segunda-feira, 11 de setembro de 2023

NFS-e para MEI - Finalmente alguém explicou sobre o SIM ou NÃO!!!!!!!

Olá pessoal.
Finalmente achei uma informação na internet explicando uma das causas de maior dor de cabeça para quem é MEI e está obrigado a emitir as NFS-e pelo sistema Nacional.
A "turma" obrigou o MEI a usar o sistema nacional para emitir a NF, só que o sistema nacional não está preparado para receber o pessoal que é MEI!!!!!
Confusão grande!
E uma das grandes dúvidas que minha turma do áudio tem, e acredito que todos que são MEI também não sabem o que fazer, era o que marcar na opção SIM ou NÃO.
Antes eu até sabia.
Clique na imagem para ampliar.


Nesse vídeo que achei no YouTube, pois ainda estou correndo atrás para saber o jeito correto de emitir a NF, o rapaz explica com clareza sobres 10 tópicos, e no último fala sobre o SIM ou NÃO.
Postei aqui no Blog anteriormente dois vídeos bem legais mostrando como se cadastrar e como emitir a NF, mas aconteceram mudanças no sistema nacional, como o próprio Everton Lourenço explica quando vai comentar sobre o tópico 10.
E isso está causando a maior confusão!!!!!
Segue o vídeo, onde ele pode tirar várias dúvidas para quem é MEI.
A minha grande dúvida era sobre o SIM ou NÃO.

Agora vou tentar descobrir o que temos que colocar nas INFORMAÇÕES PARA ATIVIDADE DE EVENTO, que é obrigado informar onde tem o asterisco vermelho, e também é obrigatório informar a tal de Identificação.
Essa informação ainda não consegui obter!

Clique na imagem para ampliar.

Aí, tá todo mundo inventando algo para responder essas questões.
E eu vou ter que inventar meu jeito.
Quem souber a resposta, avisa aqui nos comentários.
Vou continuar procurando.
O que acho um absurdo!!!!
A Receita Federal deveria ter produzido um vídeo explicando como o MEI deveria emitir a NF (se é que eles sabem...).
Ou pelo menos poderiam criar um canal de fácil acesso para tirar todas as dúvidas do MEI (se é que eles sabem também tirar...).
Resumindo...
O sistema não foi feito para o MEI.
Tornaram obrigatório sem adaptar o sistema ao pessoal que é MEI.
Vamos tentando ajustar na marra mesmo... Fazer o que?
Espero que este texto e vídeo ajudem os milhares que estão com as mesmas dúvidas e dificuldades para emitir a NFS-e, que era tão fácil de fazer no sistema municipal.
Um abraço a todos.

PS: Me deram uma explicação aqui sobre a tal da Atividade do Evento...
Que ela está aparecendo porque eu estava escolhendo no Código de Tributação Nacional a opção 12.07.01 (Shows, ballet, danças, bailes, óperas, concertos, recitais, festivais e congêneres), e o sistema entende que eu estou produzindo algum desses eventos. Por causa disso, mudei minha escolha para o código 13.02.01 (Fonografia ou gravação de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congêneres). Feito isso, não aparece mais a pergunta sobre Atividade do Evento. 
Acho que resolvi meu problema.

Nenhum comentário: