quarta-feira, 31 de maio de 2023

Sade (Live Bring Me Home) - Um audiovisual de extremo bom gosto.

Olá pessoal.
Duas semanas atrás, exatamente no dia 18/05, encontrei esse show no YouTube.
Gosto muito de Sade Adu, conhecida pela maioria por Sade, uma cantora britânica que nasceu na Nigéria.
Fez muito sucesso nos anos 80, principalmente com a música Smooth Operator, mas sempre levei o som dela comigo, seja no HD externo, pendrive, e agora no Deezer.
Suas músicas sempre tocaram na Over Point da minha época.
Acredito que nesse dia 18 eu fui procurar algo dela no YouTube para acompanhar meu vinho Chileno.
Não conhecia esse show de 2011 (12 anos atrás!!), que foi gravado no Citizens Bank Arena, em Ontario (Califórnia).
Preparei os petiscos, enchi a taça, liguei minha caixinha Flip 4 da JBL na TV, e fui ver o show.
Excelente surpresa!!!
O show tem duas horas de duração, mas de tão bem feito, o tempo passa rápido.
Sempre com meu foco no SOM, fui me deliciando com o show.
A caixinha Flip da JBL, para mim, é uma grande opção para quem quer ouvir bem um som de um show ou filme.
A minha é a 4, mas acho que já está na 6.
Muito pequena, por isso muito fácil de transportar em viagens.
Ela é estéreo e tem entrada auxiliar, que é por onde ligo o som da TV, para não ter atraso entre som e imagem com uma ligação Bluetooth.
Potência sonora muito boa para o tamanho, perfeita para meu apartamento de 64 metros quadrados, ou qualquer quarto de hotel.
E qualidade sonora excelente, sem exageros em determinadas frequências.
Ótimo custo/benefício.
Normalmente não tenho o mesmo interesse pela imagem como tenho pelo som, por razões óbvias, mas...
Já no começo do show, comecei a prestar mais atenção nas imagens.
Palco absurdamente "clean" (limpo), e não lembro de ter visto um posicionamento dos músicos como o que feito nesse show. Como entram e como saem.
Chama a atenção!
E foi aí que o show ganhou mais beleza!
O som estava maravilhoso, mas as imagens também estavam.
Como gosto muito da cantora e de suas músicas, isso ajuda ainda mais numa avaliação positiva.
E ainda tinha o vinho para ajudar a amolecer uma opinião mais desfavorável! (Risos)
Embriagado (em todos os sentidos) pelo que eu estava vendo, comecei a mandar mensagens, indicando o show para colegas e amigos da profissão, principalmente iluminadores, porque achei a luz sensacional.
A primeira turma que me veio à cabeça foi o Estesia, aqui de Recife, que faz essa ligação forte entre som, luz e imagens nos shows que fazem.
Já operei o som de alguns desses shows, por isso a certeza dessa interatividade.
No dia, não pensei em falar desse show aqui no Blog, principalmente por achar que a garrafa de vinho pudesse ter interferido na minha avaliação.
E deixei o assunto de lado, porque também não tive nenhum retorno dos iluminadores, produtores e cantores que eu pedi para ver o show.
Vai ver foi a garrafa de vinho que amoleceu demais minha percepção, né?!
Mas...
Ontem eu recebo a mensagem de Carlos Filho, vocalista do Estesia, elogiando o show.
Ahhh. Se Carlinhos elogiou o show, é porque eu estava certo mesmo!
Já é um excelente aval para a minha opinião!
Ele é muito detalhista, perfeccionista, e de um gosto musical apurado e requintado.
Mesmo assim, resolvi ver novamente o show ontem, depois da nossa troca de mensagens.
E sem colocar uma gota de álcool na boca, só água.
Não teve jeito...
Continuei com a mesma opinião!
Todas as fotos vendo o show na sala são de ontem, logicamente.
Não tem garrafa de vinho na mesinha. Notaram? (Risos)
Por causa dessa força de ontem do cantor, escrevo esse texto hoje, indicando esse belo trabalho audiovisual, que eu já deveria ter indicado no dia após eu ter visto.
Não posso também deixar de comentar que o diretor do vídeo teve uma importância enorme para o excelente resultado final do produto.
No meu ponto de vista, ele conseguiu filmar e montar o vídeo com maestria, e conseguiu deixar o telespectador dentro do show, como se estivesse lá na Arena.
Mesmo que você nunca ouviu falar de Sade, e nunca ouviu uma música dela (o que acho pouco provável), veja esse show pensando num trabalho audiovisual.
Muito provavelmente, acredito eu, você deve achar que, pelo menos, é um trabalho charmoso, elegante, e de muito bom gosto.
Foi isso que senti nas duas horas de show!
Quem quiser ver esse show no YouTube, clique AQUI.
Um abraço a todos.

PS: Também não me recordo de já ter visto um artista reverenciar seus músicos como Sade fez nesse show!

Nenhum comentário: