sala, e de vez em quando entrou interferência de outros rádios. Não foram constantes, e com 16 canais fica fácil eliminar as interferências. 2-Não sei se aguenta quedas. 3-O sistema de fone é ruim, segundo os colegas do grupo. Não testei, pois não uso fones nos meus trabalhos.
Uma coisa eu tenho certeza, pelo que pude ver até agora.
Pior do que usar eles, é não ter o que usar!!!!
No mínimo, 2 vão andar na minha mochila.
Se não prestarem para o serviço, aviso aqui.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário: