domingo, 17 de outubro de 2010

M7CL V3 – Controles separados entre o laptop e a mesa.

Link Between The PC and Console (Channel Select e Sends On Fader). Olá pessoal. Este texto aqui é só para meus colegas operadores de áudio. Meus leitores leigos, por favor esqueçam este texto aqui porque vai ser totalmente técnico. Participei recentemente de uma discussão no fórum do Gigplace sobre um suposto BUG (defeito) no editor da mesa M7CL (Versão 3). Meu colega Heavy, que é o atual operador da banda NX Zero, levantou um tema no fórum achando que o editor novo da mesa M7CL estava com problemas, mas na realidade era uma nova opção que o pessoal da Yamaha tinha adicionado à versão 3. Normalmente quando o laptop está conectado com a(s) mesa(s) da Yamaha, ele é simplesmente uma extensão da mesa. Quando selecionamos um canal na mesa, esta seleção aparece no editor. E vice-versa. Quando selecionamos algum canal no laptop, esta seleção aparece na mesa. Na versão 3 da M7CL podemos separar estes controles!!!! Ou seja... Posso (no laptop) equalizar e mandar o canal 10 para o auxiliar 2, enquanto outra pessoa (na mesa) equaliza e manda o canal 32 para a via 5. Não dava para fazer isso antigamente nas mesas da Yamaha. Só na DM2000 tem uma opção parecida no System Setup, mas eu nunca testei para ver se faz a mesma coisa. Vou fazer uns testes com a DM2000 dos meus amigos da PA Áudio para tirar esta dúvida. Vou colar aqui os textos do fórum do Gigplace para explicar esta nova opção na M7CL (V3). Estou com preguiça de escrever. Seguem os textos: _______________________

Bug no Editor da M7 v3

Heavy (NX Zero):

Gentes, eu verifiquei um bug no software da v3 da M7: Eu costumo manter o Editor aberto durante meu trabalho, para agilizar a performance. Costumo deixar a tela "selected channel" na tela do micro e nunca tive problemas. Mas... Ao selecionar um canal na mesa, o software deveria seguir esta seleção. E não está rolando. Ela somente muda se eu selecionar um canal pelo próprio software. Alguém mais teve este problema??? Na 5D funciona normalmente, e nas versões anteriores da M7 também rola bonito.

Titio:

Oi Heavy. Não sei se é isso, mas... Quando vamos lincar o laptop com a mesa (M7CL v3), tem uma opção de deixar este link separado!!! Ou seja, você pode selecionar um canal na mesa e mexer, enquanto outra pessoa seleciona outro canal no laptop e mexe também ao mesmo tempo. Comprei um roteador wireless para mim e quando fui testar, usando a versão 3 da M7CL, notei que tinha esta opção (que não existia antes) quando estava fazendo o sincronismo da mesa com meu laptop. Extraordiária a opção. Testei na hora isso. Enquanto na mesa estava selecionado o canal 01, eu no laptop selecionei outro canal e equalizei. Na mesa continuava o canal 01 selecionado. Perfeito! Veja se não é isso, ok? Um abraço.

Heavy:

Titio, o homem que sabe de montão!!!! Boa dica!!! Muito boa meeeesmo. Tecnologia é isso aí: um vacilo e a casa cai!! hahahahahahahaa Obrigado. Vou testar neste FDS e depois eu posto o resultado. obrigado, e aquele abraço

Titio:

Olá Heavy. Tem muitos aqui no Gigplace que realmente sabem muiiiiiito. Eu não sou um deles. Por coincidência me lembrei deste detalhe que aconteceu recentemente quando eu estava testando meu roteador. Fui ver onde tem a opção e é no System Setup do Studio Manager. Tem lá: Link Between The PC and Console (Channel Select e Sends On Fader). Só não lembro se você pode ficar ativando e desativando esta opção durante o show. Faz este teste e me diz, ok? Um abraço.

Heavy:

É isso aí, gente!!!! Funcionou que é uma maravilha!!!! obrigado, Titio.

Bruno (Jota Quest):

Olá Titio, Outro dia precisei usar esta opção, mas não achei. Estou com SM e Editor 5D na ultima atualização. Tem sim a opção "window control from console" mas não funcionou comigo. Alguma dica? Abs

Titio:

Oi Bruno. Faz tempo que não me conecto com a PM5D. Esta opção "Link Between The PC and Console (Channel Select e Sends On Fader)" só vi no editor da M7CL Versão 3. Só na versão 3, viu? Se eu não me engano, não tem esta opção nos editores das outras mesas. Não confudir com "window control from console", que é outra coisa. Aqui você não consegue "deslincar" o Channel Select e o Sends On Fader entre o laptop e mesa. Não custava nada a Yamaha colocar esta opção em todos o editores, não é mesmo? Um abraço.

Titio:

Complementado... Mário Jorge me falou que tinha esta facilidade também na DM2000.

Teoricamente, se a gente deixar desmarcados todos os quadrinhos no Channel Select e Layer Select, conseguiríamos ter o mesmo resultado da M7CL V3? Vou testar isso na PA Áudio, mas se tiver alguém aqui que já testou e sabe o resultado, avisa. Um abraço.

_______________________ Tenho certeza que este texto vai ajudar muita gente.

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: