sábado, 25 de março de 2023

MEI - Vamos ter que usar a plataforma da NFS-e Nacional.


ATENÇÃO: PRAZO PRORROGADO ATÉ O DIA 31/08/2023. 
Mas quem emitir NFS-e no Sistema Nacional antes de 01/09/2023, não deverá mais usar o sistema de NFS-e do Município.

Olá pessoal.
Essa postagem hoje vai para todos que são MEI (Micro Empreendedor Individual).
Independente de você fazer parte ou não do ramo de shows e eventos.
Eu tenho CNPJ faz um bom tempo.
Já fui ME (Micro Empresa) para poder fazer trabalhos de edição de áudio para a GM (Chevrolet), mas com o fim do trabalho, não era vantagem eu continuar como ME.
Fechei a empresa e abri um MEI para mim em 2016.
Fácil e rápido.
Agora recebi um aviso do meu portal de NFS-e da Prefeitura do Recife, informando que à partir de 03 de abril de 2023, a emissão da Nota Fiscal de Serviço pelo MEI só poderá ser feita na plataforma da NFS-e Nacional.
Aviso que recebi na plataforma de NFS-e do Recife. Clique na imagem para ampliar.
Conheço muita gente do ramo de shows e eventos que é MEI.
Por isso resolvi deixar umas dicas aqui no Blog para ajudar nessa mudança.
Passei o dia todo hoje resolvendo isso, e a próxima NF que eu for emitir, já vai ser na plataforma nacional.
Como fui atrás de informações para algumas dúvidas que apareceram durante o cadastro e configuração da minha conta na plataforma nacional, achei dois vídeos no YouTube que esclarecem tudo sobre o assunto.
Esses vídeos fazem parte do canal "Tenha Renda - O Canal do MEI".
Fiz quase tudo antes, lendo um documento em PDF onde tem o "passo-a-passo", mas ainda fiquei com algumas dúvidas, que foram sanadas quando eu vi os dois vídeos.
Nos vídeos é mais fácil entender tudo.
Vou colocar os dois vídeos aqui, e acredito que eles vão ajudar muito nessa migração.
Achei que essa migração era obrigatória para todos que são MEI, mas já vi uma informação num grupo de áudio (que não sei se é correta) dizendo que isso seria só para os municípios que quiserem aderir.
Portanto, como não tenho certeza se é para todo mundo, confirme isso na sua cidade, antes de fazer a migração.
Para Recife eu sei que é obrigatório.
Mário Jorge, técnico de Elba Ramalho, já me avisou hoje que a produção da artista já falou com ele sobre isso.
Então para quem é do Rio de Janeiro também vai ter que migrar. 
Como disse, vejam aí na sua região se também é obrigatório essa mudança.
Qualquer dúvida, entrem em contato, para ver se eu posso ajudar.
Na foto abaixo, as opções que escolhi para meu caso, colocando como FAVORITO 1 (Operador de Áudio).
E atenção para a pergunta do SIM ou NÃO, que é muito importante, mas Marlon explica no vídeo!
Mesmo assim, vou deixar registrado também isso aqui, pela importância dessa marcação.
Vamos ter sempre que marcar SIM, e na janela que abre, escolher a opção NÃO INCIDÊNCIA.
Se liguem!
Com certeza, o sistema de NFS-e da Prefeitura do Recife é bemmmmm melhor!
Fazer o que, né? Temos que migrar na marra!
Clique na imagem para ampliar.
Já deixei um texto na Descrição do Serviço, onde só faço editar na hora da nova emissão de NF, trocando os detalhes do show ou evento.
Na foto abaixo, os 4 favoritos que eu salvei, para usar de acordo com o serviço prestado.

Clique na imagem para ampliar.
Logicamente que, em cada opção dessas dos favoritos, as duas opções mostradas na foto anterior em vermelho, mudam.
Ok?
Não tem muito a ver uma edição de áudio em estúdio com operar o som de um show ao vivo, e muito menos em produzir uma exposição ou feira.
Tentei até usar a mesma opção de "Atividade Principal" que tem na minha plataforma da NFS-e do Recife no "Código de Tributação Nacional" no favorito 1, mas achei estranho que no APP do celular pedia informações extras quando eu tentava emitir uma NF.
Infelizmente, também não tem a opção "Técnico de Sonorização ou Iluminação", como eu usava na outra plataforma.
Paciência...
Vou aguardar uma atualização das opções de profissões.
Abaixo, os dois vídeos com as explicações de Marlon Sérgio.

Vídeo 01 - Como Cadastrar e Configurar no Sistema Nacional de NFS-e.

Vídeo 02 - Como Emitir Nota Fiscal no Sistema Nacional de NFS-e.
Valeu Marlon.
Suas explicações, com certeza, vão ajudar muita gente.
Um abraço a todos.

PS: Fui fazer um teste no APP do celular, mesmo já achando que só usaria numa emergência grande, que até hoje nunca passei por essa situação.
Pois bem...
Tava simulando uma emissão, nem coloquei o CNPJ do Tomador, só coloquei o valor, esperando abrir outras janelas para colocar o CNPJ do Tomador, escrever a Descrição do Serviço etc...
Apertei o botão emitir...
O aplicativo emitiu na hora a NF! Só com o valor!!
Já cancelei essa NF no sistema usando a web. 
Ahhhh!
Desinstalei o APP no celular!!! Quero não.
Vou deixar como era antes mesmo, só usando o sistema pela WEB com meu laptop.

PS2: Pessoal, o rolo está grande com essa NF pelo sistema Nacional!!!
Por isso, resolvi colocar essa nova observação.
Hoje é 05/09/2023, e muita coisa que falei nessa postagem não se consegue fazer mais no Sistema Nacional, como marcar o SIM na pergunta abaixo do Código de Tributação.
Você até marca, mas na hora de escolher o motivo, o sistema pede para o usuário mudar o código de tributação.
Algumas funções simplesmente sumiram no sistema Nacional. Muitas dúvidas sobre esse SIM e NÃO...
Então aconselho à se informar com algum amigo contador, ou no SEBRAE, ou com alguém da NFS-e Nacional.
É isso.

PS3: Postei novamente sobre o assunto no dia 11/09/2023, onde a dúvida do SIM ou NÃO é sanada. 

Nenhum comentário: