sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SESI Bonecos do Mundo em Belém – Aqui o trabalho começou mais cedo.

Olá Pessoal. A grande diferença em Belém foi que lá era SESI Bonecos “do Mundo” e não “do Brasil”. Quando é SESI Bonecos do Mundo, existem apresentações em um teatro antes do evento ao ar livre. Lá foram três dias de apresentações. Todas as companhias que se apresentam nestes três dias no teatro, se apresentam também na praça. E se eu não me engano todas eram de fora do Brasil. As apresentações foram na terça, quarta e quinta-feira. O equipamento de som não era da Bizasom, era alugado. O sistema de caixas do PA era da D.A.S., e a mesa era a digital 01V96 da Yamaha. Diferentemente do que acontece na praça, onde usamos geradores e a luz e o som são ligados em geradores diferentes, no teatro era tudo ligado na mesma rede elétrica. Por causa disso, tivemos problemas de ruídos no som causados pela iluminação. O ruído aparecia quando a luz da platéia era acionada. O lugar onde ficava a mesa de som e a de luz era uma sala que ficava no alto e no fundo do teatro. Para chegar nesta sala, eu tinha que sair pela porta da frente do teatro, andar uns trinta metros para subir uma escada e retornar estes trinta metros, pois a sala era em cima da entrada do teatro. Era uma ginástica! Tentei sincronizar meu laptop com a 01V96 e não consegui. Como não tinha muito tempo para ver isso, porque tinha que passar o som, não fui atrás para descobrir onde estava o erro. Já testei hoje aqui em Recife na empresa de som de meus amigos com uma DM2000, que usa também a porta USB para a conexão com o laptop e deu tudo certo. Eita! Apareceu mais um áudio de GM para fazer aqui. Amanhã continuo esta conversa (que era pra ser curta!). Testando a conexão do meu laptop com a mesa DM2000 via USB. xxxxxxxxx O teatro ficava na região portuária. Bonito o lugar. Ficava perto do mercado “Ver o Peso”. Foi tudo tranquilo nas apresentações no teatro. Como falei acima, só era muito chato chegar na cabine onde estavam os controles de som e luz. A operadora de uma companhia estrangeira me perguntou se não tinha como retirar as reflexões (ecos) que ela estava escutando, e eu falei que ainda não apareceu um gênio para criar um equipamento que fizesse este milagre! Tive duas surpresas no teatro. Duas companhias que eu não conhecia e que me chamaram a atenção. A primeira foi um casal italiano chamado Girovago & Rondella. Fiquei impressionado com a habilidade dos dois. Eles colocam duas pernas, dois braços e uma cabeça numa das mãos e dão vida a um boneco e uma boneca. Os movimentos são perfeitos, fazendo parecer que o boneco tem vida mesmo. Mais detalhes sobre os dois neste link: http://www.girovagoerondella.it/index.php?option=content&pcontent=1&task=view&id=28&Itemid=82 Baixem o vídeo que tem no começo da página para vocês terem idéia do que falo. É para ser visto no Real Player. A outra surpresa boa foi o espanhol Jordi Bertran, que me mostrou pela primeira vez um (ou uma?) marionete fazendo bolhas de sabão melhor do que eu. Para ver um pouco do trabalho de Bertran, vá neste link: http://www.youtube.com/watch?v=SgQqGKICGLU Por causa dos trabalhos no teatro, não participei da montagem dos equipamentos na praça. Quando cheguei na sexta-feira ao local, tudo já estava ligado. Só fiz testar. Tirando umas chuvas doidas que caem lá em Belém, o resto foi tranquilo. No primeiro dia achei até que nem iria acontecer o evento porque caiu um “pé d’água” que não achava que iria parar nem tão cedo! Mas parou, e o evento aconteceu. Como muita coisa dos cenários das companhias é feito com materiais leves, muito vento pode fazer com que não se consiga fazer as apresentações, pois tudo sai voando! O espaço também é ao ar livre e a chuva atrapalha muito também. Outro detalhe que saiu um pouco dos padrões das apresentações no SESI Bonecos, foi o espetáculo Pequeno Cidadão, projeto de Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra. Tinha uma banda completa no palco, com bateria, baixo, guitarras, teclados, vocais. Passando o som do espetáculo Pequeno Cidadão. Não deu tempo de sair para almoçar. Mas eles trouxeram UM técnico para fazer o trabalho. Por causa disso, a produção alugou mais duas mesas de som e equipamentos para o palco, como monitores e amplificadores, pois não viajamos com equipamentos para um show normal com banda. A mesa que uso lá na frente daria tranquilamente para fazer o show, mas decidimos que seria melhor ter outra mesa só para o show. Inclusive a mesa alugada era a mesma que eu uso no evento, a digital M7CL da Yamaha. A outra mesa alugada foi para fazer o monitor da banda no palco. Notaram que nunca mais falei sobre meu lado pessoal? Estou me coçando aqui... Mas vou resistir! Dei uma olhada nas fotos mais uma vez aqui, e não me lembro de mais nada que poderia comentar. Este foi o SESI Bonecos em Belém. Um abraço a todos.

Um comentário:

Alessandra Nogueira disse...

Mas eu gosto qd vc fala do seu lado pessoal... :(